Como cultivar e cuidar de flores Trillium
Pela simples virtude de estarem aqui por tão pouco tempo antes de desaparecerem, as flores efêmeras são especiais.
Mas os trílios são especiais não apenas porque nos agraciam com sua presença apenas por um breve período na primavera. O trio de folhas e flores coloridas fornecem cor e textura em locais sombreados.

Criamos links para fornecedores para ajudá-lo a encontrar produtos relevantes. Se você comprar em um de nossos links, podemos ganhar uma comissão .
A maioria de nós tem aqueles cantos sombreados onde nada além de uma hera teimosa cresce. Os trílios mudarão essas áreas de pontos que você tenta esconder para aqueles que valem a pena exibir.
Ao contrário de algumas outras plantas, como a hera mencionada, que importamos e que ocuparam vastas áreas de terra, os trílios são nativos da América do Norte.
Embora eles se espalhem, eles não se tornarão invasivos.
Conheça esses elegantes efêmeros da primavera enquanto conversamos sobre o seguinte:
Em nenhuma circunstância, pegue trílios da natureza.
Eles se tornaram espécies ameaçadas e em perigo em muitas partes da América do Norte devido à perda de habitat.
Às vezes pode ser difícil encontrá-los à venda em viveiros, mas isso significa apenas que precisamos trabalhar mais para espalhar essas espécies por meio do cultivo em nossas hortas.
Se você mora nas Zonas de Resistência 4 a 9 do USDA, procure trílios em viveiros especializados em plantas nativas.
O que são trílios?
Também conhecido como flor da trindade, birthroot, toadshade e wake-robin, trilliums ( Trillium spp.) crescem selvagens em toda a América do Norte e em alguns lugares no leste da Ásia, com cerca de 90 espécies do gênero.
Este gênero faz parte da mesma família dos heléboros , Melanthiaceae.

As plantas podem ser sésseis, com flores situadas diretamente no topo das folhas, em vez de no final de um caule. Outras são pediceladas, com haste curta segurando a flor.
Todas têm três brácteas (o que reconhecemos como folhas) quando maduras, e as flores têm três pétalas e três sépalas.
As plantas recebem o nome desses grupos de três, e Trillium vem do latim trilix, que significa triplo.
Embora a maioria seja uniformemente verde, algumas espécies têm manchas prateadas, roxas ou verde-claras. As flores podem ser brancas, rosa, amarelas, verdes, vermelhas ou uma combinação dessas cores.
Geralmente são os sésseis que têm as folhas manchadas. Os tipos pedicelados geralmente possuem flores maiores e mais coloridas.
A maioria das plantas herbáceas amadurece rapidamente, mas os trílios levam até sete anos.
Ter um crescimento relativamente lento geralmente anda de mãos dadas com uma vida longa, e isso é verdade neste caso. Uma planta individual pode viver por 25 anos ou mais e pode se reproduzir indefinidamente.
Essas plantas são polinizadas por formigas, abelhas, besouros, mosquitos e/ou moscas, dependendo da espécie.
Trilliums estão ameaçados ou em perigo em muitas partes da América do Norte hoje. Perda de habitat, porcos selvagens e veados estão reduzindo as populações de trílio na natureza.
Propagação
Quando os produtores querem propagar wake-robins de espécimes selvagens, eles colhem humanamente as sementes de áreas permitidas.
O resto de nós pode propagá-los semeando sementes, fazendo divisões ou plantando rizomas.
da semente
Propagar trílios a partir de sementes é um desafio, mas nem sempre temos que seguir o caminho mais fácil na vida, certo? Você mesmo pode comprar sementes ou colhê-las de uma planta.
Eu recomendo a última opção se plantas maduras estiverem disponíveis para você, já que as sementes devem ser mantidas úmidas, ou ficarão dormentes e levarão anos para germinar.
Você pode colher sementes na natureza em alguns locais, portanto, verifique os regulamentos locais.
Tenha em mente que os tipos sésseis geralmente amadurecem e florescem duas a quatro semanas antes dos tipos pedicelados. As plantas de T. grandiflorum amadurecem antes dos tipos sésseis.

Depois que as flores murcham, uma vagem se formará. Assim que as folhas começarem a morrer e a vagem estiver carnuda e macia, puxe a vagem e abra-a para remover as sementes.
Eles devem ser castanhos claros – se ainda estiverem verdes, não amadureceram totalmente.
Dê-lhes uma lavagem para remover quaisquer detritos. Coloque as sementes na areia úmida em uma jarra ou saco e coloque-a sobre uma esteira térmica. Mantenha a areia úmida e mantenha as sementes aquecidas por três meses a 70 a 85 ° F.
Em seguida, coloque o recipiente na geladeira por três meses.
Continue alternando entre calor e frio por três meses até que as sementes germinem, mantendo a areia úmida o tempo todo.
Quando o fizerem, estarão prontos para plantar em solo preparado do lado de fora.
Semeie as sementes com meia polegada de profundidade e 12 polegadas de distância em solo preparado algumas semanas antes da última data de geada prevista na primavera.
As sementes que germinam em outras épocas do ano podem ser propagadas dentro de casa em recipientes biodegradáveis até a época apropriada para o transplante ao ar livre.
De rizomas
No início da primavera ou no final do outono é melhor plantar rizomas no solo.
Solte o solo onde pretende plantar os rizomas cavando 15 cm. Em seguida, reabasteça a área de plantio um pouco mais da metade.
O objetivo é colocar os rizomas em solo solto, plantados com cerca de cinco centímetros de profundidade. Coloque os rizomas com 30 cm de distância.
Cubra os rizomas com terra e adicione água para que a terra fique úmida, mas não molhada.
Por divisão
Trilliums não gostam de ser movidos, mas isso se aplica principalmente a plantas em crescimento ativo.
Se você dividir as plantas quando elas estiverem dormentes no verão ou no outono, elas serão fáceis de mover. Você também pode cavar quando eles estão crescendo ativamente, mas o risco de matar alguns dos rizomas é maior.
O trabalho de divisão começa bem antes da escavação propriamente dita. Na primavera, quando as plantas tiverem folhagem, marque a área onde estão crescendo.
Depois que a folhagem morrer completamente e as plantas estiverem dormentes, desenterre o solo onde você marcou sua localização anteriormente, deixando uma margem de vários centímetros ao redor de onde você acredita que elas estejam.
Você precisará ir a cerca de trinta centímetros de profundidade para estar seguro também, embora a maioria dos rizomas seja muito mais rasa.
Depois de ter sua touceira, solte o solo para poder ver os rizomas. Gentilmente separe-os e transplante conforme descrito acima.
Como crescer
Quando é hora de escolher um local para cultivar suas plantas, qualquer tipo de planta, a regra geral é encontrar ou criar um local que imite seu habitat natural.

Você sabe como essas plantas crescem no sub-bosque sombrio das florestas? Isso informa onde devemos plantá-los em nossos jardins.
Você não precisa necessariamente colocá-los debaixo de uma árvore, mas eles devem ficar na sombra durante a maior parte do dia, e sempre durante a tarde.
Quanto mais quente for o clima, mais sombra eles precisam. Em áreas muito quentes como o sul, elas podem ser plantadas em plena sombra. Em áreas mais temperadas, como o noroeste do Pacífico, plante-as em sombra parcial para sol parcial manchado.
O solo deve ser rico, cheio de matéria orgânica, solto e bem drenado. Você sabe, assim como o solo rico em composto na floresta.
Se você tem argila pesada, não se desespere. Basta trabalhar bastante composto bem apodrecido no solo para soltá-lo e suas plantas ficarão bem.
Essas plantas preferem solo levemente ácido com um pH de 5,0 a 6,5, mas, na verdade, qualquer coisa entre 5,0 e 8,0 está bom.
O solo em florestas densas tende a ficar úmido na primavera e é assim que seu solo precisa estar: consistentemente úmido enquanto as plantas crescem e florescem.
Dito isso, os rizomas podem armazenar água, então uma breve seca não os prejudicará. Só não deixe secar por muito tempo.
Depois que as plantas morrerem no verão, deixe o solo secar completamente. Você não precisa adicionar umidade durante a dormência.
Adicione uma camada de cobertura vegetal de duas polegadas de espessura ao solo ao redor das plantas. Se precisar aumentar a acidez do solo, use uma mistura igual de agulhas de coníferas e cobertura morta de folhas.
Dicas de Cultivo
- Plante em sombra parcial ou total em solo rico e solto.
- Mantenha o solo sempre úmido na primavera e deixe-o secar completamente no verão.
- Adicione uma camada de duas polegadas de cobertura morta ao redor das plantas.
Manutenção
As plantas nativas não se tornarão invasivas, mas os trílios podem se espalhar por toda parte. Isso porque eles fizeram amizade com formigas.
Trílios são mirmecocóricos, que é apenas uma palavra grande para uma planta cujas sementes são distribuídas por formigas.
As formigas são atraídas por elaiosomas ricos em nutrientes ligados às sementes da planta. As formigas levam as sementes com elas de volta ao ninho ou as deixam cair pelo caminho.
Ratos, em menor grau, também podem espalhar as sementes.
Tudo isso para dizer que você pode encontrar trílios surgindo longe de onde você os plantou. Você precisará ficar atento ao puxá-los para cima se eles começarem a brotar onde você não deseja.
Você pode tentar movê-los para um local melhor no jardim, mas lembre-se de que os trílios não gostam de ser movidos.
Você também pode dividir os trílios conforme eles começam a se expandir conforme descrito acima, embora não seja necessário para a saúde da planta. As plantas amadurecem em cerca de quatro a sete anos e começarão a formar grandes aglomerados.
Mostarda de alho ( Alliaria petiolata ) é uma ameaça para as plantas em todo o lugar, mas é especialmente boa para expulsar os trílios do jardim.
Se você vir uma folha minúscula, pequenina e minúscula aparecer em seu jardim, você precisa partir para a ofensiva como se um exército estivesse invadindo sua casa, porque essencialmente é.

Puxe-o para cima e, em hipótese alguma, deixe a mostarda com alho virar uma semente. Continue – onde um é encontrado, mais certamente o seguirão.
Não há necessidade de cortar depois que as flores murcharem. Na verdade, se você deixá-los ir para a semente, você terá mais deles no futuro.
Se você não gosta da aparência das folhas quando estão morrendo no verão, pode prendê-las no chão quando ficarem marrons e murchas.
Mas lembre-se, quanto mais tempo você permitir que as folhas permaneçam no lugar, mais nutrientes a planta poderá extrair delas para sustentar os rizomas na estação seguinte.
Espécies a Selecionar
Em nenhuma circunstância, pegue plantas de trílio ou rizomas vivos da natureza.
Eles se tornaram ameaçados e em perigo em muitas partes da América do Norte devido à perda de habitat e predação animal.
Às vezes pode ser difícil encontrá-los à venda em viveiros, mas isso significa apenas que precisamos trabalhar mais para espalhar essas espécies em nossas hortas.
Trilliums não foram criados extensivamente no cultivo. Você encontrará apenas espécies de plantas ou talvez algumas cultivares ou variedades sem nome disponíveis para compra, embora isso seja raro.
Para facilitar as coisas para você e deixar a vida selvagem feliz, é melhor escolher uma espécie nativa da sua área.
Mas todos os tipos têm requisitos de crescimento semelhantes; portanto, se você se apaixonar por uma espécie que não é local, não precisa sentir que não pode torná-la sua.
A seguir estão algumas das variedades mais prontamente disponíveis e interessantes:
grande branco
T. grandiflorum tem algumas das maiores flores, que são de um branco puro antes de passarem para o roxo na primavera.

É uma das espécies mais comuns no leste da América do Norte e é a resposta do leste ao T. ovatum , pois são extremamente semelhantes.
Wake-Robin Roxo Grande
Algumas espécies são extremamente raras, mas vale a pena pegá-las se você conseguir colocar as mãos nelas, e esta é uma delas.
T. kurabayashii , nativo do norte da Califórnia e sudoeste do Oregon , a mesma região que o riacho de riacho comercialmente raro ( T. rivale ) .

O grande wake-robin roxo tem impressionantes folhas roxas, verdes e prateadas com grandes flores roxo-avermelhadas.
Este custa um belo centavo, mas é uma verdadeira beleza. Requer um local protegido em plena sombra, a menos que você viva em algum lugar com clima ameno e frio.
Wake-Robin Manchado
Encontrado na Carolina do Norte, Carolina do Sul e Geórgia, o T. discolor tem uma flor pequena e amarela pálida, mas não é por isso que você deve cultivá-la.

As folhas manchadas de prata e verde formam uma densa cobertura do solo que é absolutamente deslumbrante durante a primavera.
Rainbow Wake-Robin
T. sulcatum cresce em todo o leste dos Estados Unidos e se mostra durante toda a primavera com flores marrons brilhantes, embora às vezes possam ser brancas, amarelas ou uma combinação dessas.

As brácteas são enormes e preencherão qualquer área sombreada ou parcialmente sombreada em seu jardim, incluindo aquelas com argila pesada.
Wake-Robin
T. ovatum é uma das espécies mais comuns na Costa Oeste. Folhas verdes sólidas são cobertas com uma flor branca brilhante que fica roxa à medida que envelhece.

Esta é uma espécie resistente que prontamente formará um tapete denso em um local sombreado ou parcialmente sombreado no jardim.
A subespécie oettinger possui flores ondulantes e a subespécie ovatum possui brácteas extremamente largas.
Manejo de Pragas e Doenças
Trílios são difíceis. Talvez não as flores e as folhas, mas os rizomas subterrâneos aguentam muito.
Eu acidentalmente “matei” minhas plantas antes pisando nelas, cortando-as e, uma vez, colocando um regador nelas, e elas sempre voltam a aparecer no ano seguinte.
Herbívoros tendem a ser o maior problema, com lesmas e caracóis logo atrás. As doenças são raras.
Herbívoros
Os herbívoros são uma das maiores ameaças aos trílios selvagens.
Em seu quintal, eles provavelmente serão menos ameaçadores se você mora nos subúrbios com muitas cercas entre você e as áreas onde vivem os cervos, mas ainda é algo que você precisa estar ciente.
Cervo
Cervos pastam em trilliums, mastigando todas as partes acima do solo.
Parece que não deve ser nada demais, já que esses rizomas vão sobreviver. Mas quando os cervos comem as plantas, eles não produzem sementes e isso significa que as plantas não podem se reproduzir.
Esta é uma das razões pelas quais os trílios estão desaparecendo de sua área nativa.
A reprodução provavelmente é uma preocupação menor em seu jardim, mas você ainda não quer que os cervos comam suas plantas, então confira nosso guia sobre como proteger seu jardim dos cervos .
Como administradores de plantas nativas, os jardineiros domésticos podem fazer muito para apoiar espécies em dificuldades e ecossistemas locais.
porcos
Suponho que a maioria das pessoas não tenha problemas com porcos selvagens correndo desenfreados em seu jardim, mas para aqueles que têm, você vai querer proteger seus trilliums plantando-os em um canteiro elevado ou em uma área cercada .

Os porcos vasculham o solo e desenterram os rizomas, e os porcos selvagens são outra grande ameaça aos trílios nativos.
Ratos
Os ratos comem as vagens de sementes quando estão presentes, mas, caso contrário, evitam a planta.
Você pode ignorá-los com segurança, ou até mesmo agradecê-los, pois eles ajudam a espalhar as sementes. Caso contrário, ensaque as vagens de sementes em desenvolvimento se estiver planejando colhê-las.
insetos
Lesmas e caracóis se alimentam de folhas novas, mas geralmente deixam essas plantas sozinhas. Se estiver preocupado, use seu método de controle de lesma favorito ou leia nosso guia para algumas ideias.
Doença
O carvão, causado pelo fungo Urocystis trillii , e a antracnose, causada pelo fungo Colletotrichum lineola , foram encontrados em trílios, mas esses patógenos não são comuns em jardins domésticos.
O carvão causa o crescimento de fungos pretos no caule, enquanto a antracnose causa manchas marrons na folhagem, geralmente nas margens.
Ambos podem ser tratados com um fungicida de amplo espectro como o Mycostop Biofungicida. Este produto é útil para se ter por perto porque pode tratar muitas doenças diferentes.

Biofungicida Mycostop
Se você não tiver nenhum em seu kit de ferramentas de jardinagem, compre um pacote de cinco ou 25 gramas na Arbico Organics .
Melhores usos
Como os wake-robins desaparecem no verão, você ficará com o solo nu durante parte do ano.
Plante algo que os substitua ou plante algo que atraia os olhos e desvie a atenção do solo nu.

Cohosh azul, aquilégia, falso selo de Salomão, rododendro , erva-dos-dentes, jacintos da Virgínia, flox da floresta, samambaias e gengibre selvagem se dão bem com os trílios.
Não plante perto de madressilva, hera inglesa ou alfeneiro chinês. Eles rapidamente sufocarão seus trílios.
Você não pode vencer essas plantas se estiver procurando por algo que possa preencher os pontos sombreados como cobertura do solo. As flores delicadas são apenas um bônus em cima da folhagem elegante.
Guia de referência rápida para cultivo
Tipo de planta: | Herbácea perene | Cor da flor/folhagem: | Branco, rosa, amarelo, verde, vermelho/prata, verde, verde escuro, roxo |
Nativo de: | América do Norte, Ásia Oriental | Manutenção: | Baixo |
Resistência (Zonas USDA): | 4-9 | Tolerância | só argila |
Tempo de floração: | Primavera | Digite apenas: | Argiloso, rico |
Exposição: | Sombra total a sol parcial | pH do solo: | 5.0-6.5 |
Tempo para Maturidade: | até 7 anos | Drenagem do Solo: | bem drenado |
Espaçamento: | 12 polegadas | Atrai: | Abelhas, besouros |
Profundidade de Plantio: | 1/2 polegada (sementes), 2 polegadas (rizomas) | Plantio Companheiro: | Cohosh azul, corações sangrando, aquilégia, falso selo de Salomão, samambaias, rododendros, erva-dos-dentes, jacintos da Virgínia, gengibre selvagem, flox da floresta |
Altura: | Até 18 polegadas | Evite plantar com: | Alfeneiro chinês, hera inglesa, madressilva |
Espalhar: | Indeterminado | Usos: | Cobertura do solo, espécime |
Taxa de crescimento: | Lento | Família: | Melanthiaceae |
Necessidades de água: | Moderado a alto | Gênero: | Trílio |
Pragas e doenças comuns: | Veados, porcos, ratos, lesmas, caracóis; Antracnose, fuligem | Espécies: | branco, catesbaei, cernuum, cuneatum, decumbente, descolorir, ereto, flexipes, fedorento, magro, grandiflorum, Kurabayashii, lancifolium, ludoviciano, amarelo, manchado, nevado, oostingii, oval, rival, séssil, semelhante, sulcado, vaseyi |
Os três são perfeitos
Tudo que é bom vem em três, como diz o ditado. Neste caso, é certamente verdade. O trio de folhas segurando um trio de pétalas é uma coisa maravilhosa de se ver.

Muitas pessoas cultivam essas plantas para as flores, mas algumas variedades têm folhas tão marcantes que podem ofuscar as flores.
E o cultivo de trílios é uma solução elegante para aqueles pontos sombreados que podem ser difíceis de preencher.
Em que região você está cultivando suas plantas? Quais espécies você selecionou? Você conseguiu encontrá-los facilmente em uma creche local? Preencha todos os detalhes nos comentários.