O verão é o momento perfeito para saber como regar suas plantas adequadamente para mantê-las saudáveis e sem estresse. Já sabemos que uma planta feliz e saudável se deve em parte à rega consistente. No entanto, só porque é verão não significa que você tenha que estragar suas plantas com muita água.
Suas plantas podem se afogar por excesso de água. Plantas com excesso de água não conseguem “respirar” porque os bolsões de ar no solo ficam cheios de água.
Regar as plantas pode ser complicado. Aqui está um guia para ajudar a garantir que suas plantas passem o verão saudáveis.
Equívocos comuns sobre a rega no verão
Com tanta informação que você pode obter na Internet, agora é difícil separar o fato da ficção. Aqui estão alguns equívocos comuns que você provavelmente já ouviu falar sobre regar suas plantas no verão:
1.”As plantas precisam de 1 polegada de água por semana.”
Embora a regra geral seja regar suas plantas com pelo menos 2,5 cm de água por semana, a verdade é que plantas diferentes precisam de quantidades diferentes de água.
Suas mudas jovens têm sistemas radiculares limitados, portanto, podem precisar de rega diária, especialmente durante o verão, quando o clima é ensolarado e quente. Árvores e arbustos podem precisar de rega apenas durante os períodos de seca porque têm sistemas radiculares mais extensos.
A melhor maneira de regar uma planta, seja uma árvore alta ou um pequeno arbusto, é aplicar água suficiente para umedecer o sistema radicular e deixar o solo secar um pouco antes de regar novamente. Use um recipiente de rega e aplique água lentamente para que o solo a absorva completamente.
2.”É hora de regar esta planta porque está murchando.”
Embora seja verdade que o murchamento é um sinal de que as folhas não estão recebendo umidade suficiente, isso não significa que o solo está seco. Qualquer coisa que danifique as raízes de suas plantas pode causar murcha, não apenas a falta de água.
Para saber se o que causou o murchamento das folhas é a falta de água, verifique a quantidade de umidade no solo. Se estiver seco, regue. Caso contrário, verifique se há outros sinais de danos.
3.”Rega aérea é um não-não.”
Um equívoco extremamente comum é que regar em um dia ensolarado pode queimar as folhas. Isso não. Existem muitas razões pelas quais você deve evitar regar seu jardim em uma tarde ensolarada, mas “folhas queimadas” não é uma delas.
Na verdade, há casos em que você precisa regar suas plantas dessa maneira. Durante o verão, uma fina camada de poeira pode se acumular nas folhas, reduzindo a capacidade de fotossíntese eficiente de suas plantas. Alguns insetos também podem estar escondidos em suas plantas. Suas plantas podem usar uma irrigação aérea por meio do sistema de irrigação do jardim durante esses períodos, pois isso pode proporcionar algum alívio.
4.”Plantas que resistem à seca não precisam ser regadas.”
Este é o maior equívoco sobre plantas tolerantes à seca. Esses tipos de plantas também precisam de água. Eles apenas têm menos necessidades de rega à medida que envelhecem.
Durante a primeira temporada de crescimento, suas plantas tolerantes à seca precisam de um suprimento consistente de água até que suas raízes cresçam no solo circundante. É durante a segunda estação de crescimento e as subsequentes que precisam ser regadas apenas durante períodos de seca prolongados.
Manhã versus noite: qual é a melhor hora para regar minhas plantas?
Agora sua pergunta é: “Tudo bem regar as plantas à noite?” Geralmente, a melhor hora para regar as plantas é no final da tarde ou no início da manhã. Quando você rega o solo resfriado à noite, menos água evapora quando você rega suas plantas durante o dia.
No entanto, diferentes tipos de plantas requerem diferentes tempos de rega, dependendo das suas necessidades específicas:
- Plantas anuais e perenes
Saber se suas plantas são anuais ou perenes é um fator para decidir quando regar suas plantas durante o verão.
Anuários são plantas que terminam todo o seu ciclo de vida em uma estação de crescimento. Com as plantas anuais, você precisa regá-las com frequência, mesmo diariamente, porque essas plantas têm sistemas radiculares muito rasos e sofrerão quando os primeiros centímetros do solo secarem no verão.
As plantas perenes, por outro lado, têm sistemas radiculares mais profundos que lhes permitem sobreviver a períodos de seca de uma estação para a outra. Com plantas perenes, a melhor hora para regá-las é uma ou duas vezes por semana. Estas devem ser regadas lenta e profundamente para que a água não escorra antes de ter tempo de penetrar no solo.
Os vegetais exigem solo consistentemente úmido para produzir a melhor colheita. Você pode usar irrigação por gotejamento ou colocar uma mangueira na base de suas plantas. No entanto, se você estiver usando aspersores, regue suas plantas de manhã cedo para permitir que o sol seque a folhagem.
As regras sobre como regar suas plantas de contêineres são menos importantes durante o verão. A melhor hora para regar as plantas em vasos é duas vezes ao dia, uma vez pela manhã para dar um impulso às plantas e outra à noite.
Com suas árvores e arbustos, a hora do dia para regar não é tão importante quanto conseguir uma imersão completa. Coloque uma mangueira em sua base e deixe-a correr até que os 8 polegadas superiores do solo estejam úmidos. Com espécimes recém-plantados, regue-os pelo menos duas vezes por semana durante as ondas de calor.
Plantas murchas podem ser causadas por problemas de pragas e doenças ou excesso de água. No entanto, também pode ser que sua planta murche em um dia quente como forma de lidar com a temperatura, mas recupere quando a noite esfria. Certifique-se de verificar primeiro por que sua planta está murchando antes de decidir regá-la.
A melhor hora para regar a grama é depois que o sol nasce, mas antes das 10h. É mais fresco a esta hora do dia e os ventos são mais calmos, o que permite que a base absorva a água antes que ela evapore.
- Plantas que crescem na água
Por já estarem na água, esses plantas não precisam ser regadas, pelo menos no sentido literal. Em vez disso, você só precisa ficar de olho na água para poder enchê-la à medida que ela evapora. A água deve ser trocada a cada poucas semanas ou quando ficar turva. Ocasionalmente, você também pode adicionar algumas gotas de um fertilizante orgânico líquido para plantas domésticas à água.
Rega de verão: regras de ouro para viver
Para evitar que suas plantas morram de sede (ou superhidratação) neste verão, não se esqueça de:
Folhas molhadas são mais propensas a doenças. Quando deixadas molhadas durante a noite, essas folhas podem desenvolver mofo. Para mantenha seus arbustos e árvores livres de doençasevite deixar suas folhas molhadas o tempo todo.
- Mantenha a planta uniformemente úmida
A distribuição uniforme da água ajuda suas plantas a se manterem frescas e nutridas por toda parte. É por isso que você precisa regar ao redor da planta para distribuir a umidade em toda a área de irrigação. Concentrar-se em apenas um ponto de raiz leva a um crescimento unilateral da raiz e a uma absorção mais pobre de nutrientes no solo. Use um sistema de irrigação com um sensor de umidade para economizar água ao irrigar.
- Regue abundantemente, mas nem sempre
Uma a duas regas por semana é o suficiente. Quando você regar com esta programação, faça bastante e deixe correr profundamente. Regar com frequência, mas em pequenas quantidades, não promove o crescimento e ainda pode ser considerado excesso de água, pois a exposição constante à umidade apodrece as raízes.
Dito isto, grandes quantidades devem ser dadas em partes. Não regue de uma só vez, pois a água precisa de um momento antes de penetrar completamente no solo.
A menos que você esteja planejando fazer seu próprio pântano pessoal em seu jardim, não irrigue excessivamente e mergulhe suas plantas em água ao nível do solo. O alagamento priva as raízes de suas plantas de oxigênio, que elas precisam para “respirar” adequadamente.
- Deixe a água chegar às raízes
O quanto você rega sua planta depende, em última análise, dos requisitos da planta e da profundidade de suas raízes. É por isso que você precisa fazer uma estimativa aproximada dessas medições para não regar demais ou subestimar suas plantas. Pouca água e suas plantas podem nunca conseguir receber a água. Demais… e você sabe o que acontece.
Cuide bem das suas árvores neste verão
Great Northern Regreenery’s especialistas experientes em serviços de árvores certifique-se de que suas árvores estejam saudáveis e livres de pragas e doenças para que você possa se beneficiar delas durante todo o ano. Se você possui um espaço verde no condado de Simcoe ou na região de York que precisa de cuidados com árvores, ligue para 905-775-7444 para consultas e agendamentos.