Ofereça água limpa para seus pássaros. Especialistas explicam as melhores maneiras de limpar um banho de pássaros e como evitar que as algas cresçam na água.

Janice Ruesch, de Farport, Nova York, diz: “Eu limpo meus banhos de pássaros muitas vezes durante o verão, mas parece que eles não estão realmente ficando limpos. Qual é a maneira correta de limpar uma banheira para pássaros?”
Dependendo do material do seu banho de pássaros, uma mistura de água e alvejante pode ser uma solução de limpeza eficaz. Se você estiver em dúvida sobre a resistência do material, certifique-se de testar uma pequena área antes de limpar todo o banho de pássaros.
Confira a melhores banhos e fontes para pássaros para atrair pássaros.
Como limpar um banho de pássaros de concreto
- Se o banho do pássaro for feito de concreto, esvazie a água.
- Usando um mangueira com um bico de alta pressão, pulverize qualquer acúmulo de algas ou sujeira.
- Adicione água ao banho do pássaro até que esteja quase cheio. Em seguida, adicione 1 a 1 1/2 xícaras de alvejante.
- Cubra toda a banheira com um saco de lixo preto para evitar que pássaros cheguem à água sanitária.
- Deixe de molho por 10 a 15 minutos.
- Retire o saco plástico.
- Drene cuidadosamente a mistura de água sanitária em uma área segura.
- Em seguida, enxágue o banho por alguns minutos com água doce até que você não consiga mais detectar o cheiro de alvejante.
Como limpar um banho de pássaro com vinagre
Você também pode refrescar seu banho de pássaros no quintal em um piscar de olhos com vinagre. Basta enxaguar a superfície e esfregar a bacia com nove partes de água para uma parte de vinagre.
Como manter as algas fora de um banho de pássaro

Patricia Sparks, de Helendale, Califórnia, pergunta: “Tenho o cuidado de limpar adequadamente meus banhos de pássaros, mas as algas ainda são um problema. O que devo fazer?”
Os especialistas em observação de pássaros Kenn e Kimberly Kaufman escrevem: “As algas crescem em água parada, por isso é importante limpar e trocar a água nos banhos de pássaros a cada poucos dias. Em clima quente, trocamos a água de nossos banhos de pássaros todos os dias, esfregando com uma escova dura e enxaguando bem antes de reabastecer. Se as algas continuarem a ser um problema após a limpeza adequada, talvez seja necessário mover os banhos de pássaros para um local diferente. É melhor mantê-los longe do sol, mas evite colocá-los diretamente sob árvores ou arbustos, onde os esporos de algas podem cair diretamente na água. Água em movimento também ajuda a prevenir algas, então considere adicionar um fonte solar ou gotejador, que vai ajudar a atrair mais pássaros também.”