Principais plataformas de experiência digital para demonstração em 2023
Correndo o risco de afirmar o óbvio, os clientes esperam um atendimento de primeira classe. Por que mencioná-lo? Porque em 2023, será uma das suas maiores expectativas.
Proporcionar uma experiência impecável ao cliente já é um desafio. Adicione a isso a necessidade de estar ativo em vários canais online e, de repente, a tarefa já desafiadora se tornou muito mais difícil.
Veja bem, hoje em dia os consumidores esperam a mesma experiência, seja navegando na web por meio de seu desktop ou navegando em um site de mídia social por meio de um smartphone. Uma solução possível é adicionar uma plataforma de experiência digital à sua pilha de tecnologia. Basicamente, isso tornará muito mais fácil gerenciar os diferentes pontos de contato.
Se tudo é novidade para você, aqui está uma rápida olhada no que é uma plataforma de experiência digital, por que vale a pena investir e quais plataformas testar.
Principais plataformas de experiência digital para demonstração em 2023:
O que é uma plataforma de experiência digital?
Resumindo, uma plataforma de experiência digital (também conhecida como DXP) é uma solução de software que ajuda você a criar uma experiência digital de primeira classe que os usuários podem desfrutar em todos os diferentes pontos de contato, como o site da sua empresa e a página comercial oficial do Facebook. No entanto, não deve ser confundido com um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS).
Os sistemas de gerenciamento de conteúdo geralmente se concentram mais em sites, seja simplesmente um blog ou um site com funcionalidade de comércio eletrônico. Por outro lado, um DXP funciona em todos os canais digitais. Vamos chamar uma pá de pá, em comparação com um CMS, um DXP oferece mais funcionalidade.
Ao usar uma plataforma de experiência digital, você terá acesso a ferramentas e insights detalhados que tornam muito mais fácil não apenas gerenciar a experiência digital, mas também otimizá-la. Por exemplo, munido de uma melhor compreensão de quem são seus usuários, você pode fazer alterações em sua estratégia de conteúdo. Dessa forma, o conteúdo que você acaba produzindo será mais relevante para seus usuários reais.
Além de melhorar a experiência dos clientes, também pode ajudar sua empresa a acelerar seus processos por meio da digitalização das operações.
Três vantagens oferecidas pelos DXPs
Conforme abordado brevemente na seção anterior, os DXPs trazem benefícios para sua empresa e seus clientes. Veja como:
Melhor personalização
Se você é um leitor regular do Influencer Marketing Hub ou de qualquer blog decente sobre marketing, sabe que a personalização é fundamental. De nutrição de leads mais forte a maior fidelidade do cliente, apenas personalizando seu site , você já pode colher muitas recompensas. Com a ajuda de um DXP sólido, fica muito mais fácil criar conteúdo personalizado, não apenas para os sites da sua empresa, mas para todos os seus canais (o que nos leva ao próximo benefício).
Simplifica campanhas multicanal
Embora seu site continue sendo uma ferramenta crítica, você precisará de mais do que isso para expandir seus negócios. O desafio, porém, é implementar suas campanhas de marketing em vários canais. Com a ajuda de um DXP, fica muito mais fácil criar e manter uma presença online em diferentes canais.
Além disso, você não precisa se preocupar se sua marca não será retratada de forma consistente. Como ajuda no gerenciamento de conteúdo, é muito mais fácil para sua equipe de marketing garantir que elementos críticos, como tons e esquemas de cores, sejam usados corretamente em diferentes canais.
Decisões mais precisas
Ferramentas de software e agências de marketing gostam de usar a frase “tomada de decisão baseada em dados”. Tornou-se uma espécie de chavão clichê. No entanto, com o DXP certo em sua pilha de tecnologia, isso realmente se torna o caso.
Um DXP sólido será capaz de rastrear os principais KPIs automaticamente. Armado com esses dados, você poderá acessar os dados do cliente que podem fornecer uma visão muito melhor da jornada do cliente. Além disso, suas diferentes equipes também poderão coordenar seus dados com mais eficiência em tempo real.
Principais plataformas de experiência digital para demonstração:
Com a confiança de nomes como Crayola, J. Crew e Johnson & Johnson, a Acquia é uma empresa de experiência digital de código aberto que foi construída sobre o Drupal, um CMS gratuito e de código aberto. Ele oferece uma arquitetura flexível que permite usar uma estrutura comum para criar aplicativos de clientes e funcionários e montar experiências digitais.
É um exemplo de um DXP aberto. O que isto significa é que combina produtos de vários fornecedores. Essa é uma ótima abordagem a ser adotada se você valoriza a flexibilidade. Além disso, a comunidade é bastante ativa, o que significa que novas funcionalidades são introduzidas regularmente e os bugs são resolvidos rapidamente.
Foi incluída no Quadrante Mágico do Gartner para Plataformas de Experiência Digital como uma das líderes neste nicho. Da análise à personalização e ao gerenciamento da jornada do cliente, ele possui amplos recursos e é uma escolha popular entre as marcas B2C, B2B e B2E (business-to-employee).
Planos e preços: para obter mais informações sobre o custo, entre em contato diretamente com a Acquia.
Embora a Adobe não precise de introdução, você pode não estar familiarizado com o Adobe Experience Manager. Ele mescla o gerenciamento de ativos digitais (DAM) com um sistema de gerenciamento de conteúdo para ajudá-lo a gerenciar todo o seu conteúdo e ativos digitais. Embora seja usado principalmente por empresas B2C, algumas empresas que operam no espaço B2B também encontraram um bom uso para ele.
É um dos líderes nesta categoria de produto. Por cinco anos consecutivos, foi identificada como uma das líderes no Quadrante Mágico do Gartner 2022 para Plataformas de Experiência Digital.
Além de seus recursos de gerenciamento de conteúdo e gerenciamento de ativos digitais, ele também inclui inscrição e formulários digitais e um serviço de nuvem. Com os formulários do Adobe Experience Manager, não apenas é fácil criar formulários responsivos, mas também é simples assinar eletronicamente. O que torna esse recurso aparentemente simples tão útil é que ele permite que você crie uma jornada perfeita para o cliente.
No entanto, tenha em mente que a curva de aprendizado pode ser bastante íngreme. Além disso, em comparação com outros produtos desta categoria, é considerado caro.
Os principais recursos incluem:
- Análise
- Personalização
- Gerenciamento de dados do cliente
- Gestão de campanhas multicanal
Planos e preços: De acordo com o site deles, eles oferecem dois pacotes. O plano Departamental destina-se a equipas que procuram agilizar a colaboração. O plano Enterprise destina-se a fluxos de trabalho em toda a empresa. Para obter mais detalhes sobre seus planos e assinaturas, você precisará contatá-los diretamente preenchendo um formulário online.
A plataforma premiada da Liferay permite que você crie experiências B2B, B2C e B2E. Eles oferecem uma variedade de soluções, como portais de autoatendimento para clientes e intranets modernas, que podem ajudar a resolver desafios digitais muito complicados.
No que diz respeito especificamente ao seu DXP, inclui todas as ferramentas que você precisa para gerenciar seu conteúdo. Dessa forma, você pode controlar quem vê o quê. Também facilita muito o compartilhamento de conhecimento entre diferentes departamentos da sua empresa. Você pode armazenar todos os seus ativos digitais em um local central.
Se você tiver várias integrações, o Gartner lista o Liferay como uma das melhores soluções. O desenvolvimento de aplicativos e a extensibilidade do Liferay são dois dos pontos fortes de destaque.
Os principais serviços e recursos incluem:
- Uma arquitetura flexível que facilita a introdução rápida de soluções digitais
- APIs abertas
- Um forte sistema de gerenciamento de conteúdo
- Gerenciamento de identidade e ferramentas de segurança confiáveis
Planos e preços: Liferay oferece uma avaliação gratuita de 30 dias. Para obter mais informações sobre os preços posteriormente, você precisará entrar em contato com a equipe de vendas.
A Sitecore oferece uma plataforma de experiência digital combinável de ponta a ponta que ajuda seus usuários a consolidar dados, comércio, experiências e conteúdo.
Com a confiança de milhares de marcas que incluem várias marcas globais conhecidas como PUMA, Canon e United Airlines, sua plataforma melhora as interações em todos os pontos de contato. Junto com a Acquia, os analistas identificaram sua plataforma como uma das líderes por nove anos consecutivos.
A variedade de ferramentas do Sitecore pode ajudar em várias tarefas como:
- Personalização e testes
- automação de marketing
- Dados do cliente e gestão de encomendas
- Gerenciamento de ativos digitais
- Vitrines e marketplaces
Em suma, é uma ótima escolha se você deseja se concentrar mais na experiência do cliente. De acordo com o Gartner, as empresas com necessidades avançadas de marketing digital geralmente recorrem ao Sitecore. Dito isso, quando se trata de gerenciamento de dados do cliente, você pode achar que falta em certas áreas.
Planos e preços: Para obter detalhes sobre seus planos e preços, você terá que entrar em contato diretamente com a Sitecore.
Fundada em 2004, Kentico é uma das plataformas mais antigas neste nicho. Embora já existam há quase duas décadas, sua plataforma é inovadora e flexível. De gerentes a profissionais de marketing, todos em sua equipe o considerarão valioso e as empresas que operam nos setores de governo, educação, manufatura, varejo e saúde ainda mais.
Mais de 35.000 sites estão rodando no Kentico e usando-o para unificar comércio, gerenciamento de conteúdo e marketing digital. Por exemplo, se você deseja se concentrar no gerenciamento de conteúdo, pode usá-lo para redirecionar o conteúdo em seu aplicativo móvel e campanhas de marketing. Isso não apenas economiza tempo, mas também garante que a marca seja consistente em todos os canais.
Para ajudá-lo no aspecto comercial, você pode implementar promoções baseadas em regras e catálogos de produtos para mencionar apenas dois usos. Como alternativa, se seus clientes ainda estiverem no topo do funil, você pode usar campanhas de gotejamento para nutrir seus leads.
Os principais recursos incluem:
- Um construtor de páginas de arrastar e soltar
- Formulários online inteligentes
- Segmentação de público
- teste A/B
Preço: Kentico oferece várias opções de preços e licenciamento. Os preços variam de cerca de US$ 11.000 a US$ 80.000 por ano, dependendo de suas necessidades.
A história da Magnolia começou no final dos anos 90, quando dois empreendedores de software decidiram criar um CMS flexível. Avance muitos, muitos anos e é uma das plataformas mais poderosas.
Como seria de esperar, se você está há tanto tempo no mercado, também tem a lista de clientes para mostrar. Incluídas na lista de clientes da Magnolia estão Toshiba, Tesco e Air Canada, para citar apenas algumas.
A plataforma deles consolida visualmente seu conteúdo, ativos, comércio, análises e fontes de dados personalizadas. Com a ajuda de ferramentas intuitivas, suas diferentes equipes podem oferecer experiências personalizadas e gerenciar tudo isso por meio de uma única plataforma.
De acordo com seu site, o que os diferencia de seus concorrentes é sua abordagem focada na solução. Eles trabalharão com você até encontrar a melhor solução. Se você tiver um projeto de nível empresarial, eles não hesitarão e terão os recursos, o suporte e uma forte rede de parceiros para ajudá-lo a ter sucesso.
Sua arquitetura headless aberta e flexível o torna uma ferramenta popular entre as marcas corporativas. É usado principalmente por organizações de médio a grande porte em vários verticais para aplicativos B2B e B2C.
Planos e preços: para obter informações mais detalhadas sobre seus preços, você pode solicitar uma demonstração pessoal.
Quando os fundadores da Zesty não conseguiram encontrar uma plataforma para ajudar suas equipes de marketing e TI a trabalhar juntas de forma integrada, eles decidiram criar a sua própria. Eles queriam encontrar uma plataforma que oferecesse intuitividade, agilidade, segurança e estabilidade. Os resultados — uma plataforma personalizável destinada a empresas que crescem rapidamente.
Com a ajuda de dados, integrações e testes, os usuários podem personalizar todos os vários pontos de contato. Os clientes não apenas se beneficiarão de experiências personalizadas, mas também ajudarão diferentes equipes a simplificar tarefas como criação de conteúdo e estratégias omnichannel.
Seja você um desenvolvedor que trabalha no setor financeiro ou um profissional de marketing que trabalha em publicação digital, vários setores e funções acharão o Zesty útil. Uma rápida olhada em sua lista de clientes lhe dará uma ideia melhor de quão flexível sua plataforma pode ser.
Os principais recursos incluem:
- Segurança de nível empresarial
- SEO automatizado
- Pré-visualizações ao vivo
Planos e preços: ao contrário da maioria das plataformas nesta categoria, o Zesty realmente tem uma forma de plano gratuito. Com seu plano comunitário gratuito, os usuários podem ter uma ideia e criar projetos pessoais. Para pequenas empresas, também oferece um plano muito acessível por apenas $ 99 por mês. Para necessidades mais avançadas, você está procurando algo entre US $ 500 e US $ 3.500 por mês.
O Salesforce dispensa apresentações. É um dos principais nomes da indústria de SaaS. Graças a aplicativos pré-criados, recursos de arrastar e soltar e ferramentas da web de baixo código, sua equipe pode criar rapidamente experiências digitais com o Salesforce Experience Cloud.
Aqui estão alguns exemplos de experiências digitais que você pode criar com o Salesforce:
- Portais de autoatendimento
- shows
- Microsites
- Páginas de destino
Ao usar o Salesforce, todas as experiências também serão totalmente responsivas e otimizadas para dispositivos móveis. Esse é um recurso importante, considerando que o uso de dispositivos móveis está aumentando cada vez mais. Outras maneiras de ajudar você a aumentar o engajamento no local é recompensando seus usuários mais ativos com crachás de perfil personalizados.
Se você já é um cliente Salesforce, pode fazer sentido verificar a Experience Cloud, que eles descrevem como o “tecido conectivo”. Dito isto, lembre-se de que é uma opção com preço premium. Portanto, se você não estiver usando o portfólio de produtos Salesforce, pode fazer mais sentido começar com outra coisa.
Planos e preços: o preço é baseado no preço do Salesforce CMS ou no tipo de experiência que você está criando. Cada um começa com um preço base e pode incluir economia extra, dependendo do número de usuários e das necessidades de sua empresa. Para obter informações mais detalhadas sobre os preços, você pode solicitar uma demonstração.
Como o nome sugere, o Optimizely é mais conhecido por seus recursos de otimização. De acordo com seu site, seu objetivo é tornar mais fácil para os usuários “desbloquear seu potencial digital”. Seu DXP oferece insights e ferramentas que profissionais de marketing e desenvolvedores precisam para criar e otimizar. Até o momento, eles ajudaram milhares de marcas, incluindo eBay, Mazda e Toyota, a fazer exatamente isso.
Com ele, você pode gerenciar todo o ciclo de vida do conteúdo. Facilita a simplificação do processo centralizando a criação de conteúdo, ao mesmo tempo em que permite à sua equipe a liberdade criativa necessária para o trabalho.
Quanto aos seus clientes, o Optimizely pode ajudá-lo a promover relacionamentos mais significativos, criando experiências hiperpersonalizadas. Além disso, graças aos insights e dados contextualizados, você pode prever o comportamento deles para ajudá-lo a melhorar essas experiências a cada vez.
Embora a Optimizely tenha sido identificada como uma das líderes em seu nicho, eles gostam de manter seus planos e preços diretos. Isso o torna uma opção atraente também para empresas de médio porte.
Os principais recursos incluem:
- teste A/B
- Segmentação de público sofisticada
- Calendário integrado para rastreamento de cronogramas
- Fluxo de trabalho de aprovação
Planos e preços: Optimizely oferece preços personalizados com base em seus requisitos específicos.
Encerrando as Coisas
Se você tem lutado para oferecer experiências digitais memoráveis para todo o seu público-alvo de forma consistente até agora, provavelmente ficará mais difícil, pelo menos se você quiser aumentar sua presença online. As expectativas dos usuários mudam continuamente. Para ser mais direto – suas necessidades se tornam mais exigentes.
A realidade é que você não conseguirá acompanhar as mudanças nas demandas e tendências sem a ajuda de alguma automação. Uma plataforma de experiência digital não é a solução de software mais barata, mas, considerando a funcionalidade que oferece, pode fazer sentido financeiramente para empresas maiores. Não apenas seus clientes se beneficiarão, mas também várias equipes diferentes em sua empresa. Basicamente, é uma ótima ferramenta para manter clientes e funcionários (as partes das quais sua empresa depende) satisfeitos.