O tipo e a quantidade de podas dependem da classe da rosa e da época de floração.
Todas as rosas podem ser podadas de acordo com as regras gerais de poda, embora classificações diferentes exijam técnicas diferentes.
A poda torna-se menos dura à medida que nos aproximamos das espécies de rosas.
Para a melhor floração e saúde das plantas, os chás híbridos têm a particularidade de necessitar da poda mais rigorosa.
A poda também pode ser pensada como o processo de realizar muitas atividades usando alguns conceitos de senso comum.
Todas as rosas devem ser podadas de acordo com os seguintes princípios básicos: • Use ferramentas afiadas e imaculadas.
Faça um corte de 45 graus aproximadamente um quarto de polegada acima do lado externo do botão.
Remova completamente todas as bengalas mortas ou moribundas; eles devem se afastar do botão. Essas bengalas podem ser reconhecidas por sua aparência enrugada, marrom-escura ou preta.
Se as brocas da cana forem um problema, recomenda-se vedar as extremidades dos cortes para impedir que entrem.
A cola branca é eficaz. Livre-se de quaisquer bengalas fracas e frágeis com um diâmetro inferior a um lápis.
Um guia passo a passo para a poda de rosas
Aqui estão algumas diretrizes simples para aparar rosas enormes como Grandifloras e Hybrid Teas.
As mesmas ideias valem para o corte de floribundas e miniaturas, com algumas modificações indicadas no final.
Planeje bem suas operações de poda
A maioria dos cultivadores de rosas começa o processo de poda no topo, inclinando-se sobre suas rosas e cortando com tesouras de poda como se fossem barbeiros aparando seus cabelos.
Apare as rosas Isso não é apenas uma perda de tempo, mas também potencialmente prejudicial. A poda é feita para identificar as hastes fortes e saudáveis que promoverão o crescimento do próximo ano.
Corte se estiver muito velho para ser cortado
Encontre as bengalas mais recentes. Eles são os mais ecológicos. Em seguida, observe as bengalas mais antigas.
Você pode não ter muitos sabugueiros se o seu arbusto for jovem – digamos, de dois a três anos.) Eles são angulares e cinza, assim como os indivíduos.
Corte-o se estiver no caminho
A planta perfeita cresce a partir do centro e tem espaço para um maior desenvolvimento.
Quaisquer bengalas que cruzem diretamente pelo meio devem ser identificadas e removidas com sua tesoura de podar ou serra de poda rente à união dos botões ou, na maioria das vezes, rente à cana da qual eles escolheram crescer da maneira incorreta.
Identifique também quaisquer bastões que estejam muito amontoados. Você pode usar um pedaço de caule de planta que foi aparado para separá-los se não estiverem muito próximos.
A altura é tão fácil de lembrar quanto 1-2-3
Na literatura sobre rosas, há muita discussão sobre os benefícios relativos da poda severa versus suave. A maioria dos que preferem a poda severa são de regiões que precisam dela.
Suas flores receberam proteção no inverno. Isso faz sentido porque longas hastes de rosa morrerão devido ao frio.
Este botão é para você, para tudo que você faz
Se você tiver muita sorte, haverá uma bengala de rosa voltada para fora exatamente na metade do caminho (ou no meio do caminho, dependendo se você já se levantou).
Olho de botão No ponto onde uma bengala e um folíolo de cinco se encontram, você pode encontrar os olhos do botão. Além disso, eles crescerão do que parece ser uma faixa estendida na bengala.
Às vezes são evidentes, outras vezes menos. Deve haver vários, com o que está voltado para fora sendo o mais popular.
Deixe a área limpa e arrumada
Todas as bengalas, caules, folhas e outros detritos que você produziu devem ser coletados, ensacados e descartados. Puxe as ervas daninhas ao redor da área enquanto estiver fazendo isso.
Remova todas as folhas secas e mortas e pétalas de flores da área ao redor do arbusto. Nesta substância, todas as questões de pragas e fungos do ano anterior aguardam as novas floradas.
Além disso, pule a compostagem. As bengalas de rosas são difíceis de compostar, pois não se decompõem muito rapidamente, e os esporos, ovos e outros detritos na bagunça parecem se sair muito bem.
Como uma rosa de casa deve ser podada?
Não hesite em dar uma boa poda à planta no outono, depois que ela florescer. O corte anual manterá a saúde das flores e estimulará um forte desenvolvimento.
Ao podar, sempre corte em um ângulo de 45° e 1/4 de polegada acima da axila da folha. Use tesouras limpas.
Como as rosas devem ser podadas?
Para dar à planta a forma que você deseja, pode qualquer novo crescimento. Faça incisões precisas 1/4 de polegada acima de um botão que esteja voltado para o exterior da planta em um ângulo de 45 graus.
Conclusão
Para rosas floribunda, as diretrizes acima mencionadas também são verdadeiras; no entanto, o segredo é podar com mais delicadeza e não se estressar em deixar hastes finas.
As diretrizes também se aplicam frequentemente a rosas em miniatura, embora porque elas normalmente estão crescendo.
Você pode deixar muito mais bastões se eles tiverem suas próprias raízes. A poda cuidadosa pode ser cansativa em ambas as situações, portanto, alguns jardineiros optam por cortar apenas o terço superior da roseira com tesouras de poda como um arbusto e ainda assim obter resultados satisfatórios.