Como cultivar e cuidar de árvores de guarda-chuva dentro de casa
Plantas de guarda-chuva de crescimento rápido, adaptáveis e resistentes oferecem uma vibração tropical deliciosa sem problemas. Não é de admirar que você possa encontrá-los em praticamente qualquer viveiro ou varejista de plantas domésticas por uma música!

Criamos links para fornecedores para ajudá-lo a encontrar produtos relevantes. Se você comprar em um de nossos links, podemos ganhar uma comissão .
Se você está procurando uma planta de casa que não o deixe louco com suas exigências e natureza delicada, é isso.
Novo em plantas de casa? Quer apresentar seus filhos ao cultivo de plantas? Escolha uma planta guarda-chuva. Eles são realmente fáceis de cuidar.
Pronto para aprender mais? Aqui está tudo o que veremos. Repare que não há uma única referência a Rihanna no horizonte…
Planta de guarda-sol, árvore de polvo, árvore de guarda-chuva – como você chama, esta planta de casa clássica permanece uma favorita constante há anos.
De tons sólidos ou variegados a espécies e cultivares anãs ou de tamanho normal, você tem todos os tipos de opções para escolher. Vamos falar de guarda-chuvas!
Cultivo e História
A primeira espécie identificada de planta guarda-chuva foi descrita por Hendrik van Rheede, naturalista e administrador da Companhia Holandesa das Índias Orientais.
Ele ilustrou e descreveu S. venulosa , uma espécie videira, na década de 1680.
Quando o capitão James Cook partiu em sua famosa viagem em 1768, havia menos de 10 espécies identificadas.

No século XIX, os exploradores europeus começaram a identificar essas plantas com mais regularidade. Avançando para meados de 1800, exemplos foram trazidos para a Europa para serem estudados e cultivados.
Este gênero parece estar sendo constantemente reclassificado, então segure seu chapéu porque será uma viagem acidentada até a cidade de taxonomia botânica.
No momento, as árvores guarda-chuva são classificadas no gênero Heptapleurum .
Mas a maioria das pessoas ainda os conhece como Schefflera , em homenagem a Jacon Christian Scheffler, um botânico e médico alemão que atuou no início do século XVIII.
Antes disso, eles tinham várias outras classificações taxonômicas, incluindo Brassaia .
Como quer que as chamemos esta semana, essas plantas são nativas de Taiwan, sul da China, Austrália, Java e Nova Guiné.
Existem duas espécies comuns, H. arboricola , ou a árvore guarda-chuva anã, e H. actinophylla , a árvore guarda-chuva de tamanho padrão.
Na maioria das áreas, as árvores de guarda-chuva anãs são cultivadas como plantas de casa dentro de casa, onde geralmente atingem cerca de 1,8 a 2,5 metros de altura no máximo.

Ao ar livre, em condições ideais, podem atingir até 25 pés de altura. A espécie de tamanho padrão tem cerca do dobro dessa altura ao ar livre e chega a cerca de 12 pés em ambientes fechados.
Eles também produzem cachos de flores amarelas brilhantes quando cultivados ao ar livre, mas raramente florescem dentro de casa.
Se você mora nas zonas de robustez do USDA de 10 a 12, pode cultivar esta planta ao ar livre o ano todo. Basta verificar os regulamentos locais porque as plantas guarda-chuva podem se tornar invasivas.
Essas plantas têm folhas compostas palmadas, o que significa que os folhetos irradiam de um único ponto central.
Muitas vezes você também ouvirá as pessoas chamá-las de folhas “parecidos com palmeiras”, porque se assemelham a uma mão humana com os dedos abertos.
Propagação
Em uma escala de monstera (fácil) a avenca (não tão fácil), as árvores guarda-chuva caem solidamente na extremidade monstera do espectro de propagação.
Eles são fáceis de propagar a partir de estacas ou por meio de camadas de ar. As sementes também são fáceis, embora lentas, supondo que você tenha acesso a outras super frescas.
da semente
É totalmente possível cultivar essas plantas a partir de sementes, mas não é uma opção confiável, a menos que você tenha acesso a sementes que foram colhidas recentemente.
Normalmente, você pode localizá-los em lugares como o Havaí ou a Flórida, onde essas plantas são comumente cultivadas ao ar livre. Se encomendar online, certifique-se de que são frescos.
As sementes têm uma taxa de germinação bastante baixa, a menos que sejam excepcionalmente frescas. Estamos falando de menos de uma semana ou mais. À medida que envelhecem, a taxa de germinação cai drasticamente.
Depois de ter suas sementes frescas, coloque-as em água morna a quente (90 a 140 ° F) e deixe de molho por pelo menos 12 horas.
Encha recipientes de quatro polegadas com uma mistura de vasos fresca, retentora de água e argilosa e semeie uma semente por recipiente com cerca de meia polegada de profundidade.
Se você quiser ser super cauteloso, plante duas sementes por recipiente, caso uma não germine.
Você sempre pode arrancar a muda mais fraca se duas crescerem. Caso contrário, apenas comece com o dobro de vasos que você acha que precisará se tiver as sementes disponíveis para isso.
Regue bem o meio para que fique úmido, mas não molhado. Coloque o pote sob luz indireta brilhante em um local que fique entre 72 e 85 ° F.
Se você mora em algum lugar seco, coloque plástico sobre o recipiente para ajudar a reter a umidade.
Agora, é hora de se apressar e esperar. Demora cerca de um mês para as sementes germinarem. Durante esse tempo, você precisará manter o solo úmido e não deixá-lo esfriar. Se as temperaturas caírem abaixo de 72 ° F por muito tempo, elas não germinarão.
Assim que as mudas surgirem, sustente o plástico com um galho ou pauzinho para que as mudas não toquem nele ou remova-o.
Continue a manter a umidade do solo. Espere até que as plantas tenham alguns centímetros de altura antes de transplantá-las para fora ou para um vaso maior e decorativo.
de estacas
Muitos tipos de plantas domésticas podem ser propagadas por meio de estacas, e as plantas guarda-chuva definitivamente fazem parte desse grupo.
Você pode fazer isso em qualquer época do ano, mas o caule que você está cortando deve ser pelo menos tão grosso quanto um lápis.
Pegue uma tesoura afiada ou uma faca de enxerto e limpe com água e sabão. Faça um corte de cerca de dez centímetros de comprimento e corte-o em um ângulo de 45 graus.
Você também quer ter certeza de obter um nó de crescimento, que é o anel no caule do qual as folhas emergem e pelo menos uma folha.

Coloque o corte em uma panela de três polegadas cheia de meio de partida de sementes umedecido ou em um copo de água em temperatura ambiente. O nó folha precisa ser submerso.
Mantenha o corte em uma área quente com pelo menos 70 ° F, com luz solar direta e intensa. Depois de um mês ou mais, o corte deve desenvolver raízes. Enquanto isso, seu trabalho é manter o solo úmido ou trocar a água a cada poucos dias para evitar mofo.
Você poderá ver isso facilmente se estiver cultivando o corte na água. Se você estiver cultivando no solo, dê um leve puxão na planta e veja se ela resiste. Se assim for, você tem algumas raízes saudáveis lá embaixo!
Agora você pode transplantar sua muda para um vaso permanente.
Transplante de mudas e inícios de vasos
Quase todo mundo que vende plantas domésticas carrega árvores guarda-chuva.
Você pode pegar as cultivares mais comuns para uma música. Depois de trazer o seu para casa, isole-o por uma semana ou mais para garantir que você não esteja trazendo patógenos ou pragas pedindo carona.
Esteja você transplantando mudas ou estacas enraizadas que você propagou em casa, ou replantando o viveiro, o processo aqui é essencialmente o mesmo.
Você não quer subir mais de um tamanho maior do que o vaso em que a planta veio. Um recipiente excessivamente grande aumenta o risco de podridão da raiz. Certifique-se de que também tenha um orifício no fundo para drenagem.
Encha o recipiente escolhido com um pouco de terra para vasos. Este tipo de planta tem um pH neutro, que é o que a maioria dos solos de vasos pré-misturados tem, então não se preocupe em corrigir o solo.
Retire a muda de seu vaso original e retire o máximo possível de solo da raiz.
Coloque a planta na mesma profundidade em que estava no vaso. Você pode enterrá-lo apenas um pouco mais fundo, mas não enterre o caule ou aumentará o risco de podridão.
Regue bem e deixe o solo assentar um pouco. Adicione mais terra para vasos, se necessário.
Através de camadas de ar
As camadas de ar são mais fáceis na primavera, quando as plantas guarda-chuva estão crescendo ativamente com uma longa estação de crescimento pela frente, mas você também pode fazê-lo no verão ou no outono, se quiser. Apenas não tente arejar as plantas no inverno, quando elas estiverem dormentes.
Para começar, pegue uma faca limpa e procure uma área no caule entre os nós das folhas. Faça um corte de uma polegada de comprimento, apenas cortando a camada externa verde, mas não até o centro.
Você deseja levantar suavemente a camada externa verde, mas deixá-la presa em uma extremidade. Insira um palito na fatia que você fez para evitar que ela feche novamente.
Umedeça um punhado de musgo esfagno e enrole-o no caule onde fez o corte. Enrole filme plástico sobre isso para manter o musgo no lugar.
Prenda na parte superior e inferior com barbante, laços de zíper ou barbante. Eu gosto de prender com fita adesiva a parte inferior, mas uso barbante na parte superior para poder abri-la e verificar o nível de umidade ocasionalmente.
O musgo precisa ficar úmido e a planta deve estar em um local com temperaturas em torno de 70 a 80 ° F e exposição à luz indireta e brilhante.
Dentro de um mês ou mais, você deve começar a ver as raízes crescendo no musgo.
Quando o plástico estiver cerca de 50% cheio de raízes, corte o caule abaixo do musgo usando uma tesoura limpa.
Você deseja separar o caule da planta-mãe, com as novas raízes anexadas. Plante-o em um recipiente cheio de meio de envasamento.
Como crescer
Tal como acontece com muitas plantas de casa, essas plantas não gostam de luz solar direta. No entanto, eles vão tolerar um pouco, só não os deixe bem no meio de uma janela voltada para o oeste no verão.

Idealmente, dê a eles luz solar intensa, mas indireta, como aquela luz filtrada que você tem na frente de uma janela voltada para o sul coberta com cortinas transparentes. Muita sombra fará com que fiquem pernudas.
Onde quer que você coloque o seu, gire-o regularmente para promover um crescimento uniforme.
Se você mora em uma casa mal isolada e com correntes de ar em uma região que passa por invernos gelados, convém afastar essa planta de janelas ou portas.
As árvores de guarda-chuva precisam de temperaturas acima de 55 ° F para serem felizes, embora uma breve exposição a qualquer coisa acima de zero seja boa.
Assim como você deve errar ao fornecer muito sol em vez de muito pouco, as árvores guarda-chuva devem ser mantidas no lado mais seco. Eles preferem solo consistentemente úmido que seca uma polegada de profundidade entre as regas.
Se você enfiar um dedo no solo e ele parecer encharcado, não regue. Espere até que esteja seco até a primeira junta. Essa é a hora de adicionar água.
Se você não tiver certeza, espere. Sua planta ficará bem com breves períodos de seca ocasionais. Mas não ficará bem se tiver raízes encharcadas com alguma regularidade.
As árvores de guarda-chuva não são grandes alimentadoras, mas você vai querer dar a elas uma coisinha a cada poucos meses, da primavera ao outono. Qualquer fertilizante suave para plantas domésticas serve.

Dr. Earth Pump & Grow
Dr. Earth Pump & Grow é uma opção equilibrada, extremamente suave, e vem com uma bomba conveniente para que você possa espremer um pouco em seu regador e aplicá-lo quando fizer sua rega de rotina.
Pegue 16 onças na Arbico Organics .
Dicas de Cultivo
- Coloque sob luz indireta e brilhante e gire regularmente.
- Mantenha-os longe de portas e janelas com correntes de ar durante os meses frios.
- Fertilize a cada dois ou três meses durante a estação de crescimento.
Poda e Manutenção
Estas plantas são propensas a se tornar pernudas. Prevenir é melhor do que remediar, portanto, mantenha sua planta sob luz suficiente e gire-a regularmente.

Além disso, ajuda muito levar guarda-chuvas para fora durante os meses mais quentes. As brisas variáveis encorajam as plantas a desenvolver caules mais fortes e a produzir galhos adicionais.
Você pode até conseguir algumas flores se deixá-las viver um pouco do lado de fora!
As plantas de guarda-chuva podem crescer nas Zonas 10 a 12 em tempo integral e em qualquer outro lugar, desde que as temperaturas não caiam para 35 ° F – elas ficarão bem se a temperatura cair tão baixo uma noite aqui ou ali, mas não se isso acontece com alguma regularidade.
Quando as temperaturas noturnas estiverem acima de 60 ° F, eles ficarão perfeitamente felizes.

Dentro de casa, eles tendem a ser um pouco mais fracos e desgrenhados. Se sua planta ficar um pouco pernalta, apesar de seus melhores esforços, e o dossel estiver se tornando esparso e fino, corte alguns dos caules cerca de quinze centímetros acima do solo.
Não podar tudo de uma vez. Provavelmente sobreviverá, mas é melhor prevenir do que remediar. Evite podar mais da metade do crescimento geral de cada vez.
Você também pode usar uma estaca para fornecer algum suporte se as plantas estiverem ficando grandes e vacilantes para ajudar a limitar o quanto você precisa podar para mantê-las sob controle.
Perder as folhas inferiores com o tempo é um aspecto normal do hábito de crescimento desta planta, dando-lhe uma aparência de árvore com uma copa em forma de guarda-chuva.
Para estimular um crescimento mais espesso à medida que o novo material surge, belisque as pontas a cada poucas semanas.
Polvilhe as folhas regularmente. É uma tarefa fácil de esquecer, mas tem um grande impacto na saúde de sua planta.
Espécies e Cultivares a Selecionar
Embora não existam muitos cultivares comumente disponíveis (ainda), existem alguns lindos tipos de creme ou amarelo variegados por aí, se você estiver procurando por um pouco de variedade.
Actinophylla
Esta é a espécie original de grande porte. Pode ser um pouco mais difícil de encontrar do que as espécies anãs e suas cultivares.
Mas se você quiser uma planta com folhas extremamente grandes e que possa ser cultivada como uma árvore de interior, escolha esta.

árvore de guarda-chuva
Sentindo a grande ousadia disso tudo? Árvores de crescimento rápido carregam árvores de três a quatro ou quatro a cinco pés de altura.
Compacta
‘Compacta’ é uma cultivar de H. arboricola de hábito de crescimento denso.

Ele fica ainda menor que seu pai anão e raramente cresce mais de um metro e meio de altura.
Capela Dourada
‘Gold Capella’ é outro H. arboricola e outra opção extremamente popular (além das espécies anãs) e não há mistério sobre o porquê.

As folhas são dramaticamente variegadas com tons de amarelo dourado brilhante e verde profundo.
Janine
Uma das minhas favoritas, esta cultivar H. arboricola tem variegação branca cremosa em uma planta anã com folhas pequenas.

Fica abaixo de quatro pés de altura.
Trinette
‘Trinette’ é fortemente variegada com folhas amarelas, brancas e verdes.
Sob luz forte, algumas das folhas desta cultivar de H. arboricola podem ser totalmente amarelas e brancas, ou quase isso, com manchas verdes nas margens.

‘Trinette’
Traga para casa uma planta ‘Trinette’ de um metro de altura da Fast Growing Trees .
Manejo de Pragas e Doenças
A menos que sejam estressadas por más condições ambientais, como pouca luz ou muita água, as árvores guarda-chuva raramente são visitadas por pragas ou patógenos.
Mesmo quando tive problemas com pragas em minhas plantas de casa, os bichos indesejados se alimentavam de espécies aparentemente mais saborosas, como minhas alocasias e violetas africanas .
insetos
Nada incomum para se preocupar aqui. Fique atento a essas pragas comuns de plantas domésticas:
cochonilhas
Cochonilhas (família Pseudococcidae) são incrivelmente comuns, alimentando-se de todos os tipos de espécies de plantas domésticas.
Embora as árvores guarda-chuva provavelmente não sejam sua primeira escolha, elas usarão suas minúsculas partes bucais sugadoras de seiva para se alimentar dessas plantas.
Quando isso acontece, as folhas ficam descoloridas com pontilhado amarelo e, se houver insetos suficientes, o crescimento será atrofiado.
Essas pragas são muitas vezes confundidas com um sinal de doença porque se movem muito lentamente, e algumas delas são cobertas por uma camada de cera semelhante a um algodão que se parece com um fungo.
Você pode lidar com essas pragas da maneira usual. Isso inclui colhê-los manualmente ou aparar galhos muito infestados.
Além disso, você pode tentar limpá-los com álcool isopropílico. Se tudo mais falhar, é hora de usar o sabão inseticida.
Nosso guia tem mais informações para ajudá-lo a lidar com o problema da cochonilha .
Escala
Cochonilhas são pequenos insetos sem asas da ordem Hemiptera.
Como cochonilhas, eles usam suas peças bucais semelhantes a canudos para se alimentar da seiva das plantas. Essa alimentação torna as folhas amarelas e faz a planta murchar e cair.
Eles podem variar em aparência, dependendo se são blindados ou macios, mas geralmente são ovais e um tanto achatados. Eles se movem lentamente e tendem a se agrupar em grupos.
Se você pegar uma infestação rapidamente, basta pegar uma faca de manteiga e raspá-los suavemente em uma tigela com água e sabão. Para obter mais dicas, leia nosso artigo sobre como lidar com a escala .
ácaros
Se você notar que sua planta está seca e as folhas parecem meio amareladas e tristes, examine sua planta de perto. Você pode ver muitas teias finas nas folhas e caules.
Essa teia provavelmente será preenchida com pequenos pontos, que são os exoesqueletos descartados dos ácaros.
Os ácaros gostam de condições secas. Se você mantiver sua planta úmida e úmida, raramente terá que se preocupar com eles. Mas são bem comuns, então nunca diga nunca!
Se você notar os sinais indicadores dessas pragas, leia nosso guia para gerenciar infestações de ácaros para aprender como lidar.
Doença
Na maioria das vezes, você encontrará problemas causados por condições ambientais erradas, e não por doenças. Na verdade, as plantas de interior raramente apresentam infecções.
Mas existem questões ambientais como excesso de água ou baixas temperaturas que podem causar problemas.
Por exemplo, se um galho de repente ficar preto e cair, provavelmente é devido a danos causados pelo frio.
Talvez você acidentalmente tenha deixado a planta do lado de fora em uma noite fria ou o calor foi desligado. Dentro de uma semana, a exposição a baixas temperaturas faz com que as folhas fiquem pretas, murchem e caiam.
Enquanto as raízes não morrerem, um novo crescimento substituirá o material que caiu. Apenas dê um tempo e apare qualquer uma das coisas mortas.
Muita água, por outro lado, simplesmente afoga as raízes, sufocando-as. A podridão da raiz às vezes pode envolver um patógeno bacteriano ou fúngico, mas nem sempre.
A planta vai murchar e as folhas vão começar a ficar pretas, começando pelas pontas. Afaste-se da rega e certifique-se de que o orifício de drenagem do vaso não está bloqueado.
Melhores usos
A maioria das pessoas apenas deixa sua planta guarda-chuva se destacar como um espécime dentro ou fora de um recipiente.
Você também pode usá-los para fazer bonsai. Ou seja criativo e use o seu como pano de fundo para algumas vinhas ou plantas mais curtas.
Guia de referência rápida para cultivo
Tipo de planta: | árvore perene tropical | Cor da flor/folhagem: | Amarelo/verde, amarelo, branco, variegado |
Nativo de: | Austrália, Java, Nova Guiné, Sul da China, Taiwan | Manutenção: | Baixo |
Resistência (Zonas USDA): | 10-12 | Tolerância | alguma seca |
Tempo/estação da floração: | Evergreen (flores de verão ao ar livre) | Necessidades de água: | Moderado |
Exposição: | Sol parcial ou meia sombra (ao ar livre); luz brilhante e indireta (dentro de casa) | Digite apenas: | Argiloso |
Tempo para Maturidade: | Até 30 anos ao ar livre | pH do solo: | 6.0-7.0 |
Profundidade de Plantio: | 1/2 polegada (sementes), igual ao recipiente (transplantes) | Drenagem do Solo: | bem drenado |
Altura: | Até 8 pés dentro de casa | Família: | Araliaceae |
Espalhar: | Até 6 pés dentro de casa | Gênero: | Heptapleurum syn. Schefflera |
Pragas e doenças comuns: | Cochonilhas, escamas, ácaros; podridão da raiz | Espécies: | canadense, chinesa, ocidental, floresta |
Árvores de guarda-chuva são as melhores plantas de casa fáceis
Com suas vibrações tropicais e natureza descontraída, as plantas guarda-chuva ganharam um lugar no hall da fama das plantas domésticas.

É a primeira vez que você cultiva esse tipo de planta? Ou você está aqui procurando novas ideias para ajudar sua planta a prosperar? Preencha-nos abaixo, na seção de comentários.