Janeiro já começou! A sua loja está pronta para começar com tudo este 2023? Se você ainda não pensou nisso, essa é a hora de saber como organizar uma loja pequena ou grande para esse ano que vai vir com tudo. E o melhor: não é preciso gastar além do que já estava planejado ou contratar mais funcionários para ter um bom resultado.
Como sabemos, a organização é uma prioridade para todo estabelecimento comercial, independentemente se você tem um restaurante, loja de roupas, loja de informática ou uma loja de produtos de limpeza. Aliás, o cliente sempre repara na organização, quer a gente queira ou não.
Por isso, não deixe de conferir algumas pequenas dicas para você preparar bem o seu comércio para o início de ano e ter mais sucesso nas vendas no período de férias e verão.
Veja as dicas da e.dona nos próximos parágrafos.

Por que a organização da loja importa?
A organização vem sempre em primeiro lugar, seguido de perto pela limpeza. Você concorda com isso? Pois, saiba que uma loja desorganizada e suja não vai apenas atrapalhar as vendas, como vai afastar clientes e pode até mesmo adoecer funcionários.
Devemos ter em mente sempre que a organização de um comércio ajuda a garantir o bem-estar de todos e a colocar os produtos, itens de serviços e materiais próprios para o trabalho em locais corretos, ajudando cada funcionário a cumprir a sua etapa. Não adianta reclamar depois que um funcionário demorou porque, por exemplo, não achou um produto de limpeza em um estoque bagunçado, né?
Além disso, colocar as coisas em seus devidos lugares permite um processo mais fluido para a saída de estoque, para a procura de materiais e tudo mais, trazendo também uma ótima impressão para os clientes. Sim, os seus visitantes adoram ver uma loja bem organizada, principalmente quando a organização segue alguma lógica por cores, tamanhos ou demais separações.
Nesse início de ano, coloque a organização em primeiro lugar e prepare bem a loja para vender mais.
Como organizar uma loja para o início do ano?
Para deixar tudo bem preparado para iniciar 2023 bem, a primeira coisa a ser feita é analisar todos os pontos do seu negócio. Está tudo em dia com as contas, com os documentos, com as receitas e boletos? Se sim, podemos ir para as dicas abaixo. Caso contrário, organize a parte fundamental do seu negócio (a gestão) para não criar uma bola de neve desde o início de janeiro.
Vamos ver os pontos principais para deixar a sua loja preparada para iniciar 2023:
Aposte na alta temporada neste início de ano
O verão chegou com tudo e, com ele, vieram as férias! Nada mais propício, então, do que deixar tudo com a cara do momento. Traga produtos que tenham a ver com o verão e que sejam bem procurados por turistas, além de trazer alguns objetos de decoração que sejam mais a cara deste período leve e divertido para a maioria das pessoas.
Se você tiver um restaurante, pode ser a hora de também oferecer sorvetes e sobremesas geladas para apetecer públicos de todas as idades, já que o calor não costuma dar trégua na maior parte do Brasil.
Faça pequenas mudanças na entrada
Uma forma de chamar a atenção de novos clientes e consumidores recorrentes é efetuar pequenas mudanças na estrutura da loja, mudando um pouco a disposição dos produtos e a decoração. É claro que não precisa ser algo radical e que coloque a loja de cabeça para baixo, mas que tal posicionar alguns itens em lados diferentes e tentar construir um caminho comum para a compra dos mesmos? Pense que a sua lojinha também pode usar da análise da jornada de compras do consumidor para vender mais.
Melhore a sua estrutura aos poucos
A sua loja tem ar-condicionado? Como é a circulação do ar? Após a pandemia, garantir que o ar seja renovado virou uma prioridade, mas isso pode ir além! O conforto dos clientes, enquanto estão em um estabelecimento comercial, importa muito para a sua experiência, para a decisão de adquirir produtos e para o seu eventual retorno. Não economize em deixar a sua loja mais agradável!
Aliás, uma dica sempre importante é disponibilizar, pelo menos, água e copos descartáveis para que o cliente possa se refrescar durante o seu momento de compras. Procure disponibilizar uma garrafinha térmica, um bebedouro ou um pequeno filtro em um local acessível.
Disponibilize um espaço pet (se possível)
Uma tendência que está ganhando espaço em todo o mundo é a adoção de mais e mais áreas para que os donos possam ir com seus pets, incluindo alguns andares de shopping centers. Então que tal começar a disponibilizar na entrada da sua loja um espacinho para eles com um potinho de água?
É claro que isso deve ser feito apenas se for possível, já que nem todo lugar pode receber animais ainda.
Faça a maior faxina do ano ainda esse mês
O início do ano precisa começar muito bem, então faça uma faxina caprichada na sua loja, levando em conta o estoque, a área principal, a copa (se houver), banheiros e demais partes. Aproveite um dia que a loja esteja fechada, convoque todos os funcionários possíveis ou mesmo contrate uma equipe especial de limpeza e deixe a sua lojinha brilhando. Os clientes agradecem, os funcionários também e você deixa o ambiente ainda mais confortável.