Pular para o conteúdo

Quando e como podar camélias

    Levante a mão se você já negligenciou a poda de suas plantas antes.

    Minha mão está levantada, caso você esteja se perguntando. É uma daquelas coisas que podem facilmente fugir de você.

    Se você esquecer de regar, suas plantas lhe dirão rapidamente que estão chateadas. Mas a poda pode ser negligenciada por muito tempo antes que os jardineiros percebam, pelo menos em alguns casos.

    Um close-up da imagem vertical de um arbusto de camélia com flores rosa quente crescendo no jardim. Na parte superior e inferior do quadro, há texto impresso em verde e branco.

    Criamos links para fornecedores para ajudá-lo a encontrar produtos relevantes. Se você comprar em um de nossos links, podemos ganhar uma comissão.

    Isso é especialmente verdadeiro para as camélias, que podem passar anos e anos sem aparar e ainda podem parecer totalmente boas.

    Muitas cultivares mantêm uma aparência bastante densa e limpa sem qualquer intervenção nossa.

    Mas a poda é essencial para manter as camélias saudáveis ​​e estimular a floração prolífica.

    A diferença entre uma planta sufocada em flores coloridas e uma que é apenas monótona geralmente é o resultado da poda.

    A seguir, falaremos sobre quando, por que e como aparar suas camélias. Aqui está o que observar:

    Algumas pessoas adoram sair e aparar suas plantas e outras odeiam.

    Eu caio no antigo acampamento simplesmente porque gosto das tarefas de jardinagem que me dão resultados instantâneos.

    Mas se você não adora o processo, lembre-se de que será recompensado com uma planta mais saudável e uma exibição mais bonita no próximo ano.

    Tem essas ferramentas prontas? Aqui vamos nós!

    Quando podar camélias

    A poda é mais sobre quando não fazer isso em vez de quando para faça isso quando se trata de camélias.

    O que você não quer é começar a fazer cortes enquanto os botões estão se formando ou você não terá flores naquele ano.

    Uma imagem horizontal próxima de botões de flores em um arbusto de camélia, crescendo no jardim retratado em um fundo de foco suave.
    Foto de Kristine Lofgren.

    Dependendo do tipo, a maioria das camélias começa a brotar no final do verão e início do outono.

    O momento mais seguro para podar é logo após todas as flores terem murchado.

    Lembre-se de que, se você tiver que cortar a planta severamente, poderá não ter muitas flores no ano seguinte, mas é necessário para sua saúde a longo prazo.

    Você será recompensado com mais flores do que nunca nos próximos anos depois disso.

    Uma imagem horizontal aproximada de um jardineiro à esquerda da moldura aparando ramos de um arbusto no jardim.
    Foto de Kristine Lofgren.

    Se você vir um galho que parece doente, quebrado ou fortemente infestado de pragas, sinta-se à vontade para removê-lo em qualquer época do ano.

    Além disso, você só precisa podar a cada poucos anos, em vez de fazê-lo anualmente.

    Razões para podar

    A poda não é apenas para deixar sua planta bonita, embora isso faça parte. Você também deve podar para remover galhos doentes ou infestados, ou galhos que estão mortos ou moribundos.

    Uma imagem horizontal aproximada de duas mãos da esquerda do quadro usando um par de podadores para aparar galhos doentes de um arbusto de camélia.
    Foto de Kristine Lofgren.

    Além do mais, você deseja podar para revigorar o crescimento e conter quaisquer arbustos que tenham crescido demais. Além disso, o corte permite que mais luz entre no interior do arbusto.

    A cada corte que você faz, você estimula a ramificação e o novo crescimento, o que significa mais flores e folhagens por vir.

    Como podar suas plantas

    O primeiro passo é certificar-se de que você está começando com ferramentas limpas e afiadas. Pode ser necessário usar tesouras de podar, tesouras de poda, tesouras e serras, dependendo do tamanho da planta.

    Agora, comece a cortar. Remova todos os galhos que se destacam do resto da planta.

    Você pode cortá-los de acordo com o restante do crescimento ou removê-los completamente. Remova qualquer crescimento desgrenhado ou feio. Qualquer atrito ou cruzamento de galhos também deve ser removido.

    Se você tem uma parte da planta que parece fina, corte alguns galhos em um terço ou mais até um ponto bem na frente de uma folha para estimular a ramificação.

    Como alternativa, você pode podar o crescimento mais recente de volta ao ponto em que o crescimento do ano anterior para para estimular a ramificação.

    Um close-up da imagem horizontal de uma mão à direita do quadro usando um par de podadores para aparar o novo crescimento de um arbusto de camélia.
    Foto de Kristine Lofgren.

    Para reduzir o tamanho de um arbusto, vá devagar e faça isso ao longo de vários anos. No primeiro ano, corte o arbusto na altura desejada.

    No próximo ano, reduza qualquer novo crescimento a essa altura para produzir ramificações. No terceiro ano, modele o arbusto para que fique mais esteticamente agradável.

    Para criar uma árvore, corte todos os galhos do terço inferior, mas deixe o restante da planta intacto. No segundo ano, modele a coroa.

    Sempre corte os galhos alinhados com o tronco ao removê-los completamente. Você não quer deixar um toco.

    Uma imagem horizontal aproximada de duas mãos na parte inferior esquerda do quadro podando um arbusto de camélia sob o sol forte.
    Foto de Kristine Lofgren.

    Corte os galhos que você está aparando parcialmente na frente de um botão de folha. É aí que um novo crescimento surgirá.

    A poda mantém suas camélias em boa forma

    Apesar do fato de que as camélias não são plantas de alta manutenção, elas precisam de alguns cuidados para ter a melhor aparência.

    Uma imagem horizontal aproximada de um jardineiro à direita do quadro segurando um par de podadores aparando um arbusto de camélia retratado na luz do sol.
    Foto de Kristine Lofgren.

    Não é incomum que as plantas sejam infestadas por pragas, escala em particular, se você negligenciar a poda.

    E aquelas plantas que você admirou com as exibições grandes e cheias? Você pode apostar que eles foram cuidadosamente aparados a cada poucos anos.

    Então, o que está acontecendo com suas plantas? O que o trouxe a este guia? Você herdou alguns no quintal de uma nova casa que comprou, como eu fiz?

    Talvez você tenha plantado alguns arbustos novos e queira saber como mantê-los em forma? Compartilhe sua experiência na seção de comentários abaixo.