Como cultivar e cuidar de árvores Kousa Dogwood
A beleza é muitas vezes injustamente associada à fragilidade, mas o corniso kousa destrói absolutamente esse estereótipo.

Criamos links para fornecedores para ajudá-lo a encontrar produtos relevantes. Se você comprar em um de nossos links, podemos ganhar uma comissão .
Graças à conhecida vulnerabilidade do corniso florido a doenças e pragas, é fácil supor que todo corniso é igualmente suscetível.
Mas Cornus kousa não tem essa fraqueza. Na verdade, sua resistência a infecções e infestações é o que torna essa árvore tão valiosa, especialmente aqui nos Estados Unidos.
Não que sua aparência não seja um trunfo importante.
Eu diria que, em um concurso de beleza, o corniso kousa daria ao corniso florido uma corrida séria por seu dinheiro.
Tem o pacote completo: flores deslumbrantes, frutas fabulosas, folhas lindas e uma forma fantástica.
Como acontece com qualquer planta, cultivar esta árvore exige conhecimento especializado. Ainda bem que o empacotamos em um guia de cultivo saboroso para você!
Aqui está um roteiro de onde estamos indo com tudo isso:
O que são árvores Kousa Dogwood?
Hardy nas Zonas 5 a 8 do USDA, o dogwood kousa vem da China, Japão e Coréia.
Esta árvore pertence à família Cornaceae e ao gênero Cornus , ao lado da florida C. florida e C. mas , a cereja da Cornualha.
Cornus – de cornu , que significa “duro” em latim – refere-se à madeira dura da planta, enquanto kousa é a palavra japonesa para “dogwood”.

C. kousa tem um hábito multicaule e atinge uma altura adulta e extensão de 15 a 30 pés.
O hábito começa em forma de vaso e torna-se mais arredondado com a idade, com ramificações em camadas proeminentes.
Esses galhos formam linhas horizontais distintas, que são atraentes no inverno e proporcionam um contraste fantástico com as linhas verticais das estruturas próximas.
A casca jovem lisa e marrom claro fica cinza e descasca com a idade, revelando mosaicos manchados de bege, marrom e cinza nas manchas esfoliadas. Em geral, esta árvore tem um crescimento lento, principalmente quando jovem.
As folhas simples, dispostas de forma oposta, têm formato de lança a oval, com veias foliares típicas no estilo dogwood que se originam da nervura central e se encontram nas pontas das folhas pontiagudas.
A cor da folha madura é verde escuro e muda de tons de roxo avermelhado para escarlate no outono.

Massas de pequenas e insignificantes flores verde-amareladas florescem no final de maio ao início de junho, cercadas por brácteas de folhas brancas cremosas que muitas vezes são confundidas com flores.
Brácteas de quatro pontas em forma de bola de futebol circundam cada cacho de flores verdadeiras e tendem a ficar rosadas com a idade.
No final de agosto a outubro, as flores dão lugar a atraentes drupas vermelho-rosadas a vermelhas, que se assemelham a framboesas em tamanho e forma.
Essas frutas são produzidas em caules finos, que anunciam ainda mais as frutas de aparência saborosa para pássaros e esquilos.

Esta árvore tem duas subespécies: kousa e chinensis . O primeiro é nativo do Japão e da Coréia, enquanto o último é originário da China.
Em geral, a subespécie chinesa tem hábito de crescimento mais livre e produz flores maiores do que as outras subespécies.
Cultivo e História
Originalmente encontrados apenas em seus países de origem asiáticos, os kousas às vezes são referidos por nomes comuns alternativos, como japonês, floração japonesa, coreano e dogwood chinês.
Trazidas pela primeira vez para os EUA por volta de 1875, essas árvores agora são comuns no cultivo aqui.

O dogwood kousa é resistente a pragas e doenças que representam um grande perigo para C. florida , o que o torna bastante valioso ornamentalmente.
Cruzar C. kousa com C. florida , quando feito com sucesso, pode resultar em um cruzamento híbrido que é bonito e menos propenso a problemas de saúde.
Muitos cultivares de dogwood kousa entraram no mercado, e um punhado recebeu o prestigioso Prêmio de Mérito de Jardim da Royal Horticultural Society.
Juntamente com sua resistência a doenças e pragas, C. kousa é valorizado no paisagismo por sua resistência ao gelo e relativa resistência ao frio.
Além disso, as bagas desta árvore são comestíveis tanto para humanos quanto para animais.
Claro, a casca é amarga e as sementes podem ser um pouco inconvenientes para comer, mas a polpa é deliciosa. Pode ser utilizada para fazer compotas e geleias, ou mesmo consumida crua.
Propagação
Tal como acontece com a maioria das espécies de Cornus , é melhor propagar C. kousa a partir de sementes, cortando estacas ou transplantando.
Esses métodos são listados aqui em ordem decrescente de dificuldade. Consulte nosso guia para cultivar dogwood florido para obter informações gerais de propagação.
Um aspecto da propagação de sementes que é exclusivo de C. kousa está em seus frutos.
Em vez de produzir um cacho de bagas vermelhas em forma de azeitona que amadurecem em agosto, C. kousa tem frutas esféricas e pontiagudas que pendem dos caules e terminam de amadurecer em meados de setembro.
Além disso, suas sementes são um pouco mais volumosas e de formato mais irregular do que as de C. florida .
Como crescer
Na minha opinião, essas árvores são lindas demais para crescer em condições abaixo do ideal.
Um dogwood kousa precisa ser plantado nas zonas de robustez do USDA 5 a 8 para um crescimento e estética ideais. Além disso, deve ser idealmente situado em pleno sol.

Dito isto, a sombra parcial também funciona. Também é bastante resistente ao frio e à geada para um Cornus , então não se preocupe se o seu local de plantio seguir a linha entre as Zonas 4 e 5 do USDA.
Essa árvore precisa ficar em um solo bem drenado e altamente fértil, como o arenoso. Acidez suave é outra obrigação, então procure um pH em algum lugar na faixa de 5,5 a 6,5.

É melhor manter a umidade do solo regando sempre que a parte superior do solo estiver seca ao toque.
Mas esta espécie é mais resistente à seca uma vez madura do que a maioria dos outros tipos de Cornus , então não se estresse se você afrouxar na irrigação suplementar.
Adicionar alguns centímetros de composto ou esterco bem apodrecido à zona das raízes na primavera ajudará a manter a fertilidade do solo. Você não precisa usar fertilizante suplementar se ficar atento a essas alterações anuais.
Dicas de Cultivo
- Plante nas Zonas de Resistência do USDA 5 a 8.
- Garanta um pH do solo de 5,5 a 6,5.
- Sempre que a parte superior do solo estiver seca, irrigue profundamente a zona da raiz.
Poda e Manutenção
A forma de aparência natural da maioria dos cornisos desenvolve uma bela forma por conta própria, sem a necessidade de qualquer poda.
Mas definitivamente ajuda a aparência e a saúde da árvore podar quaisquer galhos que estejam danificados, mortos ou doentes sempre que você os notar.
Pequenas podas anuais na primavera para remover galhos de fricção, cruzamentos e intrusivos aumentarão o fluxo de ar e melhorarão a estética.
Junte as folhas caídas depois que elas caírem. Manter uma camada de cobertura morta de duas a quatro polegadas sobre a zona da raiz sem entrar em contato com o tronco ajudará a suprimir o crescimento de ervas daninhas e evitar a perda de umidade.
Cultivares a Selecionar
Para um espécime para você começar, você pode comprar um dogwood kousa em um recipiente nº 1, nº 4 ou nº 5 da Nature Hills Nursery .

Kousa Cornus
Juntamente com as espécies padrão, algumas cultivares impressionantes estão disponíveis hoje. Vamos explorar alguns.
Estrela de Ouro
Uma cultivar da subespécie chinensis de 20 pés de altura e 15 pés de largura, ‘Gold Star’ tem folhas com um amplo toque de variegação amarela correndo verticalmente no centro, hastes de folhas vermelhas e as brácteas brancas são um pouco menos pontiagudas do que as espécies padrão.

No outono, a variegação amarela fica vermelha e as bordas das folhas se transformam em um tom roxo-avermelhado.
Com uma forma geral caída para arrancar, ‘Gold Star’ ganha seu nome em beleza e distinção.
via Láctea
Outra cultivar chinensis , ‘Milky Way’ tem flores prolíficas e brilhantes, assim como as estrelas da nossa galáxia.

Atingindo uma altura e largura de 20 pés na maturidade, esta variedade floresce intensamente em junho, com folhas que mudam de tons de vermelho-alaranjado para escarlate no outono.
Essa cultivar produz bagas grandes que amadurecem no verão e persistem por muito tempo até o final do outono, após o ponto de queda das folhas. Com sua floração incomparável, ‘Milky Way’ não é uma variedade a ser ignorada.
Senhorita Satomi
Também vendido sob os nomes comerciais ‘Rosabella’ e ‘New Red’, ‘Miss Satomi’ tem belas brácteas de folha
s cor de rosa e atinge uma altura de 12 a 15 pés com uma propagação de 10 a 12 pés quando totalmente crescida.

Essa variedade é uma ótima escolha para quem busca uma mudança nas “flores” brancas comuns. Além disso, ‘Miss Satomi’ foi uma vencedora de 1993 do RHS Award of Garden Merit!
raio de luar
Quer tamanho acima da quantidade? Com ‘Moonbeam’, você terá flores duas vezes maiores que as das espécies padrão, com cada flor medindo de sete a oito polegadas de diâmetro.
Com uma altura madura e largura de 15 a 25 pés, ‘Moonbeam’ prova que maiores (flores) às vezes são melhores.
olhos de lobo
Embora C. kousa já seja uma pequena árvore de sub-bosque, ‘Wolf Eyes’ é ainda menor, chegando a 15 pés de altura e largura.

Junto com seu tamanho diminuto, ‘Wolf Eyes’ ostenta folhas com bordas brancas que transformam um rosa deslumbrante em vermelho no outono.
Essa variegação na folhagem é bastante estável e as folhas são menos propensas a queimar do que as de outros tipos variegados de Cornus .
Esta planta é de crescimento lento e, na verdade, prefere sombra parcial a pleno sol.
Outro ganhador do RHS Award of Garden Merit, concedido em 2012, ‘Wolf Eyes’ se encaixa nos espaços sombreados e apertados dos jardins onde outras árvores não – e o faz com estilo.
Manejo de Pragas e Doenças
Uma das melhores características de C. kousa é sua resistência a pragas e patógenos.
Problemas comuns de Cornus , como antracnose, oídio e infestações de brocas de corniso, não são um problema para esta árvore.

Usar ferramentas de jardinagem esterilizadas, plantas livres de doenças e solo limpo são maneiras sábias de prevenir possíveis problemas, é claro.
A seleção de cultivares reconhecidas por sua resiliência é outra estratégia inteligente.
Mas, na maioria das vezes, um C. kousa não requer a preocupação com a infestação e infecção que, digamos, um espécime de C. florida exigiria.
Certifique-se de selecionar um local de plantio apropriado com exposição solar adequada e drenagem do solo para evitar problemas com podridão e promover a floração.
Melhores usos
O corniso de Kousa é lindo o suficiente para posar como um espécime na paisagem – é um show de uma planta.
Mas quando plantadas em múltiplos e dispostas em linha, essas árvores criam uma borda sólida e estética. Certamente parecerá melhor do que uma parede ou cerca, se assim posso dizer!

Como plantação de fundação, a ramificação horizontal desta árvore combina muito bem com as linhas verticais formadas pelos cantos e bordas dos edifícios, fazendo com que as estruturas feitas pelo homem pareçam maiores.
E nem é preciso dizer que C. kousa é o plantio perfeito para quem deseja a estética do corniso sem qualquer risco significativo de pragas e doenças.
Guia de referência rápida para cultivo
Tipo de planta: | Árvore de folha caduca | Cor da flor/folhagem: | Amarelo dourado, branco/verde escuro |
Nativo de: | China, Japão, Coreia | Manutenção: | Moderado |
Resistência (Zonas USDA): | 5-8 | Tolerância: | Frio, veado, antracnose de corniso, brocas de corniso, geada, oídio |
Tempo de floração: | Maio a junho / final da primavera ao início do verão | Digite apenas: | úmido, fértil |
Exposição: | Sol pleno a sombra parcial | pH do solo: | 5.5-6.5 |
Tempo para Maturidade: | 5-7 anos | Drenagem do Solo: | bem drenado |
Espaçamento: | 20 pés de distância, 6 pés de estruturas | Atrai: | Abelhas, outros insetos polinizadores, pássaros canoros, esquilos |
Profundidade de Plantio: | 1/2 polegada (sementes), profundidade do sistema radicular (transplantes) | Usos: | Fronteira, plantação de fundação, espécime |
Altura: | 15-30 pés | Família: | Cornaceae |
Espalhar: | 15-30 pés | Gênero: | Buzina |
Necessidades de Água: | Moderado | Espécies: | Kousa |
Pragas e doenças comuns: | podridão da raiz | Subespécies: | Chinês, suspirar |
Descasque a Árvore Certa
Como um entusiasta das árvores, dói-me dizer isto… mas nem todas as árvores devem ser plantadas. Como uma pereira Bradford, por exemplo.
Plantar uma espécie conhecida hoje como invasora na maior parte dos Estados Unidos seria um erro total, assim como interpretar mal a simpatia de um barman por flerte.

Mas estou confiante em dizer que o corniso kousa é definitivamente digno de um lugar em sua paisagem se você mora em uma Zona de Resistência adequada. A sua beleza e resiliência são suficientes para lhe merecer um lugar no seu jardim.