Uma das verduras de folhas mais utilizadas por quem busca alimentação de rualidade é a rúcula. A rúcula é muito nutritiva e opção para receitas leves e saladas.
Assim como outras hortaliças, é totalmente possível cultivar rúcula em casa. No entanto, será necessário manter os cuidados necessários.
A rúcula é rica em vitaminas A e C e ainda possui grande concentração de compostos fenólicos, tais como a luteína e zeaxantina. Esses compostos possuem ações antioxidantes e anti-inflamatórias.
A rúcula possui minerais como potássio, cálcio, fósforo, magnésio e vitamina K. Com essas propriedades, fica provado que se trata de um alimento que não pode faltar em nossa mesa.
Para quem dispõe de espaço no quintal uma dica é criar sua pequena horta e cultivar seus legumes e verduras. A rúcula exige alguns cuidados, tais como uma boa drenagem do solo e adubo de qualidade.
Como na maioria das verduras de folhas, a rúcula se dá bem com adubo orgânico, invista em um solo rico em nutrientes orgânicos para o bom desenvolvimento.
Outro fator muito importante no plantio da rúcula é evitar que ela tome muito sol, se adapta melhor em lugar mais frio. Se sua região é quente, existe uma forma de resolver isso.
Para causar um ensombreamento utilize uma tela escura com entrada para ventilação, geralmente encontradas em casas rurais e de jardinagem.
A rúcula não exige muita água, mas deve ser regada regulamente. Deve-se evitar o encharcamento do solo. É necessário se preocupar com a drenagem. A colheita ocorre entre 30 e 40 dias.
O espaçamento entre um pé de rúcula e o outro precisa ser de aproximadamente 25 centímetros. O solo não pode ser encharcado, mas é necessário mantê-lo sempre úmido.
A profundidade do solo precisa ser em torno de 0,5 centímetros para plantar as sementes. Além disso, após brotar as sementes, não jogue água diretamente nas folhas da rúcula, mas ao redor.