
Manter todas as áreas da vida em harmonia é difícil quando você é um estudante do ensino médio. O que você realmente precisa nessa situação é relaxar um pouco e criar um ambiente saudável em tudo, principalmente nos estudos. Quanto mais agradável for estudar, mais rápido seu dever de casa será feito e mais tempo sobrará para relaxamento e entretenimento.
Boas razões para configurar o espaço de trabalho certo em casa
- Produtividade e eficiência. Sob a condição de constante irritação e desconforto (sentado desconfortável, sol, etc.), bem como com um grande número de distrações, a produtividade de qualquer pessoa diminui. E a baixa produtividade costuma ser seguida de baixo desempenho acadêmico.
- Armazenar. No caos de um espaço de trabalho ou estudo desorganizado, documentos importantes podem ser perdidos ou destruídos. Ou muito mais tempo é gasto procurando por eles do que quando tudo está em seu lugar e claramente organizado.
- Confiança e tranquilidade. Estar em um ambiente confortável e organizado pode reduzir o estresse e aumentar a motivação para estudar.
- Organização. Também pode ajudar a criar uma rotina e um cronograma para estudar, permitindo um uso mais eficiente do tempo.
Etapas para criar um ambiente de aprendizado produtivo
Escritores especialistas em serviço de escrita de papel de enfermagem sugira as seguintes etapas para criar um ambiente de aprendizado produtivo para se preparar para o sucesso.
Adicionar uma rotina
Por mais estranho que pareça, mas a rotina é a base para um aprendizado bem-sucedido. Não, não se trata de transformar o processo de aprendizado de emocionante em monótono e chato. Então, o que significa “rotina”?
Os biorritmos de todos são diferentes. Alguns de nós são cotovias, mais produtivos na primeira metade do dia. Outros, ao contrário, balançam muito e acordam apenas à noite. Analise a atividade do seu corpo e escolha a hora do estudo, quando a cabeça e o corpo trabalham em uníssono. Atenha-se ao horário escolhido todos os dias. Seu cérebro se acostumará com esse horário e, às 17h (por exemplo), ele entrará automaticamente no modo “Estudo”.
Outras tarefas diárias também devem se tornar rotina. Tente comer ao mesmo tempo, assim como ir para a cama e acordar. O corpo humano gosta de previsibilidade e de todos os tipos de horários. Seu bem-estar melhorará drasticamente.
Escolha um lugar
Outra coisa muito importante que afeta sua produtividade é onde estudar. Para se sentir mais focado, você precisa ficar no mesmo lugar. Dessa forma, seu cérebro não terá que se adaptar a novos ambientes todas as vezes: todos os sons e cheiros serão familiares para ele e ele não prestará atenção a eles. Desta forma, você se concentrará apenas em sua lição de casa e não no cachorro latindo fora de sua janela. Se você achar que as tarefas da faculdade são particularmente difíceis, não hesite em procurar ajuda para redigir trabalhos.
Escolhendo onde você quer estudar, guiado pelo seu próprio conforto. Algumas pessoas gostam de silêncio absoluto e pouca luz, enquanto outras preferem sintonizar o processo de aprendizagem em um café, onde é bastante barulhento e lotado.
O espaço de estudo deve ser usado apenas para estudar! Não tente criar um espaço multifuncional onde você possa comer e assistir Netflix. É importante criar uma forte conexão entre o próprio espaço e a atividade cerebral.
Limpe e organize o espaço
Embora grandes mentes adorem o caos, um espaço de estudo deve ser o mais organizado possível. A desordem pode distraí-lo da atividade intelectual. Um espaço de estudo saudável é onde você é mais produtivo e faz mais coisas em menos tempo. Por isso, recomendamos que você pense em organizar seu “lugar de poder” de forma inteligente.
Por exemplo, você pode pendurar um planner na parede, preparar cuidadosamente os utensílios de escrita na mesa e marcar seus cadernos com adesivos coloridos dependendo da disciplina (assim será mais fácil e rápido encontrá-los).
Não se estrague com conforto excessivo
Você pode se perguntar o que há de errado em se sentir o mais confortável possível enquanto estuda. Para sua surpresa, quase tudo é! Quando seu corpo está relaxado, fica mais difícil se concentrar em tarefas difíceis.
É por isso que estudar na cama é altamente desencorajado, embora muitas pessoas o façam. O fato é que você está acostumado a adormecer em sua cama macia, e é em um estado de ternura e relaxamento que o cérebro afunda quando você toca o cobertor. E então não há tempo para estudar.
Se você começar a cochilar enquanto faz o dever de casa, troque a cadeira ou a iluminação. Talvez a luz fria, em vez da luz quente, seja adequada para uma melhor concentração. O mesmo vale para a posição do corpo: tente sentar em um banquinho sem encosto em vez de uma cadeira de escritório acolchoada. Mas se nada disso funcionar, pode valer a pena contratar um redator para ajudá-lo. Isso pode lhe dar uma pausa enquanto ainda cumpre suas obrigações acadêmicas.
Personalize o seu espaço
Quando você se cerca de pequenas coisas que o fazem feliz, sua produtividade aumenta. Talvez você precise de um pouco mais de aconchego para se sentir mais positivo e enérgico.
Compre algumas plantas verdes e coloque-as na sua estante. Pendure um pôster motivacional ou decore uma luminária de mesa chata. Você precisa se sentir confortável no local de trabalho que você mesmo montou. Essa é a única maneira de tornar as aulas agradáveis e evitar a procrastinação.
A propósito, as plantas de casa melhoram a qualidade do ar, o que é muito importante para uma atividade cerebral saudável.
Criar um ambiente de aprendizado produtivo não é tão difícil. Deve ser um lugar especial onde você se sinta focado e livre de distrações.