As plantas de tomate são plantas perenes de vida longa. Eles não podem sobreviver ao inverno ao ar livre em climas frios porque não são tolerantes ao gelo. Por essa razão, muitos os jardineiros cultivam seus tomates como plantas anuais.
Como cultivar tomates como plantas perenes?
Para cultivar tomates como plantas perenes, você deve escolher um solo de pH neutro com um pH de 6,8. Ele ajudará na absorção eficiente de nutrientes por suas plantas de tomate, que requerem um fornecimento constante de nutrientes principais e secundários.
Um fertilizante de liberação contínua contendo cálcio é o ideal. Uma planta de tomate pode ser comprada e clonada como uma planta perene.
O pH do solo não deve ser inferior a 6,2 e superior a 6,8. Os tomates devem ser plantados de 15 a 20 centímetros de altura.
O tomate é uma cultura versátil que cresce bem em uma variedade de condições de solo. Uma única planta pode produzir um grande número de frutas em um curto espaço de tempo.
Uma única planta pode dar frutos em dois anos, mas um tomate perene é preferível a longo prazo.
Pode um pé de tomate continuar a dar frutos mesmo que tenha sido plantado por um ano?
Quando você considera que as plantas de tomate são tecnicamente videiras perenes, não parece tão rebuscado. A natureza não os programou para morrer após a colheita.
Muitos de nós vemos os tomates dessa maneira porque vivemos em climas onde os tomates podem sobreviver ao inverno.
Você pode cultivar novos tomates a partir das plantas do ano anterior se tiver um espírito aventureiro, um pouco de sorte e a capacidade de aumentar a estação de cultivo ou, em alguns casos, sua descrição de um tomate.
O que exatamente é uma planta perene?
As plantas perenes podem ser descritas como plantas que vivem por muitas estações de crescimento. A parte superior da planta geralmente morre durante a estação fria e cresce novamente na primavera seguinte a partir do mesmo sistema radicular. No entanto, existem algumas plantas perenes que mantêm suas folhas o ano todo.
Como resultado, as plantas perenes podem viver por um número indefinido de estações sem precisar ser cultivadas novamente. Isso nem sempre implica que a planta viverá indefinidamente. Em muitos casos, até que pragas, geadas ou doenças o matem.
Quais são as desvantagens de beliscar?
Plantas comprimidas produzem tomates maiores e produzem mais cedo, mas produzem menos tomates no total.
A poda excessiva pode resultar em queimadura solar, que é uma mancha amarela queimada pelo sol que eventualmente forma bolhas. Plantas não podadas produzem cerca de duas vezes mais frutas que plantas podadas, mas as frutas demoram mais para amadurecer.
A poda também influencia no sabor. Quanto mais folhagem uma planta tiver, mais fotossíntese ocorre, resultando em mais açúcares na fruta.
O crescimento excessivo da folhagem sombreia a fruta e a isola do calor do verão, fazendo com que amadureça mais lentamente e melhorando seu sabor.
Conclusão
O tomate é uma fruta perene tropical da América do Sul e Central. Eles podem ser cultivados como plantas anuais em jardins de verão nos Estados Unidos, mas não suportam as geadas do outono.
Cultive-os como plantas perenes em climas do sul livres de gelo, dentro de casa ou em estufas, embora nem sempre produzam frutos.