Quem gosta do calor, fica esperando o ano todo pelo verão: uma época em que os dias são mais longos, a temperatura fica lá no alto e os dias de praia e piscina se multiplicam durante os 3 meses de alta temporada. Contudo, também é um período em que o sol pode queimar muito e a desidratação está sempre por perto. Por isso, quem quer voltar de férias saudável, precisa conhecer os principais cuidados com a saúde no verão.
Aliás, você sabia que idosos e crianças são muito propensos a sofrerem com a desidratação neste período? Por não sentirem tanta sede ou sofrerem com a fraqueza no calor, eles acabam não bebendo água como deveriam. E, se você não se cuidar, pode entrar nesse grupo também.
Pensando nisso, a e.dona trouxe mais uma série de dicas para você cuidar bem da saúde durante a época mais quente do ano, garantindo que você possa aproveitar muito bem as suas férias, feriados e dias de praia.

Não deixe de lado os cuidados com a hidratação
Mais de 70% do corpo humano é composto por água e ela está diretamente relacionada a todos os processos fisiológicos que realizamos. Seja nas células, no sangue, no controle da temperatura corporal ou na garantia da nutrição do corpo, é possível afirmar que água é igual a vida. Sem ela, nada funciona direito no nosso corpo e pode trazer sérios problemas.
Essa redução da água corporal é chamada de desidratação, processo que ocorre quando liberamos muita água e não a repomos na mesma intensidade. Ou seja, quando você sua muito e não bebe água, o seu corpo começa a funcionar pior, trazendo sintomas como dores de cabeça, fadiga, cansaço, perda da elasticidade na pele, boca seca e até tonturas.
Dessa forma, é muito importante se manter hidratado e também bem alimentado, com nutrientes e sais minerais necessários para o funcionamento do corpo.
Quando chega a época do verão, os cuidados com o corpo precisam ser ressaltados, especialmente no caso dos homens. Dessa forma, a falta de cuidado nessa época do ano pode transformar o verão em um grande problema. Nunca se esqueça de:
- Beber, pelo menos, 2 litros de água por dia;
- Não beber água apenas quando sentir sede (a sede costuma aparecer só quando o corpo já começou a desidratar);
- Consumir alimentos ricos em água, como frutas e legumes;
- Se alimentar de comidas leves e bebidas geladas;
- Evitar grandes esforços nos períodos mais quentes do dia.
Conheça os principais cuidados com a saúde no verão
É claro que apenas a hidratação não vai ser o suficiente para a saúde estar em dia no período do verão. É preciso recorrer a uma alimentação saudável, hábitos que melhorem a qualidade de vida e também a alguns produtos que vão preservar a pele durante esse verão que o sol não dá trégua.
Vamos ver abaixo cuidados com a saúde no verão que você não pode deixar de lado:
Aplique protetor solar regularmente
O sol está muito forte e parece que, a cada ano, a intensidade dos raios UV só aumenta. Para evitar sofrer com ele, além de não pegar sol durante o período entre 10h e 16h, é muito necessário realizar a aplicação de protetor solar com o fator de proteção adequado para a sua pele. Portanto, não tenha vergonha de comprar um produto com FPS 50, 60 ou maior. O mais importante é preservar a sua pele.
E isso vale para qualquer hora do dia e qualquer atividade, sendo necessário reaplicar o produto após algumas horas ou a cada banho de piscina ou banho de mar. Procure saber a recomendação do seu dermatologista para a sua pele.
Proteja o cabelo também
Não é só a sua pele que sofre com o sol e o ressecamento vindo da desidratação, o seu cabelo também pode ficar bastante fragilizado devido aos raios solares intensos e à falta de água no corpo. Para evitar prejudicar o seu cabelo, use bonés e chapéus quando estiver no sol mais forte, use shampoos suaves para preservar o cabelo, adicione produtos hidratantes para o cabelo e evite fazer uso de chapinhas e demais produtos que possam danificar os fios.
Não fique com a roupa molhada por muito tempo
O tempo quente e úmido é muito propício para o desenvolvimento de micoses e problemas de pele, por isso, não se esqueça de trocar sempre de roupa e não permanecer muito tempo com roupas molhadas e que não deixem a pele respirar. De preferência, troque de roupas de banho todos os dias e utilize roupas mais leves para ficar em casa ou no sol, como as de algodão.