Como plantar e cultivar repolho
O repolho é uma das minhas culturas de clima frio favoritas de todos os tempos para crescer no meu jardim.
Como não amar o repolho? De cores vibrantes, repletas de nutrientes e de rápido amadurecimento, esses gigantes crocantes do jardim são um clássico atemporal que parece nunca envelhecer.

Criamos links para fornecedores para ajudá-lo a encontrar produtos relevantes. Se você comprar em um de nossos links, podemos ganhar uma comissão .
Gosto de comê-los crus em saladas ou cozidos em batatas fritas, e adoro especialmente fermentados como chucrute.
Cultivo e História
O repolho é uma cultivar de Brassica oleracea e é a mesma espécie, mas uma cultivar diferente de outras culturas populares de couve, como couve-flor , brócolis e couve .
O repolho faz parte da história culinária humana há muito tempo e provavelmente foi domesticado por volta de 1000 aC, onde foi desenvolvido a partir do repolho selvagem ( Brassica oleracea var. oleracea ), encontrado ao longo das falésias calcárias da Europa Ocidental.
Os repolhos tornaram-se uma parte significativa da dieta europeia na idade média. Em Roma, era um vegetal altamente considerado considerado uma espécie de indulgência e frequentemente usado medicinalmente.

Na mesma época, os chineses e outros povos asiáticos desenvolveram suas próprias versões de espécies relacionadas de brássicas que evoluíram para a cabageira de Napa ( Brassica rapa subsp. pekinensis ) , bem como bok choy ( Brassica rapa subsp. chinensis ) .
Mais tarde, eles desenvolveram sua própria cultivar de Brassica oleracea chamada Gai lan ou brócolis chinês ( Brassica oleracea var. alboglabra ) .
O vegetal chegou às Américas por mar nos anos 1500. Tornou-se um alimento básico nas viagens marítimas porque era fácil de preservar e sua alta concentração de vitamina C ajudava a prevenir o escorbuto em viagens longas. Chucrute foi usado para prevenir gangrena e tratar feridas.
Mais tarde, outras cultivares de Brassica oleracea foram desenvolvidas para o repolho roxo ( Brassica oleracea var. capitata f. rubra ) e savoy ( Brassica oleracea var. capitata f. sabauda ).
Hoje em dia, os repolhos são um dos pilares das tradições culinárias em todo o mundo.
De chucrute a salada de repolho, rolinhos de repolho e golabki, um prato polonês feito com folhas de repolho cozidas recheadas com carne moída ou carne de porco, cebola e arroz, a variedade de maneiras que os humanos inventaram para preparar e desfrutar dessa colheita básica é impressionante.
Esta planta pode parecer simples, mas tem tanto a oferecer! É um acéfalo no jardim e, felizmente, é fácil de crescer.
Propagação
Você pode optar por semear diretamente no jardim ou iniciar suas sementes dentro de casa para depois transplantar.
De Mudas/Transplante
Talvez melhor cultivado a partir de mudas, inicie as plantas no início da primavera, cerca de oito a 10 semanas antes da última geada esperada, para que você possa colher antes que o verão fique muito quente.

Transplante para o jardim quando as plantas tiverem de 7 a 10 centímetros de altura, ou duas a quatro semanas antes da última geada, deixando 12 a 18 polegadas de espaço entre cada planta.
Não se esqueça de endurecer as plantas antes de transplantá-las!
Para plantações de outono, inicie as mudas no verão cerca de 12 a 14 semanas antes da primeira geada esperada, transplantando para o jardim quando as plantas atingirem quatro a seis semanas de idade.
O outono é uma ótima época para cultivar repolho, pois essas culturas tolerantes ao frio tendem a melhorar o sabor após a exposição a geadas leves.
A couve deve ser plantada a pleno sol, em solo bem drenado e complementado com matéria orgânica.
da semente
As sementes também podem ser semeadas diretamente assim que o solo puder ser trabalhado na primavera.
Também pode ser semeado repetidamente ao longo da temporada para uma colheita contínua, embora as plantas possam precisar de cuidados e proteção adicionais para sobreviver ao calor do verão.
Confira nosso guia aqui para saber mais sobre técnicas de plantio de sucessão.
Mudas finas quando tiverem cerca de cinco centímetros de altura.
Como crescer
Como o repolho se alimenta muito, é importante incorporar bastante estrume envelhecido ou composto no canteiro antes do plantio.
Usando um garfo de jardim, misture alguns centímetros de composto ou esterco envelhecido e regue bem antes de plantar sementes ou transplantes.

Você também pode tentar adicionar uma emenda rica em nitrogênio, como farinha de sangue, ao solo.
Também é importante garantir uma faixa de pH adequada, 6,5 a 6,8 é o ideal. Manter o pH do solo acima de 6,8 ajudará a prevenir a raiz húmida, uma doença comum do repolho que se desenvolve em solo ácido.
Continue a fornecer reforços de nitrogênio para plantas em crescimento, especialmente quando as cabeças estão começando a se formar.
Cubra com composto a cada poucas semanas, use um fertilizante orgânico líquido ou aplique um fertilizante líquido caseiro, como chá de confrei, que é feito da imersão de folhas de confrei na água por alguns dias para extrair os nutrientes.
Não os deixe se separar
Uma coisa a observar ao cultivar repolho é a divisão das cabeças, que pode ser causada por chuvas fortes, geralmente após um período de tempo seco.
A divisão ocorre quando as raízes absorvem muita água de uma só vez e o tecido foliar se expande rapidamente. Incapazes de lidar com a pressão causada por um aumento súbito da água, as cabeças firmes se separam.
A divisão também pode ser causada por fertilização excessiva de plantas perto do final da estação de crescimento.
Para evitar a divisão, mantenha as plantas bem regadas. Certifique-se de que o solo permaneça consistentemente úmido, especialmente quando a época da colheita estiver se aproximando.
Aplicar uma cobertura espessa ao redor da base de cada planta ajudará a regular a umidade do solo.
Como um benefício adicional, a cobertura morta pesada também ajudará a construir o solo , evitar a lixiviação de nutrientes e ajudar a manter as plantas frescas no calor do verão. Mulching também pode ser usado para proteger as plantas no final do outono e inverno .

A poda da raiz é uma técnica que pode ajudar a reduzir a quantidade de umidade que as plantas podem absorver, evitando a divisão. Antes de uma chuva forte esperada, torça as plantas suavemente ou corte algumas raízes usando uma faca afiada.
Também é uma boa ideia parar de alimentar as plantas assim que as cabeças começarem a firmar.
Leia mais sobre como evitar que as cabeças se partam aqui .
Dicas de Cultivo
Use coberturas de sombra no calor do verão para manter as plantas jovens frescas.
Use ferramentas de extensão da estação, como coberturas de fileiras, para começar cedo na primavera e/ou manter as plantas crescendo mais tarde no outono.
Sempre alterne as culturas para manter a fertilidade do solo e reduzir o risco de doenças.
O repolho se dá bem quando plantado perto de ervas aromáticas , que podem ajudar a repelir pragas indesejadas e melhorar o sabor das cabeças. Tente plantar perto de sálvia ou alecrim para ajudar a deter as mariposas do repolho .
Não plante repolho perto de outras brássicas , elas atrairão as mesmas pragas e doenças.
Evite plantar perto de morangos , o que pode inibir o crescimento das plantas da família do repolho. Da mesma forma, plantar perto de tomates pode prejudicar o crescimento dos tomateiros.
Cultivares a Selecionar
A seguir, uma pequena seleção de algumas de nossas variedades favoritas.
Acre Dourado
O repolho ‘Golden Acre’ é uma variedade de herança resistente a doenças amareladas e pode ser cultivada nas Zonas de Resistência 3 a 12 do USDA.

‘Acre Dourado’
Produz cabeças de cinco a sete polegadas de diâmetro e pode ser colhida 65 dias após o plantio e pode ser semeada diretamente na terra ou iniciada como mudas.
‘Golden Acre’ é mais doce do que a maioria com um sabor delicado.
Encontre sementes no True Leaf Market .
Brunsvic
Brunswick é um favorito de longa data que produz grandes cabeças verdes brilhantes.

‘Brunsvique’
Esta herança é uma variedade extremamente versátil que pode ser plantada a qualquer momento durante a temporada e precisa de 85 a 90 dias para amadurecer e produzir uma cabeça de seis a nove libras.
As sementes podem ser compradas na Eden Brothers .
Primeira Jersey Wakefield
Este é um repolho com pedigree. Early Jersey Wakefield tem sido um grampo na América do Norte desde a década de 1840.
Esta variedade produz uma cabeça de sete polegadas pesando de dois a três libras e é ligeiramente em forma de cone com um sabor doce.

‘No início de Jersey Wakefield’
A beleza desta cultivar é que atinge a maturidade em apenas 60 dias após o plantio.
Encontre sementes agora na Eden Brothers .
Manejo de Pragas e Doenças
Existem várias pragas e doenças comuns que podem afetar as plantas de repolho. A seguir estão alguns problemas comuns a serem observados:
pragas
Loopers de repolho
Essas pequenas pragas muito comuns e sorrateiras podem aparecer a qualquer momento durante a estação de crescimento e podem mastigar rapidamente as folhas, deixando as plantas danificadas e fracas.
Como as lagartas são verdes, elas se misturam facilmente com a planta e podem ser difíceis de ver. Quanto mais crescem, mais danos causam.
Uma larva pode comer três vezes o seu peso corporal em um dia!
Os adultos são mariposas marrom-acinzentadas, que depositam pequenos ovos verdes nas plantas que eclodem como larvas destrutivas em apenas alguns dias. Você também pode procurar pequenos casulos sedosos nos caules ou na parte inferior das folhas.
Escolha os loopers sempre que os encontrar.
Plante ervas aromáticas que atraem insetos predadores benéficos.
besouros pulgas
Os besouros-pulga são pequenos insetos saltadores que mastigam pequenos orifícios nas folhas. Eles hibernam no solo e tornam-se ativos na primavera, quando a folhagem começa a aparecer. Procure pequenos ovos brancos ao redor da base das plantas ou no solo.

Se uma infestação se tornar grave, eles podem destruir plantas inteiras. Eles tendem a se alimentar em dias quentes e ensolarados.
Os besouros-pulga também podem transmitir doenças às plantas, por isso é duplamente importante manter as infestações sob controle.
Coberturas flutuantes podem ser muito eficazes quando colocadas sobre mudas jovens.
A terra de diatomáceas polvilhada nas plantas também pode matar os besouros pulgas.
O óleo de nim, que é aprovado para uso orgânico, também pode ser pulverizado nas plantas para matar besouros em todas as fases da vida.
Leia mais sobre o combate aos besouros-pulga aqui .
larvas de raiz
Larvas de raiz são criaturas brancas sem pernas que põem ovos na base de plantas jovens. As minúsculas moscas cinzentas adultas põem ovos ao redor da base das plantas na primavera. As larvas se alimentam de raízes subterrâneas, causando apodrecimento e potencialmente a morte da planta. Folhas murchas com folhagem amarela ou azul ocasional podem ser sinais de danos.
Túneis criados nas raízes por larvas também podem abrigar doenças como a podridão negra.
Cubra com coberturas flutuantes assim que as sementes forem semeadas ou o transplante começar para reduzir o risco de problemas.
Você também pode aplicar anéis de papel ou papelão ao redor da base dos transplantes para evitar que as moscas ponham ovos ao redor do caule.
Doença
Clubroot
Este fungo do solo pode infectar a maioria das brássicas, incluindo o repolho. Ele infecta as plantas através dos pêlos radiculares, fazendo com que as raízes se deformem e apodreçam, dificultando a absorção de nutrientes e água.
Sinais comuns incluem murcha no calor e amarelecimento ou escurecimento das folhas.
Os esporos podem se espalhar pela água, vento ou ferramentas e podem viver no solo por até 10 anos. Embora a doença possa aparecer em muitas condições, muita umidade e baixo pH do solo podem aumentar o risco de infecção.
Não há muito o que fazer depois que as plantas foram infectadas, além de remover as plantas infectadas e lavar as ferramentas de jardinagem após o uso.
A prevenção é fundamental. Escolha variedades resistentes, faça rotação de culturas e aplique cal para aumentar o pH do solo.
Blackleg
Outro fungo comum que infecta as brássicas, esta doença causa manchas escuras nos caules e nas folhas. Pode hibernar no solo, em restos de plantas e viver em sementes. É comum em condições quentes e úmidas, mas pode aparecer a qualquer momento.
Evite plantar sementes infectadas, remova as plantas infectadas e remova e destrua os restos da cultura após a colheita.
podridão negra
Esta doença bacteriana que escurece as nervuras das folhas e produz um mau cheiro. O patógeno pode se espalhar por toda a planta através do sistema vascular e, eventualmente, fazer com que as folhas murchem e morram.

É comum em condições úmidas e quentes e prospera especialmente em canteiros superlotados.
Plante as colheitas em uma área bem drenada para reduzir o risco. Pratique a rotação de culturas, evite o excesso de água e remova as plantas infectadas.
Colheita
O tempo de colheita pode variar de acordo com a variedade e pode variar de dois a cinco meses a partir da semeadura.
Colha os repolhos quando as cabeças estiverem grandes e firmes. Deixe as folhas externas largas e corte a cabeça do centro com uma faca afiada.

Mova as plantas colhidas para um local com sombra imediatamente ou leve-as para dentro para evitar que murchem.
Pode ser possível obter uma segunda colheita de uma variedade precoce. Se você deixar as folhas externas e as raízes intactas ao fazer a colheita inicial, a planta produzirá várias novas cabeças.
Puxe alguns, deixando alguns menores para colher quando estiverem do tamanho de uma bola de tênis.
Depois de terminar a colheita, remova a planta inteira para reduzir o risco de doenças. Composte plantas saudáveis, mas destrua aquelas que ficaram doentes ou infestadas.
preservando
Ao armazenar, mantenha todas as folhas nas cabeças para proteger as camadas internas e reter a umidade e não lave até que esteja pronto para uso. O repolho deve ser armazenado em local frio e úmido, cerca de 32 a 40 ° F.
Na geladeira, uma cabeça pode durar de três semanas a dois meses. Guarde em sacos plásticos para reter a umidade.
Para armazenar no porão, coloque as cabeças em fileiras com espaço entre elas, pendure em um barbante no teto ou guarde individualmente no chão embrulhado em jornal. armazenados desta forma, os repolhos podem durar até quatro meses.
Dica: se você colher a planta inteira, armazene as raízes no porão durante o inverno e replante-as na primavera após o degelo. eles produzirão pequenos brotos comestíveis e, eventualmente, irão para a semente que pode ser salva para a safra do ano seguinte.
As cabeças podem ser cortadas em pedaços ou trituradas e congeladas ou, claro, minha favorita, fermentadas em chucrute!
Guia de referência rápida para cultivo
Tipo de planta: | Bienal cultivada como anual | Necessidades de água: | 1,5 polegadas por semana |
Nativo de: | Europa | Manutenção: | Moderado |
Resistência (Zona USDA): | 1-10, dependendo do tipo | Digite apenas: | rico em nutrientes |
Temporada: | Primavera e outono | pH do solo: | 6.5-6.8 |
Exposição: | sol pleno | Drenagem do Solo: | bem drenado |
Tempo para Maturidade: | 30-60 dias | Plantio Companheiro: | Ervas aromáticas, cebola, alho , beterraba, aipo |
Espaçamento: | 12-18 polegadas | Evite plantar com: | Morangos, tomates |
Profundidade de Plantio: | 1/4-1/2 polegada (sementes) | Família: | Brassicaceae |
Altura: | 12-14 polegadas | Gênero: | Brassica |
Espalhar: | 18-24 polegadas | Espécies: | oleracea |
Tolerância: | Sal, geada, cal pesada | Cultivar group: | var. ocorrido |
Pragas Comuns: | Lagartas, lagartas de repolho, moscas-serras, pulgões, lagartas, larvas de raízes, moscas-brancas, besouros-pulga | Doença Comum: | Mancha branca/mancha da folha, podridão negra, míldio, clubroot, blackleg |
Estocar sua cozinha
O repolho é nutritivo e realmente um jardim deve ter. Cultive o seu próprio usando o guia acima e encha sua cozinha com caçarolas cremosas, saladas crocantes e kimchi picante durante todo o inverno.

Qual é a sua coisa favorita sobre o cultivo de repolho? Compartilhe sua experiência nos comentários abaixo!