Pular para o conteúdo

Cultivo, Colheita, Uso e Cuidados

    [ad_1]

    Pastinagas são um dos nossos vegetais de raiz favoritos e têm um lugar no jardim todos os anos. Compartilharemos como cultivá-los e colhê-los, além de dicas de culinária e uma coisa a observar ao cultivá-los.

    pastinagas frescas na tábua

    O que são Pastinagas?

    Pastinaga são vegetais de raiz bienais que pertencem à família da cenoura. Nativos da Eurásia, eles toleram temperaturas baixas e se beneficiam da exposição à geada antes da colheita.

    Qual é o sabor das pastinagas?

    As raízes lembram cenouras brancas e têm um interior de cor creme com um sabor doce e terroso. Pode-se descrevê-lo como um cruzamento entre batata-doce e cenoura, com a textura mais parecida com a da cenoura e a doçura da batata-doce.

    Eles são uma boa fonte de fibras, ácido fólico, magnésio, potássio, vitaminas C e E, cálcio, ferro, tiamina, riboflavina, niacina e B6.

    Pastinaga crescente da semente

    Plante pastinaca no início da primavera, quando a temperatura do solo atingir pelo menos 50 ° F (10 ° C). Optamos por plantar a pleno sol, mas as plantas podem se beneficiar da sombra parcial em climas mais quentes.

    Parsnips preferem solo profundo e bem drenado com um pH de 6,0 a 7,5. Limpe ervas daninhas e pedras, que podem causar raízes bifurcadas e esqueléticas. Não adicione excesso de nitrogênio (esterco), o que pode causar um crescimento exuberante do topo com raízes pequenas e peludas.

    Semeie sementes frescas de pastinaca diretamente no canteiro do jardim com cerca de 1/2 polegada de profundidade e 2 polegadas de distância. Linhas de espaço com cerca de 18 a 24 polegadas de distância. Mantenha o solo úmido até que as mudas apareçam. Uma vez que as mudas apareçam, dilua a cerca de 4-6 polegadas de distância.

    As pastinagas germinam lentamente – podem levar cerca de três semanas para emergir. As taxas de germinação também caem à medida que a semente envelhece. Se eu não tiver sementes frescas (mesmo que tenham apenas um ano de idade), planto-as tão grossas quanto o pelo das costas de um cachorro e depois defino as mudas em cerca de uma a cada três polegadas, se necessário.

    mudas de pastinaca sativa
    Muda de pastinaca

    Para um melhor crescimento, mantenha o solo úmido durante toda a estação de crescimento. Usamos palha e regamos se não chover. Esse é o único cuidado necessário em nosso jardim.

    Uma palavra de cautela

    Você pode ter ouvido falar que a pastinaca silvestre (Pastinaca sativa) causa “queimaduras” ou bolhas conhecidas como “queimaduras da pastinaca”. As pastinacas de jardim são da mesma espécie – Pastinaca sativa, cultivadas seletivamente para raízes maiores.

    Isso significa que eles também podem causar queimaduras. (Assim como cenouras e salsa e algumas outras plantas.) O nome apropriado para essas queimaduras é fitofotodermatite.

    A boa notícia é que você só pode obter bolhas sob certas condições. Você precisa de umidade, seiva em sua pele e exposição ao sol. Trabalhei em torno deles por anos sem obter uma reação, até que uma manhã úmida e ensolarada trabalhando em um canteiro espesso de plantas.

    Para obter mais informações sobre como evitar o problema e tratá-lo se você for exposto, consulte “Fitofotodermatite – Meu pior erro de jardinagem“.

    Colheita

    Colha as pastinacas quando tiverem 2 a 3 polegadas de diâmetro na coroa. Frost os torna mais doces, então não há necessidade de pressa.

    Pastinagas levam cerca de 100 dias (14 semanas) para amadurecer. Em nosso jardim de Wisconsin, esta é a maior parte da nossa estação de crescimento. Como a colheita do outono tende a ser a época mais movimentada do ano, cobrimos as plantas inteiramente com palha e as cavamos na primavera.

    O que eu mais amo nas pastinacas é que elas estão prontas para colher quando muito pouco está disponível. O ciclo de congelamento/descongelamento converte mais de seus amidos em açúcares e os torna absolutamente deliciosos.

    No final de março / início de abril, os meninos e eu vamos para onde enterramos as plantas no outono anterior. Nosso objetivo é colher assim que a geada sair do solo.

    menino ao lado da cama de pastinaga
    Filho mais velho ao lado de um canteiro de pastinaga na primavera de 2010

    Depois que o canudo é puxado para trás, você procura os primeiros sinais de verduras saindo do chão.

    colheita de pastinaca na primavera
    Filho mais novo, por volta de 2017, preparando-se para cavar pastinaca. Se você olhar de perto, poderá ver topos verdes começando a aparecer no canto inferior direito.

    Cave as raízes o mais rápido possível na primavera, porque o objetivo dessa raiz não é alimentá-lo, mas enviar um talo de flor e produzir sementes. À medida que mais folhas se tornam visíveis, a planta usa os açúcares armazenados na raiz e a pastinaca torna-se dura, lenhosa e sem graça.

    As pastinacas podem exigir algum esforço para sair do solo, pois irão produzir raízes profundas. Em alguns anos, obtemos raízes tão grandes em diâmetro quanto um frasco de pedreiro e com cerca de 2 1/2 pés de comprimento. Os meninos costumavam chamar isso de cavar tesouros quando eram pequenos.

    meninos cavando pastinagas
    Meus meninos cavando pastinaca, primavera de 2010

    Armazenar

    Depois de desenterrar as pastinagas, você pode mantê-las na gaveta da geladeira por várias semanas ou em um porão embalado em serragem ou folhas. Como alternativa, você pode cozinhá-los todos e congelá-los em porções do tamanho de uma refeição.

    receitas de pastinaga

    Antes de comer suas raízes, observe que as pastinacas grandes podem ter um núcleo lenhoso. É comestível, mas fibroso e resistente. Se você cortar as pastinagas ao meio ou em quartos, poderá ver o centro e removê-lo, se necessário.

    Para preparar pastinacas, lave e descasque-as como faria com uma cenoura. Corte a parte superior e inferior e fatie, pique ou rale no tamanho desejado.

    pastinagas descascadas e picadas
    Pastinagas descascadas e picadas

    Pastinagas podem ser consumidas cruas, mas tendem a ser mais mastigáveis ​​que as cenouras. Tente triturá-los em salada de repolho ou cortá-los em uma salada Waldorf.

    Cozinhe as pastinacas assando, fervendo, refogando ou adicionando a sopas. As pastinacas passadas no inverno têm um sabor tão doce que as usamos como acompanhamento, e não como prato principal.

    Raízes assadas realçam sua doçura natural. Misture-os em azeite e suco de limão e tempere com sal, pimenta e quaisquer outras ervas ou especiarias desejadas. Asse a 400 ° F por 25-30 minutos, ou até ficar macio e caramelizado. (Pasnaga assada e cenoura combinam bem.)

    Para purê de pastinaga, cozinhe os pedaços de raiz em água e sal até ficarem macios e amasse-os com manteiga, creme e qualquer outro tempero desejado.

    Costumo refogar nossas raízes em um pouco de manteiga ou óleo de coco. Se você quiser ficar chique, confira as receitas de Andrea Chesman no Livro de receitas de vegetais frescos no jardim.

    camiseta de bom senso

    Este artigo foi escrito por Laurie Neverman. Laurie mora com o marido, dois filhos, patos, gatos e galinhas em 35 acres na zona rural de Wisconsin. A casa deles possui três tipos de energia solar e possui certificação Energy Star e WI Green Built. Seus jardins apresentam mais de 100 frutas, vegetais, ervas e flores diferentes.

    Postado originalmente em 2012, atualizado pela última vez em 2023.

    Faz uma ENORME diferença quando você compartilha nossos artigos. Muito obrigado!

    [ad_2]

    Source link