Forsythia spp.
O gênero Forsythia é um grupo de plantas da família Oleaceae, ou família das oliveiras. Inclui 11 espécies de arbustos lenhosos decíduos que dão flores amarelas ousadas no início da primavera.
Adequado para jardineiros nas zonas de robustez do USDA 5 a 8, essas plantas crescem rapidamente e variam em altura de 12 polegadas a 10 pés de altura.
Neste artigo, você aprenderá como cultivar e manter a forsítia em seu espaço ao ar livre.

Criamos links para fornecedores para ajudá-lo a encontrar produtos relevantes. Se você comprar em um de nossos links, podemos ganhar uma comissão .
Aqui está o que está na loja:
Vamos descobrir como esse arbusto ornamental chegou ao jardim americano.
Cultivo e História
A história da forsítia, conforme delineada pelos membros do Arnold Arboretum da Universidade de Harvard, revela a popularidade entre os jardineiros que progridem pelo Japão, China, Europa e Coréia, antes de se tornar uma atração botânica e, finalmente, um item básico do jardim nos Estados Unidos.
Aqui no Nordeste onde moro, ela se naturalizou a ponto de muita gente achar que é uma espécie nativa.

No final dos anos 1700, uma expedição holandesa de coletores de plantas viajou para o Japão. Um deles era Carl Thunberg, aluno do proeminente botânico e taxonomista sueco Carl Linnaeus.
Ele trouxe um arbusto com ramos arqueados e flores amarelas que se pensava ser um lilás, e classificou-o como Syringa suspensa .
Em 1800, foi decidido que a planta não era realmente um lilás, e o gênero Forsythia foi criado.
A nova espécie foi chamada de Forsythia suspensa , em homenagem a William Forsythe, um botânico escocês que foi membro fundador da Royal Horticultural Society e diretor do Royal Garden em Kensington.
O cultivo holandês continuou em meados de 1800, quando o botânico escocês Robert Fortune fez uma viagem à China para a Horticultural Society of London.

Trouxe um espécime classificado como F. viridissima , de ramos eretos e flores amarelas tingidas de verde , que se mostrou menos resistente ao frio que a F. suspensa .
No final de 1800, uma planta foi descoberta em um jardim botânico alemão que parecia ser o resultado de um cruzamento não intencional entre as duas espécies conhecidas de forsítia. Foi nomeado Forsythia x intermedia e se tornaria a base para muitas das variedades cultivadas hoje.

No final do século 19, uma espécie foi descoberta crescendo na Albânia. Tinha menos flores e menos apelo ornamental do que outros tipos, e foi nomeado F. europaea . Continua a ser a única espécie conhecida não de origem asiática.
Nas décadas de 1920 e 1930, novas espécies foram identificadas, incluindo a excepcionalmente vistosa F. viridissima var. coreana .
Em 1940, a variedade cultivada F. viridissima ‘Bronxensis’ estava em exibição no Jardim Botânico de Nova York.
Hoje, a forsítia de fronteira comum, F. x intermedia e suas muitas cultivares nomeadas, são as plantas mais facilmente disponíveis no mercado para o jardineiro doméstico. São arbustos resistentes que toleram uma variedade de solos e exibem excelente tolerância à seca e ao sal .
Propagação
Forsythia é fácil de cultivar e cresce rápido.
Tipos maiores podem crescer até 24 polegadas em um ano. Brooke Beebe e Carolyn Summers, do The Native Plant Center no Westchester Community College, listam a forsítia como uma espécie invasora comum , embora o USDA não faça essa designação.
A forsítia é estolonífera, o que significa que quando um galho entra em contato com o solo pode criar raízes e dar início a outro arbusto.

Para jardineiros iniciantes , ou aqueles que pensam que não têm um polegar verde, esta é uma planta incrível para experimentar e criar confiança.
Você saberá o que quero dizer quando ler as sete – sim, sete – maneiras de iniciar sua própria fábrica:
- porta-enxerto nu
- Porta-enxerto ensacado com serapilheira com terra
- Por divisão
- Camadas
- da semente
- vasos de berçário
- Estacas de caule
Vamos dar uma olhada em cada método.
porta-enxerto nu
Os viveiros on-line geralmente fornecem porta-enxertos simples porque é leve e econômico para enviar pelo correio.
Consiste em um caule enraizado com todo o solo removido. Ao recebê-la, no outono, ela precisa ser regada e plantada o quanto antes.
Para fazer isso, coloque as raízes em um balde de água enquanto trabalha o solo do jardim a uma profundidade de cerca de 12 polegadas.
Corrija o solo com composto, cobertura morta ou areia, conforme necessário, para garantir uma boa drenagem.
Coloque as raízes nuas no solo de forma que a copa – onde as raízes e o caule se encontram – fique cerca de 2,5 cm acima do nível do solo.
Aterre com terra e tampe. Poço de água. Bata novamente para remover bolsas de ar no solo.
Porta-enxerto ensacado com serapilheira com terra
As raízes e o solo, com pelo menos um caule estabelecido, estão contidos em um saco de aniagem biodegradável que deve ser plantado diretamente no solo.
Este é o método mais rápido e fácil, mas também o mais caro.
Prepare uma cama de solo conforme descrito acima.
Coloque todo o saco biodegradável no solo de forma que a coroa, onde o caule encontra as raízes, fique cerca de 2,5 cm acima do nível do solo.
Aterre com terra e tampe. Regue bem e, em seguida, tampe o solo novamente para remover bolsas de ar.
O porta-enxerto ensacado com estopa é melhor plantado no outono.
Por divisão
A divisão de plantas funciona muito bem com plantas perenes herbáceas e macias, mas é um pouco mais difícil com arbustos lenhosos.
O processo, que é melhor realizado após a floração ou no outono, envolve cavar diretamente as raízes de uma planta estabelecida para separá-la em duas ou mais plantas.
Requer força para forçar a pá para baixo, quebrar as raízes e levantar o monte de terra e plantar do solo para transplantá-lo para outro lugar.
Além disso, você pode ter que aparar algumas bengalas velhas e duras para poder colocar sua pá na planta para fazer o trabalho.
Para obter mais informações sobre esse processo, consulte nosso guia para dividir plantas perenes .
Depois de dividir uma seção, transplante-a para o local desejado.
Prepare o solo conforme descrito acima.
Coloque a planta no solo de forma que a copa fique cerca de 2,5 cm acima do nível do solo.
Preencher com terra e compactar, regar bem e, em seguida, compactar novamente para remover quaisquer bolsões de ar.
da semente
O cultivo de forsítia a partir de sementes geralmente não é recomendado, pois a viabilidade e as taxas de germinação são incertas. Variedades cultivadas, especialmente híbridas, não podem ser contadas para replicar a qualidade ou as características de uma planta-mãe.
Se você decidir semear, veja como fazê-lo:
Você pode começar as sementes dentro de casa seis a oito semanas antes da última data média de geada, ou semeá-las diretamente após a data ter passado.
Semeie as sementes com um quarto de polegada de profundidade no solo para vasos e coloque-as em um local quente, longe da luz solar direta.
Mantenha-os úmidos, mas não encharcados.
Diminua as mudas para uma por vaso inicial ou célula de caixa de ovos e transplante-as ao ar livre quando tiverem pelo menos dois conjuntos de folhas verdadeiras.
Coloque-os no solo que foi preparado como acima. O solo no vaso inicial deve estar nivelado com o solo moído.
Espace as mudas de acordo com suas dimensões maduras. Plante variedades anãs de um a dois pés de distância, plantas de cobertura de tamanho moderado de quatro a seis pés de distância e as maiores variedades de oito a 10 pés de distância.
Tampe o solo e regue suavemente, mas completamente.
Camadas
A mergulhia é uma maneira de fazer uma nova planta dobrando o caule de uma planta estabelecida no chão e deixando-a criar raízes.
Esse processo geralmente é feito na primavera ou no início do verão.
Escolha um galho comprido que se dobre facilmente. Procure uma cana fresca e jovem com um novo crescimento.
Dobre-o no chão.
Raspe cerca de 2,5 cm do caule, 20 a 30 cm da ponta, onde toca o solo para quebrar seu córtex, a camada externa.
Faça uma depressão rasa, com cerca de 2,5 cm de profundidade, no solo abaixo do caule dobrado e raspado.
Empurre o caule suavemente para dentro da depressão e cubra com terra
Pese o solo sobre o caule com uma pequena pedra ou tijolo e mantenha o solo úmido, mas não encharcado.
No outono, desde que apareça um novo crescimento, as raízes estarão formadas e você poderá separar a nova planta de sua mãe cortando o caule que as une.
Se você deixou sua estratificação um pouco tarde e não vê sinais de novo crescimento, deixe-a hibernar e separe e transplante na primavera seguinte.
Desenterre a nova planta, descendo cerca de 10 polegadas e deixando uma quantidade generosa de solo anexado.
Transplante-o para um local de sua escolha, onde você preparou o solo conforme descrito acima.
Coloque-o no chão para que o solo agarrado às raízes fique nivelado com o solo.
Aterre e tampe o solo. Regue bem e aperte novamente para remover bolsas de ar.
vasos de berçário
Os centros de jardinagem costumam ter vasos que variam de quart a galões que contêm um ou mais caules enraizados em meio de envasamento .
Os caules podem ser curtos ou altos, dependendo da idade e se foram ou não podados.
Trabalhe o solo conforme descrito acima.
Retire o vaso da planta e coloque-o de forma que o solo do vaso fique no nível do solo.
Encha com terra e tampe, regue bem e tampe novamente para remover quaisquer bolsões de ar.
Estacas de caule
Caules colocados diretamente no solo podem gerar raízes, especialmente com uma pequena ajuda de algum hormônio de enraizamento em pó. Para obter melhores resultados, corte os caules na primavera.
Corte uma cana fresca e verde em seu ponto de origem, logo acima da linha do solo.
Corte o caule em seções de cerca de quinze centímetros de comprimento e retire as folhas da parte inferior de três centímetros de cada seção. Lembre-se de manter as estacas orientadas da mesma forma que estavam crescendo.
Mergulhe a extremidade inferior de cada corte individual no pó de hormônio de enraizamento.
Use uma ferramenta de remoção de ervas daninhas longa e estreita, como você usa para cavar dentes-de-leão, para fazer um buraco estreito um pouco mais largo que uma bengala e com cerca de sete centímetros de profundidade.
Coloque um corte nele e aperte bem o solo ao redor do caule antes de regar.
O novo crescimento é evidência de formação de raízes bem-sucedida e deve aparecer dentro de quatro a seis semanas.
Leia nosso guia completo sobre a propagação da forsítia aqui .
Como crescer
Há dois bons momentos para plantar forsítia – depois que ela floresce e pouco antes da dormência do inverno.
Depois de decidir sobre um método de propagação, você precisa encontrar um local para seu novo arbusto.

Algumas seleções anãs têm sessenta centímetros de altura e largura, enquanto algumas variedades em tamanho real atingem 2,5 a 3 metros de altura e 3 a 3,6 metros de largura. Certifique-se de levar em consideração as dimensões maduras ao decidir sobre um local.
Escolha um local com sol pleno. É possível cultivar forsítia em meia sombra, mas você pode ter menos flores.
O solo rico em orgânicos é o melhor, mas até a argila é boa, desde que seja bem drenada. Para melhorar a drenagem, incorpore palha de folhas ou areia para soltá-la. O pH ideal pode variar de ligeiramente ácido 6,5 a ligeiramente alcalino 7,5.

Se você quiser saber com certeza as características do seu solo, entre em contato com a extensão local de uma universidade de concessão de terras para realizar um teste de solo .
Na ausência de chuva encharcada, regue todas as semanas durante a estação de crescimento. Muita ou pouca água pode causar o amarelecimento das folhas .
Dicas de Cultivo
Forsythia é um dos meus favoritos. Quando vejo os botões estourando, fico animado com os dias de jardinagem que virão.

Aqui estão três dicas para o sucesso:
- Use dimensões maduras para orientar a seleção do local. Se você não sabe qual variedade possui, plante-a como um espécime autônomo e deixe-a revelar seu tamanho nos próximos anos.
- Você terá as flores mais vistosas em um local com sol pleno, mas se tudo o que você tiver for meia sombra, ainda deverá ter o suficiente para aproveitar.
- A composição do solo pode variar de organicamente rico a argiloso, mas uma boa drenagem é essencial. Corrija conforme necessário para melhorar a drenagem e evitar água parada, que pode causar podridão radicular.
Poda e Manutenção
Como mencionado, diferentes variedades de forsítia estão disponíveis em tamanhos que variam de 12 polegadas a 10 pés. Tome cuidado para deixar espaço para dimensões maduras ao escolher os locais de plantio.

Dito isto, você tem duas opções com este arbusto de crescimento rápido:
Deixe-o crescer naturalmente, desimpedido e sem cortes.
Podar até uma certa altura e largura, para caber perfeitamente em um espaço desejado, como uma sebe.
A melhor época para podar é logo após a floração. Isso ocorre porque os botões florais começam a se formar logo após a queda das flores e, no final do verão, estão no local para o próximo ano.
Se você fosse podar em qualquer outro momento, você as cortaria e teria poucas ou nenhuma flor na primavera seguinte .
Agora que você sabe quando podar, deixe-me dizer que, mesmo que escolha um estilo natural, você ainda deve podar ocasionalmente.
Remova os caules mortos ou danificados para melhorar a aparência e manter a boa saúde das plantas.
Restaure o vigor juvenil dos arbustos mais velhos cortando aleatoriamente um terço das hastes de madeira velhas no chão a cada três anos ou mais.

As coberturas são um pouco mais complicadas.
Podar profundamente após a floração para manter a forma desejada. Podar periodicamente durante a estação de crescimento não é uma opção.
Isso ocorre porque a forsítia começa a definir os botões da próxima primavera logo após a floração. Podar tarde demais ou com muita frequência provavelmente causará uma floração ruim na próxima floração.
Quanto às técnicas de corte, a poda no solo estimula o crescimento de canas longas e arejadas e é adequada para um monte arredondado com galhos arqueados.
Por outro lado, cortar no meio do caule acima de um par de folhas resulta em crescimento compacto e ramificado, mais adequado para arbustos de borda bem controlados, mas naturalistas.

Você pode querer aparar os galhos inferiores para evitar a autocamada, pois isso pode criar uma cobertura do solo que você pode ou não querer.
Quanto às sebes bem cuidadas, tome cuidado para não deixar o centro do arbusto morrer. Cortar constantemente o topo e os lados tende a promover o crescimento das pontas, mas o meio recebe pouco ou nenhum sol, e a madeira pode ficar dura e sem vida.
Promova um novo crescimento interno cortando periodicamente alguns caules de madeira dura em seu ponto de origem, para serem substituídos por um novo crescimento.
Saiba mais sobre a poda de arbustos de forsítia aqui .

Outra manutenção da forsítia inclui a opção de fertilizar uma vez antes do tempo de floração com um fertilizante de liberação lenta, multiuso e bem balanceado, de acordo com as instruções da embalagem.
Você também pode aplicar uma camada de cobertura morta na primavera e/ou outono. Ajuda na retenção de umidade e inibe o crescimento de ervas daninhas. Coloque-o a cerca de 15 cm das raízes para evitar o apodrecimento.
Além disso, no primeiro ano de vida, os novos arbustos se beneficiam de uma ou duas regas profundas durante a dormência do inverno, se o tempo estiver especialmente seco. Escolha um dia em que o solo não esteja congelado.
Ocasionalmente, suas plantas podem experimentar uma falsa primavera e brotar prematuramente. Leia nosso guia, Como cuidar de forsítia danificada pelo frio , para obter dicas sobre como prevenir e corrigir danos causados pelo congelamento em seus arbustos.
Cultivares a Selecionar
Existem 11 espécies diferentes de forsítia. Houve uma época no início do século 20 em que a variedade F. viridissima , de caule verde e vertical , era a rainha reinante nos jardins americanos.
Hoje, as cultivares Forsythia x intermedia ocupam o centro do palco, com uma infinidade de opções para escolher.
Aqui estão alguns para aguçar seu apetite por este arauto amarelo brilhante da primavera!
do Bronx
Diretamente do Jardim Botânico de Nova York de 1940, F. viridissima ‘ Bronxensis’ é uma variedade anã que atinge uma altura de dois a três pés.

‘Bronx’
Ótimo para plantio em massa como cobertura do solo, cerca viva amigável de baixo perfil ou companheiro de borda mista, este pequeno arbusto oferece a beleza de grandes variedades em um pacote manejável.
Suas flores amarelas brilhantes aparecem um pouco mais tarde na primavera do que a maioria, e suas folhas são verdes exuberantes no verão e bronzeadas no outono.
Encontre esta cultivar agora na Nature Hills Nursery . Escolha um porta-enxerto nu de um a dois pés ou um porta-enxerto em vaso em um recipiente nº 3.
Gold Tide® Courtasol
Esta compacta cultivar Forsythia x intermedia atinge uma altura madura de 24 a 30 polegadas, com uma extensão de quatro pés.
Adequado para plantações de fundação e borda, suas flores amarelo-limão oferecem uma recepção alegre ao lado de passarelas e acentuadas por flores de bulbo.

Gold Tide® ‘Courtasol’
Encontre esta cultivar agora na Nature Hills Nursery . Escolha entre um a dois pés de comprimento de raiz nua ou porta-enxerto em vaso em um recipiente nº 3.
Lynwood ouro
Aglomerados generosos de flores amarelas arrojadas revestem os ramos verticais desta variedade Forsythia x intermedia de 1,8 a 2,5 metros . Com extensões de 8 a 10 pés, faz uma imponente tela de privacidade ou plantação de espécimes.

‘Lynwood Ouro’
A folhagem fornece um pano de fundo verde fresco nos meses de verão, antes de bronzear no outono.
Encontre esta cultivar agora na Nature Hills Nursery . O porta-enxerto nu mede dois a três pés.
Magical® Gold
Caules verticais carregados de flores amarelas atingem um compacto de três a quatro pés de altura e largura. Esta cultivar Forsythia x intermedia é uma escolha ideal para sebes e jardinagem em espaços menores, onde se deseja um bom controle.

Mágico® ‘Ouro’
Também conhecida como ‘Kolgold’, uma característica notável desta variedade é que ela floresce em madeira velha e nova, para flores ainda mais exuberantes.
Encontre plantas iniciais agora de Burpee .
Ao fazer compras, você pode encontrar o que acredita ser uma forsítia branca.
Na verdade, é a Ablelialeaf coreana, Abeliophyllum distichum , uma flor perfumada da primavera que também pertence à família das oliveiras e cresce e se parece muito com a forsítia.
Quer mais opções?
Confira nosso guia complementar: 11 das melhores variedades de forsítia para a gloriosa cor da primavera .
Manejo de Pragas e Doenças
Como uma planta não nativa, a forsítia é menos propensa à infestação por pragas de insetos locais e às doenças que eles carregam.
É uma das plantas raras que não é afetada pela toxicidade de Juglone de nogueira preta , veados ou besouros japoneses .
A drenagem adequada impede as pragas que gostam de água, como caracóis e lesmas , e inibe a podridão das raízes.
A capina diligente, ou a aplicação de cobertura morta inibidora de ervas daninhas a quinze centímetros dos caules, também ajuda a manter as pragas afastadas.
No entanto, mesmo com as melhores práticas, existem alguns problemas que podem surgir durante o cultivo desse arbusto.
Embora as pragas geralmente não sejam um problema, existem algumas doenças a serem observadas, incluindo:
galhas
Se você notar aglomerados de nódulos nos caules de suas plantas, eles podem ser galhas.
Pode ser difícil para o jardineiro identificar a causa exata.
Pode ser galha do caule causada pelo fungo Phomopsis , ou galha da coroa causada por Agrobacterium tumefaciens – ou um déficit genético.
Seja qual for a causa, eles têm o potencial de desfigurar e enfraquecer as plantas. A única solução é cortar os galhos afetados.
Leia mais sobre o manejo de galhas na forsítia aqui .
mancha foliar
Manchas marrons ou pretas feias na folhagem podem ser causadas por um fungo chamado antracnose . Pode prosperar em plantas muito densas, como resultado do acúmulo de umidade.
Espace bem as plantas para manter um bom fluxo de ar.
Se você tiver plantações densas, pode ocasionalmente para permitir que o ar penetre no centro das plantas. E, não se esqueça da importância de uma boa drenagem.
Aperte as folhas afetadas. Aplique um fungicida para inibir mais danos.
podridão da raiz
Esta é uma condição causada por microorganismos chamados Phytophthora que se assemelham a fungos.
Eles podem atacar as raízes e a folhagem de plantas lenhosas, especialmente quando as condições são muito úmidas. Os sinais indicadores são solo saturado, crescimento atrofiado, raízes murchas e podres.
Evite essa condição plantando em solo com drenagem adequada e mantendo o fluxo de ar adequado.
Não há tratamento e as plantas afetadas devem ser desenterradas e destruídas. Não jogue matéria vegetal infectada na pilha de compostagem, para evitar uma maior propagação.
ferrugem do galho
A ferrugem dos galhos, outro problema que pode surgir devido ao excesso de umidade, é causada por um fungo chamado Sclerotinia sclerotiorum .
Aparece como um revestimento branco na parte externa das hastes. Eles também podem parecer pretos por dentro.
Evite-o com drenagem adequada e bom fluxo de ar.
Remova os galhos afetados e aplique fungicida. Inibir sua propagação por meio de podas para aumentar o fluxo de ar e sempre regar no nível do solo.
Lembre-se sempre de higienizar as ferramentas de corte após remover os caules danificados por pragas ou doenças.
Melhores usos
As plantas com flores para o jardim do início da primavera combinam bem com a vibrante forsítia.
De hellebores e snowdrop a tulipas e jacintos , é o cenário perfeito para um panorama de flores multicoloridas.

Use uma grande variedade como espécime autônomo em uma ilha de jardim própria.
Ou plante uma série de arbustos ao longo de cercas e perímetros de propriedades, onde pássaros e pequenos animais selvagens podem se refugiar.
Tipos menores se dão bem em canteiros e bordas perenes e de bulbos, onde adicionam cores ousadas na primavera e pontuam as plantações de verão com suas atraentes folhas verdes serrilhadas em forma de lança.

Crie plantações de arbustos mistos com rododendros precoces , marmelos floridos e salgueiros, para um lugar bonito para tirar fotos de férias de primavera com a família.
Um arbusto versátil e de crescimento rápido é o melhor amigo do jardineiro, na hora de bloquear uma visão indesejável ou criar uma tela de privacidade para o aproveitamento do espaço ao ar livre.
Você certamente encontrará vários usos atraentes para ele em seu esquema de jardim.
Guia de referência rápida para cultivo
Tipo de planta: | Arbusto lenhoso | Cor da flor/folhagem: | Amarelo; verde para bronze |
Nativo de: | Ásia, Europa | Manutenção: | Baixo |
Resistência (Zona USDA): | 5-8 | Digite apenas: | Médio a organicamente rico |
Tempo de floração / estação: | Primavera | pH do solo: | 6.5-7.5 |
Exposição: | sol pleno | Drenagem do Solo: | bem drenado |
Espaçamento: | 1-2 pés (anão); 4-6 pés (cobertura fechada, tamanho médio); 8-10 pés (espécimes em tamanho real) | Atrai: | Polinizadores, incluindo abelhas de língua longa e beija-flores |
Taxa de crescimento: | Rápido | Plantio Companheiro: | Rododendro precoce, marmelo florido, heléboro, salgueiro, flores de bulbo de primavera |
Altura: | 2-10 pés | Usos: | Flor de corte, fundação (tipos pequenos), sebe, massa, borda de arbusto misto, tela de privacidade, espécime, perímetro |
Espalhar: | 2-12 pés | Família: | Oleaceae |
Tolerância: | Noz preta, argila, veado, seca, besouros japoneses, meia sombra, poluição, sal | Subfamília: | Forsythieae |
Necessidades de água: | Moderado | Gênero: | atualizar |
Pragas e Doenças: | Galhas, mancha foliar, podridão radicular, ferrugem dos galhos | Espécies: | Vários |
Sua forsítia, seu jeito
Flores de transição como a forsítia são tão ousadas quanto bonitas.
Eles se abrem em um dia de falsa primavera apenas para se encontrarem carregados de neve no dia seguinte. Mas não importa, eles se agarram esperançosamente por duas semanas ou mais, antes de ceder relutantemente a uma profusão de folhagem verde serrilhada.

No outono, muitas variedades de bronze a tons de ouro e bordô, muitas vezes permanecem presas até o inverno, com os botões inchados da próxima primavera já visíveis.
É hora de introduzir um ou dois arbustos de um dos arautos mais brilhantes e alegres da primavera em sua paisagem.
Quer você cultive montes desgrenhados ou sebes bem cuidadas, pode contar com esta planta vigorosa para produzir por muitos anos.
Você está cultivando forsítia em seu jardim? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.