[ad_1]
As panquecas fáceis sem glúten são leves, fofas e feitas com alimentos básicos para geladeira e despensa em minutos. Conheça sua nova mistura de panqueca sem glúten!
De alguma forma, mergulhei fundo no #dinerTok no TikTok, onde me vejo assistindo os cozinheiros do café da manhã virarem tudo, desde panquecas cravejadas de mirtilo a uma massa de ovos superfáceis com o movimento de um pulso em enormes grelhas pretas.
É estranhamente satisfatório?
Enquanto observo aquelas panquecas douradas perfeitas sendo viradas e jogadas, inevitavelmente começo a desejar algumas para mim. Felizmente, panquecas sem glúten são fáceis de preparar em casa – não é necessário restaurante.
Ainda assim, mostrarei como obter aquele top marrom dourado estilo lanchonete!
Veja como fazê-los!
As panquecas fáceis sem glúten fazem jus ao nome e são uma maneira totalmente aconchegante de começar o dia ou dar as boas-vindas ao fim de semana. Na verdade, eu os preparo muito para meus filhos como BFD (café da manhã para o jantar). A cara deles quando digo que panquecas sem glúten estão no cardápio do jantar em vez de espaguete?
IMPAGÁVEL!
Não deixe que o rótulo sem glúten o derrube – estamos falando de panquecas altas com uma textura fofa que são perfeitas para empilhar alto e depois cobrir com manteiga, xarope de bordo real ou xarope de manteiga e noz-pecã caseiro.
Assim como a coisa “real”.
Com o que são feitas as panquecas sem glúten?
Minha receita fácil de panqueca sem glúten é feita com alimentos básicos para geladeira e despensa, incluindo uma mistura de farinha sem glúten “medida por medida”. A massa é misturada em minutos e, após um breve descanso, está pronta para cozinhar, virar e regar com xarope de bordo – woo!
Aqui está o que você precisa:
- Mistura de farinha sem glúten: Isso pode ser chamado de “1 para 1”, “medida por medida” ou mistura de farinha sem glúten “para todos os fins”, o que significa que pode ser trocado em quantidades iguais por farinha de uso geral em uma receita. Mais sobre isso abaixo!
- Açúcar granulado: Apenas um pouco levemente adoça a massa.
- Fermento em pó: Ajuda nossas panquecas sem glúten a ficarem leves e fofas. Certifique-se de que o fermento em pó esteja fresco antes de cozinhar.
- Sal: Apenas uma pitada para equilibrar a doçura das coberturas de açúcar e panqueca.
- Leite: Eu uso leite de amêndoa sem açúcar, mas você pode usar o que tiver à mão para beber. O leite de vaca vai dourar melhor, mas qualquer leite vegetal e sem laticínios, como leite de aveia, leite de soja, etc., funcionará.
- Ovo: Eu testei esta receita com substituto de ovo em pó e um ovo de linhaça, e as panquecas saem um pouco pegajosas. Dito isso, ainda pode funcionar como panqueca sem ovos, se você não se importar com uma textura ligeiramente diferente em comparação com as panquecas comuns.
- Manteiga: A manteiga derretida ou a manteiga vegana derretida ajudam a dar ao exterior das panquecas aquele brilho dourado irresistível.
- Extrato de baunilha: Adiciona uma pitada de sabor aconchegante.
Melhor farinha sem glúten para panquecas
Como mencionei, esta receita usa uma mistura de farinha sem glúten que já contém um aglutinante como a goma xantana.
Se você tem uma mistura de farinha de fermento em mãos que adora e usa regularmente, provavelmente funcionará nesta receita – não é exigente! Mais uma vez, apenas certifique-se de que tenha um fichário. Esta receita não funciona com farinhas sem glúten, como farinha de amêndoa, farinha de arroz, farinha de aveia ou farinha de coco.
Aqui estão as duas farinhas que costumo usar para fazer panquecas sem glúten:
Como obter panquecas sem glúten estilo lanchonete
Panquecas são ótimas para cozinhar em uma chapa elétrica plana ou grelha – eu geralmente opto por isso quando estou fazendo panquecas do tamanho de um dólar de prata para meus filhos, que eu pego com uma colher de biscoito, já que posso cozinhar um monte de cada vez – mas para obter aquele topo marrom dourado exclusivo, estilo lanchonete, para suas panquecas, cozinhe-as uma ou duas de cada vez em uma frigideira pré-aquecida frigideira de ferro fundido em fogo médio/médio-baixo.
Pincele o fundo da frigideira quente com manteiga ou pulverize com spray antiaderente, coloque 1/4 de xícara de massa no fundo e cozinhe até que a parte superior e as laterais da panqueca formem pequenas bolhas que estouram. Use uma espátula para espiar o fundo da panqueca para garantir que esteja dourado, depois vire e cozinhe até que o fundo fique dourado, mais 2 minutos ou mais.
Parece bobagem – mas fazer panquecas sem glúten lindas e perfeitamente douradas é uma coisa linda!
Dicas para panquecas sem glúten PERFEITAS
Como eu disse, as panquecas são tão simples quanto parecem, mas aqui estão minhas melhores dicas para conseguir as melhores panquecas sem glúten:
- Deixe a massa descansar. Os assados sem glúten podem ocasionalmente sair arenosos se a farinha não tiver a chance de se hidratar adequadamente primeiro. Dito isso, deixe a massa descansar por 5 a 10 minutos após misturar antes de cozinhar.
- Pré-aqueça corretamente. Certifique-se de que sua superfície de cozimento – seja uma frigideira de ferro fundido ou chapa elétrica – esteja totalmente pré-aquecida. Eu gosto de manter o calor sob minha frigideira de ferro fundido em torno de médio-baixo porque ele retém o calor muito bem, enquanto eu mando a temperatura em minha chapa elétrica para cerca de 375 graus.
- Sirva imediatamente. Panquecas sem glúten são melhor servidas logo após o cozimento, pois podem afundar um pouco e ficar mastigáveis quando esfriam. Dito isso, eles PODEM ser mantidos aquecidos no forno e/ou congelados. Veja abaixo!
Mistura para panqueca sem glúten
É difícil negar que ter uma caixa ou saco de mistura para panqueca sem glúten à mão na despensa é bastante conveniente. Boas notícias: você pode multiplicar a receita de mistura seca de panqueca sem glúten e armazená-la para uso posterior!
Adicione os ingredientes secos em saquinhos de plástico individuais para manter à mão para o seu próximo café da manhã ou brunch com panquecas. Ou multiplique os ingredientes secos por 2, 3 ou 4 (ou mais!) e guarde em um recipiente hermético. Combine 1 xícara + 3 colheres de sopa de mistura seca com os ingredientes úmidos listados para criar um lote de panquecas sem glúten. Adicione mais leite conforme necessário se a massa estiver um pouco grossa.
Tudo bem, mal posso esperar para você provar o que considero a melhor receita de panqueca sem glúten, então vamos começar!
Como fazer panquecas fáceis sem glúten
Comece misturando os ingredientes secos. Em uma tigela média, adicione a mistura de farinha sem glúten, o açúcar, o fermento e o sal e bata para combinar.
Em uma tigela menor, adicione o leite, o ovo, a manteiga derretida e a baunilha e bata para combinar.
Despeje os ingredientes molhados nos ingredientes secos e bata para combinar. Deixe a massa descansar por 5 a 10 minutos enquanto a frigideira pré-aquece. Mais uma vez, estamos indo para médio-médio-baixo se estiver usando uma frigideira de ferro fundido, ou médio-médio-alto se estiver usando uma chapa elétrica.
Pulverize a superfície de cozimento com spray antiaderente ou pincele com manteiga derretida e coloque 1/4 de xícara de massa de panqueca no fundo. Deixe a panqueca descansar até que pequenas bolhas se formem na parte superior e nas laterais da panqueca e estourem.
Verifique o fundo da panqueca para garantir que esteja dourado e então…
VIRAR! Tão lindo, né!?
Cozinhe até que o segundo lado esteja dourado e sirva imediatamente.
Variações de panqueca sem glúten
Meus filhos imploram para adicionar mini gotas de chocolate às suas panquecas sem glúten – dito isso, esta receita resiste bem a adições e as coberturas são obrigatórias. Aqui estão algumas ideias:
- Mixagens padrão. Panquecas com gotas de chocolate e panquecas de mirtilo são sempre as melhores em minha casa. Adoramos Enjoy Life Mini Chips e mirtilos frescos, respectivamente!
- Seja criativo. Envie-se de férias, mesmo que apenas em sua mente, adicionando manga em cubos e coco ralado em cima de suas panquecas. Faça panquecas de outono aconchegantes com maçãs picadas e canela.
- Vá saudável. Iogurte grego e mel, ou manteiga natural de nozes e uma variedade de frutas frescas, são coberturas saborosas que contêm proteínas.
- Vá decadente. Camada de suas panquecas com chantilly, bananas fatiadas e nozes tostadas para um café da manhã exagerado.
- Vá caseiro. Você não viveu até experimentar meu xarope caseiro de manteiga e noz-pecã. Mudança de vida, estou te dizendo!
Como manter as panquecas sem glúten quentes
Se você quiser manter um lote de panquecas sem glúten quentes, coloque-as em uma assadeira forrada com papel manteiga no forno ajustado para “aquecimento”, geralmente 100-200 graus, por não mais que 20 minutos. Eles podem secar e afundar se deixados por mais tempo.
Essa receita pode ser congelada?
Assim como as panquecas comuns, as panquecas sem glúten são fantásticas para congelar. Mais uma vez, coloque-os em uma assadeira forrada de pergaminho e congele no freezer. Transfira as panquecas congeladas para um saco de freezer onde elas ficarão bem por até 2 meses.
Reaqueça congelado no micro-ondas com 50% de potência ou coloque na torradeira para aquecer!
Pancake Syrup vs Maple Syrup
Por fim, peço que regue suas panquecas leves e fofas sem glúten com xarope de bordo puro versus xarope de panqueca.
- Xarope de bordo puro é mais prontamente disponível e econômico do que nunca. Kirkland (Costco) tem xarope de bordo puro incrível por ~ $ 10 / jarro. Na verdade, prefiro o sabor em comparação com os xaropes de bordo mais sofisticados e caros!
- calda de panqueca é xarope de milho de cor marrom e água.
Dito isto, uma vez que você usa xarope de bordo puro, nunca mais vai voltar!
Mais receitas de café da manhã sem glúten
bônus de e-mail grátis
Jantar FÁCIL
5 dias de receitas simples, mas saborosas, que tiram o estresse da hora do jantar!
Panquecas perfeitas sem glúten
Descrição
As panquecas fáceis sem glúten são leves, fofas e feitas com alimentos básicos para geladeira e despensa em minutos. Conheça sua nova mistura de panqueca sem glúten!
Ingredientes
- 1 medida de xícara / mistura de farinha de cozimento sem glúten 1:1 (consulte as notas da marca recomendada)
- 2 colheres de sopa de açúcar granulado
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- pequena pitada de sal
- escassa 1 xícara de leite (qualquer tipo, eu uso leite de amêndoa sem açúcar)
- 1 ovo grande
- 2 colheres de sopa de manteiga derretida, mais para pincelar (opcional)
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
instruções
- Adicione a mistura de farinha sem glúten, açúcar, fermento em pó e sal a uma tigela de tamanho médio e bata para combinar. Adicione o leite, o ovo, a manteiga e o extrato de baunilha a uma tigela pequena e bata para combinar. Despeje os ingredientes úmidos nos ingredientes secos e bata até ficar homogêneo e deixe a massa descansar por 5 a 10 minutos.
- Enquanto a massa está descansando, pré-aqueça uma frigideira grande de ferro fundido em fogo médio-baixo ou uma chapa elétrica em fogo médio e, em seguida, pulverize com spray antiaderente OU pincele com manteiga derretida. Coloque 1/4 de xícara de massa na superfície quente e, quando muitas bolhas se formarem na parte superior e nas laterais das panquecas e estourarem, e o fundo da panqueca estiver dourado, vire e cozinhe até que o segundo lado da panqueca esteja dourado marrom.
- Sirva imediatamente ou coloque as panquecas em uma assadeira forrada com papel manteiga e mantenha quente no forno na configuração “aquecimento”, normalmente 100-200 graus, por não mais que 20 minutos.
- Congelar: Transfira as panquecas cozidas para uma grade de resfriamento para esfriar completamente, coloque em uma assadeira forrada com papel manteiga e congele. Transfira para um saco Ziplock e mantenha congelado por até 2 meses.
- Para reaquecer: Molhe uma toalha de papel e torça muito bem – ela deve estar quase úmida – coloque em cima das panquecas em um prato seguro para micro-ondas e reaqueça no micro-ondas a 50% da potência até aquecer. Ou toste em uma torradeira até aquecer.
Esta receita é cortesia de Iowa Girl Eats, http://iowagirleats.com.
Fotos de Ashley McLaughlin
[ad_2]
Source link