Quais são os diferentes tipos de Aloe?
Quantos tipos diferentes de aloe você consegue nomear de cabeça?
Provavelmente não muitos, se sua experiência com essas amadas suculentas for comparável à da maioria dos jardineiros.

Criamos links para fornecedores para ajudá-lo a encontrar produtos relevantes. Se você comprar em um de nossos links, podemos ganhar uma comissão .
Aloe barbadensis , também conhecida como aloe vera , é a primeira escolha no cultivo doméstico e a variedade mais conhecida.
Mas adivinhe – existem centenas de espécies e ainda mais cultivares e híbridos.
Não poderíamos cobrir todas as mais de 400 espécies aqui e, honestamente, muitas delas não são adições adequadas à casa ou paisagem média.
Em vez disso, falaremos sobre os diferentes grupos nos quais a maioria dos tipos de aloe pode ser categorizada, com base em suas características, hábitos de crescimento e tamanho e forma esperados na maturidade.
Você também notará alguma sobreposição ocasional entre eles.
Vamos começar – aqui está o que vem pela frente:
Quais são os diferentes tipos de Aloe?
Variações básicas de Aloe
Em vez de escolher a versão mais popular dessas suculentas disponíveis em todos os centros de jardinagem, agite as coisas em seu jardim interno ou externo, se as condições locais de cultivo permitirem.

Características bem conhecidas das espécies mais populares levaram a um equívoco comum de que todas essas suculentas são espécimes compactos e dignos de plantas domésticas, mas não é assim.
Algumas espécies podem crescer bastante, atingindo grandes alturas ou espalhando-se por amplos espaços em forma de árvore ou arbusto.
Como a floração não é típica em ambientes fechados, muitos jardineiros também não estão familiarizados com a capacidade do aloe de produzir cachos de flores coloridas em cachos cônicos ou cilíndricos.

Pode levar alguns anos para que as plantas amadureçam e comecem a florescer, mas se você estiver em um local onde o plantio ao ar livre é uma possibilidade, você deve considerar o tipo de flores que pode esperar para enfeitar sua paisagem.
A maioria aparece em tons de vermelho, laranja ou amarelo, enquanto algumas cultivares e híbridos apresentam flores em tons de rosa, coral ou branco.

E, ao contrário das variedades verdes que costumam ser tão fáceis de encontrar nos centros de jardinagem, a cor e a sombra da folhagem também podem variar de um tipo para outro.
Junto com as versões verde sólido ou salpicado, você pode encontrar espécies e cultivares com tons de vermelho, roxo, amarelo ou azul.
Também é importante notar que alguma reclassificação ocorreu entre o gênero nos últimos anos, resultando em algumas variedades populares conhecidas comumente como aloés sendo movidas para outros gêneros.
Abordaremos algumas dessas mudanças adiante.
Vamos dividir essas categorias e dar uma olhada em algumas maneiras básicas de classificá-las ao identificar essas plantas.
Tipos Resistentes ao Frio
Quase todos os aloés têm características semelhantes, pois produzem folhas carnudas e suculentas com margens dentadas.
Muitas são adequadas apenas para cultivo ao ar livre em climas quentes e áridos e um grande número de espécies é endêmica de regiões desérticas do continente africano.
Babosa , agave , pera espinhosa e muitas outras variedades de suculentas e cactos amplamente conhecidos geralmente preferem o calor seco.
No entanto, existem algumas opções para plantar ao ar livre em zonas mais frias, como aquelas onde as baixas temperaturas sazonais caem entre cerca de 20 e 50 ° F.

Esses tipos são resistentes em regiões mais frias como as de seus ambientes nativos, como picos frios de montanhas, onde mais umidade ambiente é comum.
A folhagem mais espessa do aloe de folhas curtas, A. brevifolia , por exemplo, é tolerante a temperaturas frias.
Sua forma de roseta visualmente cativante e tamanho compacto tornam esta espécie uma bela adição a um jardim de pedras ou plantação suculenta em massa em regiões onde as temperaturas de inverno permanecem bastante amenas.
Observe, no entanto, que esta espécie tende a enviar filhotes nas proximidades, criando uma densa moita de plantas.

A. striata , ou aloe coral, também é considerada um tipo resistente ao frio, mas também pode ser incluída entre os tipos compactos e coloridos que abordaremos abaixo.
Isso o torna uma ótima escolha se você estiver procurando por um tamanho pequeno e apropriado para o recipiente, tolerância a temperaturas frias, pouco ou nenhum dente marginal e cor brilhante, tudo em um.
Tipos compactos
Os espécimes compactos podem ser um pouco mais familiares para os amantes de plantas domésticas e jardineiros amadores, mas é importante observar que um hábito de crescimento compacto não significa necessariamente que essas variedades sempre precisarão de uma pequena quantidade de espaço .
Mesmo que cada planta individual possa ser pequena quando madura, elas tendem a se espalhar à medida que enviam mudas e filhotes.

Os espécimes jovens podem ser enganosos e podem provar rapidamente que precisam de mais espaço do que o inicialmente previsto.
Um desses espécimes, A. distans , ou o aloe joia, é um sprawler tão prolífico que pode ser considerado uma cobertura do solo quando plantado em massa.
Cada planta atinge apenas cerca de três a seis polegadas de altura em altura total, mas elas podem preencher o espaço rapidamente.
Outro tipo de baixo crescimento, A. polyphylla , ou aloe vera em espiral, atinge no máximo 30 centímetros de altura e 60 centímetros de diâmetro. Este tipo forma uma roseta azul-esverdeada espetacular, bem agrupada.

Se você é um fã de formas geométricas marcantes na natureza, às vezes chamadas de “geometria sagrada”, este é um espécime a considerar.
‘Minnie Belle’, criada por Ed Hummel e batizada com o nome de sua esposa, também permanece compacta em tamanho.
Esta variedade, com suas folhas grossas e triangulares e textura pontiaguda, cresce até 15 polegadas ou menos na maturidade.
Variações de cores
Embora as mudanças de cor nessas suculentas possam ser uma indicação de estresse e problemas de saúde, algumas cores mais incomuns são simplesmente parte de sua coloração cotidiana.
Tons de roxo, vermelho e azul às vezes aparecem em espécimes normais e saudáveis, enquanto outros foram criados especificamente para aprimorar esses tons.
Tons vermelhos ou roxos são aparentes em várias espécies e cultivares. A. cameronii , ou aloe vera estrela do mar, exibe um tom vermelho brilhante a profundo juntamente com um padrão de crescimento distinto.
Suas folhas tendem a chorar ou enrolar, dando a aparência de uma estrela do mar atolada em uma praia rochosa.
O híbrido ‘Crosby’s Prolific’ produz folhas curtas e eretas que têm um tom verde profundo, mas quando expostas à luz solar intensa por um longo período de tempo, elas mudam para um tom rosa profundo e delicioso.

Pôr-do-sol ( A. dorotheae) , entulho ou mitra ( A. perfoliata) e polvo rastejante ( A. vanbalenii) aloe podem fazer adições surpreendentes e inesperadas à paisagem ou a recipientes colocados em um local ensolarado dentro de casa.
Observe, no entanto, que muita sombra ou pouca luz pode resultar em folhas verdes.
Sua coloração vermelha e laranja brilhante chama a atenção, enquanto sua forma um tanto estranha torna essas espécies verdadeiras peças de conversa.
Como parte de um xeriscape , misturados com outros espécimes coloridos ou agrupados com cores mais opacas, eles adicionam um interesse fácil de cuidar.
‘Christmas Carol’ também pode assumir um tom vermelho ao longo de suas folhas carnudas, complementando suas margens tipicamente dentadas avermelhadas.
Essa cultivar é uma escolha muito popular por seu tamanho compacto e lindas folhas salpicadas – você pode aprender mais sobre ela em nosso guia completo .
‘Purple Haze’ foi criado para coloração roxa escura, por isso, embora permaneça compacto em apenas 12 polegadas ou mais na maturidade, ele chamará a atenção em um recipiente em uma janela ensolarada.
Os híbridos ‘Walmsley’s Blue’ e ‘Blue Elf’ foram criados com coloração azul. Ambas também produzem flores de laranjeira que contrastam notavelmente com sua folhagem azul-acinzentada.

Os tons de amarelo, dourado ou laranja exibidos por A. nobilis , o aloe com dentes de ouro, são uma adição marcante para a casa como um vaso de plantas.
O aloe variegado com dentes de ouro ( A. nobilis var. variegata ) tem folhas grossas e um hábito compacto, atingindo apenas cerca de um pé de altura na maturidade.
Ele exibe os mesmos tons de ouro a laranja de seu antepassado, mas com a adição de amarelo pálido a listras creme ao longo de suas folhas.
Tipos divagantes ou semelhantes a arbustos
Lembra daqueles espécimes maiores que mencionei antes? Alguns têm um hábito semelhante a um arbusto, como A. arborescens , também conhecido como tocha, krantz ou candelabro aloe.
Esta suculenta popular de muitos apelidos é uma maravilha estruturalmente marcante, frequentemente incorporada em xeriscapes e jardins de pedras arenosas, e amada por suas lindas flores de laranja brilhante.
Também é resistente ao frio até cerca de 20 ° F, por isso pode ser plantado ao ar livre em regiões onde as temperaturas de inverno não caem muito abaixo de zero.

Torch aloe tende a formar uma massa de plantas, cada uma enviando um racemo agrupado ao mesmo tempo – daí a referência a um candelabro.
Um dos meus favoritos é Kumara plicatilis , anteriormente A. plicatilis . Também conhecido como fan aloe, suas folhas planas em forma de leque são produzidas sobre troncos lisos, cinza e ramificados.
Suas folhas são verde-azuladas, em camadas e com 12 polegadas de comprimento, curvando-se na vertical para formar os impressionantes leques de jade. Essas belezas atingem cerca de um metro e oitenta de altura na maturidade, em condições ideais.
Talvez uma das espécies mais peculiares e exclusivas disponíveis seja a variedade de escalada anteriormente conhecida como A. ciliaris , recentemente reclassificada como Aloiampelos Ciiliaris .
Este sujeito estranho produz um novo crescimento em um padrão vertical em caules semi-lenhosos.

Ele permanece compacto como um espécime jovem, muitas vezes se assemelhando a uma versão imaculada de A. barbadensis , tornando-o adequado para o cultivo em recipientes.
Mas com o tempo, à medida que amadurece, você pode estar competindo com um crescimento explosivo e desconexo.
Em condições ideais, esta espécie pode atingir mais de 3 metros de altura em ambientes fechados ou incríveis 30 metros ao ar livre!
Tipos de árvore
Embora menos conhecidas, algumas espécies podem crescer em proporções gigantescas, como os tipos de árvores – sim, aloe é uma coisa.
Espécies como A. africana , que atinge alturas de até 10 pés, e A. excelsa , também conhecida como aloe do Zimbábue, que pode se elevar sobre o jardim a enormes 18 pés na maturidade, são difíceis ou impossíveis de incluir em muitos ambientes por causa de sua tamanho.

Alguns tipos de árvores podem enganar um pouco quando são jovens.
Espécies como A. marlothii , ou aloe da montanha, podem parecer compactas em seus estágios juvenis, mas, à medida que crescem, formam um caule semelhante a um tronco que eleva as copas frondosas de 3 a 4,5 metros de altura.
À medida que as folhas morrem, elas permanecem presas ao caule, criando uma saia distinta.
Os tipos de árvores vêm principalmente do sul e leste da África, mas alguns, como A. castellorum , são endêmicos de regiões da península arábica.
Como tal, muitos deles preferem as condições áridas que você pode esperar, embora também existam espécies que toleram temperaturas mais baixas com mais umidade.

A maioria dos tipos de árvores forma uma única coluna ou tronco central que às vezes se ramifica à medida que o espécime amadurece.
No topo de cada tronco ou galho, folhas pontiagudas brotam no típico padrão de roseta. O resultado é algo que você pode esperar ver um personagem do Dr. Seuss aparecer inesperadamente.
Híbridos Gasteria e Haworthia
Devido aos resultados surpreendentes que podem ser alcançados cruzando aloés com membros de outros gêneros suculentos relacionados, como Gasteria e Haworthia , é comum encontrar híbridos no mercado com uma combinação destes como espécies parentais.
Aloés híbridos criados com espécies de Gasteria são freqüentemente descritos usando o portmanteau Gasteraloe.
Os membros do gênero Gasteria tendem a ter folhas curtas e grossas, enquanto os híbridos de Haworthia exibem padrões interessantes, como manchas e listras, e têm folhas mais planas.
Ambos são adequados para o cultivo interno, pois toleram condições de pouca luz e tendem a permanecer mais compactos em tamanho do que o aloe.
Os híbridos de Gasteraloe exibem novos recursos, como novas texturas, formas e tamanhos de folhas, ou cores e padrões diferentes dos normalmente disponíveis em plantas de espécies retas de qualquer um desses grupos.
Alguns híbridos exibem flores de cores claras. Ao contrário do laranja, vermelho e amarelo que você geralmente vê entre as plantas de aloe, você pode esperar rosa ou branco.
O híbrido ‘Twilight Zone’ é um exemplo popular, um cruzamento de A. haworthioides e G. carinata .
‘Doran Black’ é outra cultivar híbrida comum no cultivo que exibe características que podem dificultar a identificação de sua linhagem de aloe.
Criadores nos Estados Unidos cruzam plantas desses gêneros há décadas, e há algumas ofertas em cultivo disponíveis para compra.
Uma Variedade Surpreendente de Aloe Abounds
Tudo bem, seja honesto – o quanto eu contribuí para o seu hábito de acumular plantas?
Existem tantos tipos maravilhosos, atraentes e únicos para cultivar em casa, especialmente para aqueles em Zonas apropriadas com espaço ao ar livre!
Que tipo de aloe você está cultivando? Conte-nos sobre isso na seção de comentários abaixo! Também adoraríamos responder a quaisquer perguntas que você possa ter.