Pular para o conteúdo

Os muitos benefícios para a saúde da jardinagem

    A jardinagem é muito mais do que um hobby; Tem muitos vantagens bem documentadas que as pessoas iriam gostar. As pesquisas existentes sobre os benefícios da jardinagem para a saúde comprovam a conexão saudável entre jardinagem e bem-estar. A atividade física pode ajudá-lo a manter um peso e uma pressão arterial saudáveis, e simplesmente se envolver com a flora pode melhorar seu humor e saúde mental.

    Passar um tempo no jardim cuidando das plantas e cultivando sua própria comida pode ser uma atividade muito gratificante para todos, inclusive para pessoas com deficiência, idosos e crianças. Seja você um jardineiro casual ou um horticultor habilidoso, você pode colher os benefícios da jardinagem gastando tempo cavando na terra e cuidando de suas plantas.

    Aqui estão 15 razões pelas quais a jardinagem é boa para sua saúde.

    • Ajuda a Combater Doenças
      Um dos minerais que seu corpo necessita é a vitamina D, que é produzida por sua pele quando exposta ao sol. A vitamina D é necessária para centenas de funções corporais, incluindo saúde óssea e função do sistema imunológico, para citar alguns. Além disso, estudos indicaram que passar o tempo ao sol pode ajudar a reduzir o risco de vários tipos de câncer, doença de Alzheimer, diabetes e esclerose múltipla, entre outros.
    • Expõe você a boas bactérias
      Um benefício surpreendente da jardinagem para a sua saúde é que ela permite que você interaja com uma variedade de bactérias boas. Isso é conhecido como o hipótese de higiene. Estudos descobriram uma série de bactérias encontradas na sujeira do seu jardim que podem desencadear a liberação de serotonina, uma substância química do bem-estar que pode ajudar no tratamento dos sintomas da depressão. Também pode ajudar a fortalecer seu sistema imunológico.
    • Constrói força

    Jardinagem é uma forma de exercício. Exige movimentos precisos e consistentes, o que auxilia no desenvolvimento de força e destreza. Trabalhar em um jardim também envolve todos os principais grupos musculares do corpo. Os médicos até defendem a jardinagem como um exercício de reabilitação para pacientes com derrame, para melhorar sua amplitude de movimento e melhorar a função das mãos e pernas.

    Ajuntar e cortar grama são consideradas atividades leves a moderadas, enquanto cavar, escavar e cortar madeira se enquadram na categoria de exercícios pesados. Este fato não será surpresa para quem acordou dolorido de um dia de trabalho no jardim.

    • Queima uma grande quantidade de calorias
      Como exercício, jardinagem, até mesmo trabalhos leves no quintal, podem ajudá-lo a queimar até 330 calorias por hora. Uma pesquisa publicada no American Journal of Public Health há alguns anos descobriu que as pessoas que se envolveram em um programa de jardinagem comunitária tinha IMCs mais baixos do que seus vizinhos não participantes, indicando que você pode perder peso enquanto se diverte.
    • Reduz os Níveis de Pressão Arterial
      Qualquer pessoa com pressão alta corre um risco maior de ter um ataque cardíaco ou derrame. Um dos muitos efeitos positivos da jardinagem é que ela pode diminuir a pressão sanguínea sem o uso de remédios. Uma maneira de fazer isso é diminuindo automaticamente seus níveis de preocupação ou estresse enquanto você cuida de suas plantas. Segundo a pesquisa, adultos com mais de 60 anos que praticam jardinagem têm um risco 30% menor de sofrer um ataque cardíaco ou derrame do que aqueles da mesma faixa etária que não cultivam. Quanto mais tempo você dedicar a eles, melhor será sua saúde cardiovascular. À medida que a pressão arterial cai, a tensão nas artérias diminui.
    • Aliviar a Dor Crônica
      Para um grande número de pessoas que sofrem de dor crônica, o desconforto vem das articulações. Eles podem enrijecer, o que torna menos provável que as pessoas os movam, pois isso causa mais dor e o ciclo continua. A jardinagem pode ajudar com parte da rigidez que acompanha a dor crônica.

    Você pode começar pequeno por cultivando um pequeno jardim interno de ervas em sua casa e cuidando dela diariamente. Plantar, regar e cuidar das plantas o ajudará a mover as articulações, o que, por sua vez, ajuda a aliviar algumas das sensações que você está experimentando.

    A jardinagem reduz o estresse, ajudando você a dormir melhor

    Passar algumas horas fora de casa irá cansá-lo sem surpresa, o que é bom se você estiver tendo problemas para adormecer. A jardinagem oferece alívio do estresse e ajuda a limpar sua mente de todas as preocupações ou medos. O treino leve que você recebe ao capinar e cuidar do seu jardim pode fazer você se sentir exausto. Como resultado, você deve conseguir adormecer mais rápido, dormir mais e acordar revigorado e pronto para enfrentar o dia. Se você jardinar todos os dias, poderá notar uma melhora significativa na qualidade do sono.

    • Melhora a Memória
      De acordo com uma nova pesquisa, as atividades de jardinagem podem estimular a formação de nervos relacionados à memória no cérebro. As pessoas em tratamento de demência em uma instituição de internação na Coréia receberam tarefas de jardinagem de 20 minutos por pesquisadores coreanos. Pesquisadores identificados quantidades aumentadas de vários nervos cerebrais fatores de crescimento ligados à memória em homens e mulheres depois que os residentes lavraram e plantaram hortas. Um grupo separado de pesquisadores também descobriu o potencial da horticultura como um tratamento eficaz para pessoas com demência.
    • Melhora o humor

    As plantas podem desencadear emoções positivas e melhorar o seu humor

    Quando você dedica tempo para trabalhar em seu jardim, seus níveis de ansiedade podem diminuir e você pode se sentir mais calmo. Esses benefícios da jardinagem para a saúde mental foram investigados em um estudo que se estendeu por vários anos e incluiu pessoas com depressão que participaram de uma intervenção de jardinagem por 12 semanas. Os pesquisadores avaliaram muitos fatores de saúde mental antes e depois da intervenção. Isso inclui os sintomas de depressão dos participantes e descobriu que os sintomas de cada participante melhoraram significativamente. Estudos de acompanhamento com os sujeitos mostram que essas melhorias persistiram por meses após a conclusão da intervenção.

    • Reduz o Estresse
      Outra vantagem da jardinagem é que ela pode ajudá-lo a relaxar. Ele pode ajudá-lo a se recuperar de um incidente traumático e se recuperar. Em uma pesquisa, os participantes foram expostos a uma atividade estressante. Após isso, foram divididos em dois grupos: um para jardinagem e outro para leitura tranquila. Os pesquisadores então avaliaram os níveis de todos do hormônio do estresse, cortisol, e descobriram que o grupo de jardinagem se recuperou do estresse melhor do que o grupo de leitura.
    • Combate a Ansiedade
      Observar os efeitos graduais e não gerenciados da mudança climática está aumentando os níveis de estresse diário e instilando um forte sentimento de culpa em muitas pessoas. A eco ansiedade, como chamam os especialistas, é o sentimento de impotência ou falta de controle sobre a situação, especialmente de danos ambientais ou desastres ecológicos.

    As pessoas descobrem que adotar ações positivas, como fazer escolhas mais ecológicas, pode ajudá-las a combater os efeitos negativos da ansiedade ecológica. Você pode jardinar para ajudar o meio ambiente reduzindo as emissões de carbono. Passar mais tempo ao ar livre pode minimizar a ansiedade ecológica, criando uma boa conexão pessoal com o meio ambiente.

    • Ajuda na Recuperação de Dependências
      A terapia de horticultura tem sido praticada há anos, então não deveria ser uma surpresa que muitas clínicas de recuperação de dependentes incluam a jardinagem como parte de seu plano de tratamento. As plantas podem provocar emoções e sentimentos agradáveis ​​em pessoas que se recuperam do vício, tornando-as valiosas na terapia de reabilitação. Em um estudo, as pessoas em um programa de tratamento tiveram a oportunidade de participar de um processo de recuperação natural. Eles tiveram a opção de escolher a jardinagem ou a arte como terapia, e aqueles que escolheram a jardinagem tiveram uma maior taxa de conclusão do programa e relataram um melhor nível de prazer.
    • Melhora sua autoestima
      É fácil perder a confiança em meio ao seu estilo de vida agitado. Isso é especialmente verdadeiro se você nunca tentou algo novo antes e não tem certeza se terá sucesso. A jardinagem pode ser o reforço natural e imediato da autoestima de que você precisa. Você cultiva suas sementes, rega, remove ervas daninhas e fertiliza seu jardim e, em seguida, senta-se e observa-o florescer. É fantástico concluir novas tarefas, e os jardins oferecem muitas oportunidades para fazê-lo. Sua autoestima certamente melhorará à medida que mais plantas começarem a se desenvolver.
    • Ajuda você a comer melhor

    Cultivar legumes e frutas incentiva uma alimentação mais saudável

    Trabalhar em um terreno produtivo também pode promover uma alimentação melhor, fornecendo produtos frescos e saudáveis, e você não pode negar os benefícios de plantar seus próprios vegetais. A jardinagem encoraja as pessoas a desenvolver o hábito de longo prazo de comer uma variedade de frutas e vegetais. Você pode colher uma grande quantidade de produtos frescos. Você pode até encontrar novos vegetais que nunca provou antes e estará comendo alimentos que não foram tratados com pesticidas ou herbicidas. No clima certo, você pode cultivar e comer vegetais frescos e orgânicos e até mesmo frutas.

    • Cura e Empodera
      Cultivar seu próprio jardim tem sido um símbolo de reivindicação de espaço em um mundo que nem sempre atende às suas necessidades. Os jardineiros estavam simultaneamente melhorando seus resultados de saúde, lidando com a insegurança alimentar e promovendo um senso de comunidade ao cultivar terras negligenciadas e produzir fontes pessoais de alimentos. Se você está procurando uma maneira de combater a injustiça ou promover a sustentabilidade no sistema alimentar, comece com este simples ato – faça um esforço para cultivar sua própria comida.

    A jardinagem traz muitos benefícios para você e sua comunidade

    Simplificando, a jardinagem é boa para você e sua comunidade. A jardinagem encoraja você a sair, socializar com outros jardineiros e ser responsável por seus próprios exercícios, dieta e meio ambiente. Você também pode cultivar sentimentos de empoderamento, conexão e calma criativa por meio da jardinagem.