Pular para o conteúdo

Como crescer e cuidar de Oxalis (Wood Sorrel)

    Oxalis spp.

    Se você já vagou pela seção de jardinagem de sua mercearia local ou loja de artigos para casa no dia de São Patrício, provavelmente já viu pequenos recipientes fofos cheios de trevos.

    Eles são uma peça caprichosa de decoração de férias para sua mesa de cozinha. Mas, por mais que eu ame essas plantas adoráveis, elas apenas começam a arranhar a superfície do que o gênero Oxalis é capaz.

    Uma imagem vertical aproximada da folhagem verde e roxa de Oxalis 'Cruz de Ferro', também conhecido como trevo da sorte, crescendo no jardim.  No centro e na parte inferior do quadro está o texto impresso em verde e branco.

    Criamos links para fornecedores para ajudá-lo a encontrar produtos relevantes. Se você comprar em um de nossos links,  podemos ganhar uma comissão .

    As pequenas e humildes plantas de oxalis vêm em vários tamanhos, cores e formas de folhas diferentes, juntamente com flores que podem ser adoravelmente pequenas ou grandes e brilhantes.

    Eles são comestíveis, podem ser usados ​​para substituir gramados e requerem pouco cuidado depois de plantados.

    E se você escolher uma espécie nativa, vai melhorar a saúde geral do seu jardim, convidando importantes polinizadores.

    E se isso não lhe der motivos suficientes para se apaixonar pelo oxalis, também é basicamente imune a pragas e doenças.

    Mesmo que uma praga ou patógeno seja imprudente o suficiente para incomodar um pedaço de azeda, esta planta pode facilmente dar de ombros.

    Não é bom poder se concentrar em suas plantas mais exigentes, sabendo que há um velho confiável lá fora, humildemente trabalhando junto?

    Há muito a saber sobre esse grupo de plantas que muitas vezes parecem passar despercebidas. Vamos abordar o seguinte para que você possa se tornar um oráculo de Oxalis :

    Um belo jardim apresenta várias plantas focais.

    Você conhece aquelas – as atraentes rosas , hortênsias e clematis . Mas também precisa de preenchimentos de fundo mais sutis, como gramíneas , zimbro rastejante e, você adivinhou: Oxalis .

    Obviamente, eu já vendi essas plantas.

    Eu os amo desde que comecei a coleta urbana, décadas atrás, porque eles são instantaneamente reconhecíveis e estão em toda parte. E eu vou converter você também. Apenas tente resistir!

    Cultivo e História

    Existem centenas de espécies dentro do gênero Oxalis , bem como seis subgêneros.

    Oxalis cresce selvagem em todos os continentes, exceto na Antártica. Eles são um daqueles tipos de plantas que se enchem despercebidas, crescendo silenciosamente em quase todo o mundo.

    Um close-up da imagem horizontal de um tapete de azeda de madeira comum crescendo selvagem em uma floresta.

    A maioria das variedades produz folhas divididas em três folíolos e muitas vezes são confundidas com o trevo. Mas as espécies de Oxalis são verdadeiramente diversas e altamente adaptáveis.

    Depending on the species, they can have taproots, rhizomes, or tubers (actually corms) growing underground, and their leaves can vary widely from single oval-shaped foliage to large leaves composed of five heart-shaped leaflets.

    All have a single flower per stalk and one set of leaves per stem.

    Um close-up da imagem horizontal de uma única folha de oxalis isolada em um fundo verde de foco suave.

    So, are they shamrocks? Technically, there’s no such plant.

    Shamrock é um termo comum para uma pequena planta verde com três folhas e pode ser usado para se referir a várias espécies de Trifolium , Medicago e Oxalis .

    As plantas de Oxalis costumam ser chamadas de azedas de madeira, mas não as confunda com azeda ou azeda de folha larga ( Rumex acetosa ).

    Estes são outro tipo de maravilha comestível “weedy” que você pode coletar em todo o mundo ou cultivar em casa, mas eles não estão relacionados.

    Um close-up da imagem horizontal das flores brancas e folhagem verde de oxalis crescendo no jardim.

    Todas as espécies de Oxalis são comestíveis, mas variam em sua palatabilidade. Você não deve comer muito de uma vez, independentemente da espécie. Todas as espécies contêm ácido oxálico, que se liga ao cálcio, tornando-o indisponível para o seu corpo.

    Pessoas com gota, pedras nos rins, artrite e/ou hiperacidez provavelmente devem evitar comer oxalis completamente. O resto de nós pode apreciá-lo tanto como enfeite quanto como lanche.

    Eles estão cheios de bons nutrientes, como vitaminas A e C, além de ferro.

    Se você tiver alguma viagem de cruzeiro pelo Atlântico programada, leve-a para recriar a experiência histórica da viagem oceânica. As folhas já foram um tratamento comum para o escorbuto.

    Essas plantas perenes podem viver por muito tempo e também se espalham e criam novas plantas com bastante facilidade. Oxalis se auto-semeará e se espalhará no subsolo.

    Representantes deste gênero não foram cultivados extensivamente.

    O. tuberosa é a única espécie comumente cultivada para alimentação e existem algumas espécies cultivadas e vendidas por suas folhas ou flores ornamentais.

    Um close-up da imagem horizontal de uma planta de trevo roxo (Oxalis) com pequenas flores rosa e brancas.

    As duas mais comuns são O. versicolor , que tem flores vistosas, e O. triangularis , que tem grandes folhas roxas.

    Falaremos sobre isso e muito mais daqui a pouco. Mas primeiro, vamos discutir como propagar Oxalis para começar em seu jardim.

    Propagação

    Seja qual for a espécie que você decidir cultivar, eu recomendo escolher uma nativa.

    A menos que você esteja cultivando Oxalis para tubérculos comestíveis ou flores especificamente, há tantas opções para escolher e não há razão para não escolher uma espécie local.

    Não só é melhor para você, em termos de pouco cuidado e tempo que você precisará dedicar ao cultivo, uma vez que essas plantas se desenvolverão melhor em sua área nativa, como também é melhor para a fauna local.

    Se você quiser cultivá-los como vegetais ou para suas flores, o cultivo pode ser um pouco mais demorado, mas você também pode fazer isso.

    Uma imagem horizontal aproximada de uma mão à direita do quadro puxando flores amarelas no jardim.

    A maioria é bastante obediente e fica onde você os coloca, embora alguns possam se tornar um incômodo. Algumas espécies começaram recentemente a invadir áreas selvagens, como O. pes-caprae na Califórnia.

    Verifique os regulamentos ambientais locais para ver se há alguma espécie preocupante em sua área antes de plantar uma variedade não nativa.

    da semente

    Para propagar Oxalis a partir de sementes, passeie por qualquer pedaço de solo remotamente perturbado na primavera e jogue as sementes casualmente. Ai está! Você fez isso!

    Um close-up da imagem horizontal de uma vagem de uma planta de trevo retratada em um fundo de foco suave.

    Estou brincando, claro, mas essa planta é uma daquelas espécies fascinantes que lançam suas sementes para fora das vagens.

    Eles pousam nas proximidades e o ciclo recomeça, e esse método de reprodução significa que é uma planta fácil de propagar a partir da semente sem muito barulho.

    O segredo é ter certeza de que você está semeando ou obtendo sementes frescas. As sementes mais velhas não germinarão.

    Raspe suavemente a superfície do solo e polvilhe as sementes por cima, com o objetivo de mantê-las a cerca de 2,5 cm de distância. Pressione levemente as sementes na superfície ou mal cubra com um oitavo de polegada de solo.

    Polvilhe água no solo e é isso. Seu maior desafio será afastar os pássaros, como faria com qualquer tipo de semente que você semeia na superfície do solo. Coloque um pouco de tela de galinheiro sobre o solo se os pássaros forem um problema.

    De rebentos ou tubérculos

    Para algumas espécies, é melhor propagar os bulbos (na verdade rebentos, em vez de bulbos verdadeiros) ou tubérculos. Muitas vezes, você encontrará rebentos oxalis de trevo roxo e de quatro folhas à venda, em vez de sementes.

    Um close-up imagem horizontal de trevo roxo crescendo em uma panela dentro de casa.

    Para plantá-los no jardim, espere a primavera e cave um pequeno buraco para cada cormo, de modo que fique com cerca de 2,5 cm de profundidade, deixando cerca de 15 cm de espaço entre cada um.

    Coloque os cormos nos buracos. Não importa se você o coloca de lado, na vertical ou de cabeça para baixo, ele ainda crescerá.

    Cubra os rebentos com terra e regue-os.

    Por divisão

    Depois que um oxalis maduro começar a crescer e se espalhar, você pode dividi-lo.

    Enfie uma pá firmemente no centro da planta para dividi-la ao meio e continue na metade do perímetro externo para desenterrá-la do solo. Levante suavemente a metade solta para cima e para fora do solo.

    Plante a seção dividida em um novo buraco na mesma profundidade e preencha o buraco onde você removeu a planta filha com terra para vasos.

    Mudas e viveiros de mudas

    Você pode encontrar algumas espécies em viveiros durante a primavera e, claro, sempre pode transplantar aqueles trevos fofos que encontra nas lojas no dia de São Patrício – apenas certifique-se de que o que você tem é realmente uma espécie de Oxalis .

    Os viveiros especializados provavelmente levarão pelo menos uma espécie nativa local para sua área, se você quiser seguir esse caminho.

    Um close-up da imagem horizontal de oxalis roxo variegado crescendo em uma panela ao ar livre.

    Você pode transplantar mudas em qualquer época do ano, mas é melhor fazê-lo na primavera ou no outono. Eles se sairão melhor quando o tempo estiver mais frio e a probabilidade de chuva.

    Cave um buraco com cerca de duas vezes a largura e a mesma profundidade do recipiente em que a planta veio. Retire a muda do vaso e coloque-a no buraco.

    Preencha ao redor da muda com terra para vasos ou composto bem apodrecido misturado com seu solo nativo. O solo rico e solto ao redor da planta Oxalis lhe dará uma boa vantagem.

    O espaçamento varia dependendo da espécie, mas em média eles precisam de cerca de nove polegadas em todos os lados.

    Como crescer

    A azeda de madeira pode tolerar um solo bastante ruim, mas precisa de boa drenagem. Se as raízes ficarem presas em solo constantemente úmido, a planta morrerá.

    Não se preocupe muito com solo arenoso ou argiloso. Apenas trabalhe em algum composto ou esterco bem apodrecido e tudo ficará bem.

    Ou não! Realmente, Oxalis pode sobreviver em todas as condições de solo, exceto nas mais extremas, mas não será tão compacto ou robusto se cultivado em solo pobre.

    Um close-up da imagem horizontal de uma moita de Oxalis tetraphylla crescendo no jardim.

    Outra exceção é se você estiver cultivando este Oxalis para colher os tubérculos. Então você quer ter certeza de plantar em solo rico e solto para que o sistema radicular possa se expandir.

    Oxalis pode lidar com uma variedade de níveis de pH do solo, mas é melhor apontar para algo levemente alcalino, variando de 7,2 a 7,8.

    A maioria das espécies sobrevive a pleno sol, mas se dá melhor em sombra parcial, especialmente se essa sombra for lançada sobre as plantas durante a parte mais quente da tarde.

    Eles também continuarão sendo transportados em plena sombra, mas não terão a melhor aparência e certamente não serão tão coloridos ou densos quanto poderiam ser com mais sol.

    Quando se trata de água, você terá que ser extremamente cuidadoso e estar sempre vigilante…

    Haha! Estou brincando! Mais uma vez, Oxalis facilita as coisas para você. E se você for com uma espécie nativa, será ainda mais fácil.

    As plantas nativas se adaptaram à umidade média encontrada no ambiente de sua área local e você provavelmente só precisará regar ocasionalmente, ou nunca. Reguei minhas plantas nativas algumas vezes neste verão porque tínhamos uma seca incomum.

    Se você escolher um tipo não nativo, familiarize-se com seus requisitos. A maioria precisa ser regada quando o solo está quase, mas não completamente seco.

    Todos podem tolerar uma seca ocasional, mas vão murchar e lutar até receberem a água de que precisam, momento em que se recuperarão.

    Alguns são mais tolerantes à seca do que outros, mas, novamente, nenhum deles se dá bem em solo encharcado.

    Alimente suas plantas uma vez por ano com um fertilizante suave para todos os fins. Ou, novamente, não.

    Qualquer planta que assume quando outras plantas vacilam, como faz oxalis, é uma planta que não precisa de solo rico. Eu apenas jogo um pouco de esterco bem apodrecido em volta das minhas plantas na primavera e encerro o dia.

    Um close-up da embalagem do fertilizante multiuso Down to Earth isolado em um fundo branco.

    Fertilizante para todos os fins para a terra

    Se você quiser seguir o caminho menos indiferente, pegue uma caixa compostável de um, cinco ou 15 libras de fertilizante multiuso da Down to Earth na Arbico Organics e aplique-a de acordo com as instruções do fabricante na primavera.

    Dicas de Cultivo

    • Plante em meio sol ou meia sombra.
    • Fertilize ou adube com esterco uma vez por ano.
    • Não deixe o solo secar completamente.

    Manutenção

    Se sua planta começar a parecer um pouco pernuda ou desgrenhada, vá em frente e corte-a. Volte, se quiser!

    Você pode cortar a planta de volta ao solo no outono e ela voltará a crescer na primavera. Muitas espécies morrem assim naturalmente, de qualquer maneira.

    Se você usar esta planta como substituta do gramado, vá em frente e corte-a com o cortador na configuração mais alta algumas vezes por ano para mantê-la compacta e com aparência arrumada.

    Isso não é necessário, mas se você sentir falta da aparência uniforme da grama, é uma boa maneira de recriar uma aparência semelhante.

    Espécies e Variedades a Selecionar

    Existem dezenas de espécies de oxalis. Para facilitar as coisas para você, escolha uma opção nativa ou pelo menos uma que cresça em um clima semelhante ao seu.

    Todas as espécies podem ser cultivadas como anuais se não forem adequadas à sua zona de cultivo específica.

    Aqui estão algumas variedades recomendadas para sua consideração:

    Deppei

    A azedinha ( O. deppei vulgo O. tetraphylla ) é uma espécie que se destaca por suas folhas de quatro folíolos.

    Uma imagem horizontal aproximada da folhagem variada do trevo da sorte que cresce no jardim.

    ‘Iron Cross’ tem folhagem verde distinta com uma mancha vermelho-púrpura-marrom escura no centro.

    É uma excelente opção se você está procurando um trevo para o Dia de São Patrício, graças ao seu padrão atraente e folhetos diferenciados.

    Cresça como uma planta perene ao ar livre nas Zonas 7 a 10, ou como anual. A azeda de quatro folhas cresce mais alto do que muitas outras espécies, atingindo alturas de mais de 12 polegadas.

    ‘Cruz de Ferro’

    Para sua sorte, você pode comprar 20 cormos na Amazon na loja Easy to Grow .

    Apenas tome cuidado, o resto desta espécie pode ser um pouco mato, então você pode precisar fazer algum esforço extra para mantê-los sob controle.

    Orégano

    Redwood sorrel ( O. oregana ) é o melhor Oxalis que existe em todo o mundo, sem dúvida, e não sou nada tendencioso só porque é nativo do meu pescoço.

    Ok, sou totalmente tendencioso. Mas acho muito fofo, mesmo que não seja tão vistoso ou saboroso quanto algumas das outras espécies por aí.

    Um close-up da imagem horizontal de uma flor rosa de sequoia azeda cercada por folhagem verde no fundo.

    Esta planta tem folhas trifoliadas distintamente em forma de coração e produz uma única flor rosa em cada haste. As flores ficam penduradas durante todo o verão, criando um espetáculo atraente.

    A razão pela qual esta espécie se destaca, além das flores brilhantes, é que ela forma um tapete extremamente denso com apenas cerca de quinze centímetros de altura.

    É adequado para substituir relvados, especialmente em áreas sombreadas. Além disso, não vai criar ervas daninhas no ambiente certo e pular do seu quintal para se espalhar em outro lugar, como algumas das outras espécies tendem a fazer.

    Cultive O. oregana como uma planta perene de auto-semeadura nas Zonas 6 a 9.

    triangularis

    O. triangularis é indiscutivelmente a espécie ornamental mais comum nos Estados Unidos, para cultivo interno ou externo.

    Um close-up de uma grande planta Oxalis triangularis crescendo em um recipiente ao ar livre com flores brancas em meio à folhagem roxa.

    Você verá esta planta de 15 a 30 centímetros de altura adornando mesas, bares e prateleiras em restaurantes e lojas irlandeses no Dia de São Patrício.

    As folhas podem variar de verde médio a roxo escuro. Eles têm flores brancas ou rosa, e esta planta gosta de calor. É resistente nas Zonas 8 a 12.

    trevo roxo

    Se você estiver interessado em adicionar este favorito perene ao seu jardim, pegue 20 rebentos da loja Easy to Grow na Amazon .

    Versicolor

    Candy cane sorrel é nativa da África do Sul e, ao contrário da maioria das outras espécies, é cultivada por suas flores marcantes.

    Uma imagem horizontal aproximada de oxalis de cana-de-açúcar crescendo no jardim retratado na luz do sol.

    Cada flor tem cinco pétalas brancas por dentro e brancas com bordas vermelhas por fora.

    Esta espécie cresce nas Zonas 7 a 9 e floresce de setembro até o início do inverno.

    Manejo de Pragas e Doenças

    Uma das razões pelas quais as pessoas usam Oxalis como um substituto para a grama tradicional, além de toda a coisa sem cortar, é que é um biscoito duro.

    Embora existam pragas e patógenos que possam atacar essas plantas, as chances de qualquer um deles se tornar um problema suficiente para que os jardineiros recorram ao tratamento são quase nulas.

    Aqui estão alguns para ficar de olho, que você pode encontrar:

    insetos

    Os pulgões são a única praga comum que você provavelmente verá na azeda, mas não devem representar um problema.

    Eles podem se tornar uma preocupação em grande número em plantas de interior, mas não se preocupe muito ao ar livre.

    Doença

    É raro ver doenças com essas plantas.

    Não é algo que acontece com frequência, principalmente quando se cultivam espécies nativas em ambientes adequados. Mas se você detectar sinais de infecção, não se estresse.

    Você normalmente não terá que fazer nada, embora a doença seja quase sempre uma indicação de que as condições ambientais não são ideais.

    Melhore a área de cultivo conforme necessário para suas plantas e elas cuidarão de si mesmas.

    Esteja atento a:

    mancha foliar

    A mancha foliar é o problema mais comum ao cultivar Oxalis e é causada pelos fungos Phyllosticta guttulatae , Ramularia oxalidis e Septoria oxalidis .

    Quando esta doença aparece, é quase sempre um problema com plantas que sofrem de falta de luz em condições muito sombreadas e que são regadas por aspersão na folhagem em vez de irrigação ao nível do solo.

    Se você fornecer às suas plantas a quantidade certa de sol, regar apenas no nível do solo e não regar demais, é improvável que você encontre esse problema.

    Se você encontrar manchas nas folhas, realoque suas plantas ou faça algumas podas para aumentar o fluxo de ar e a exposição à luz. Certifique-se sempre de regar no nível do solo.

    Você não precisa tratar suas plantas de forma alguma se tomar medidas para melhorar as condições ambientais, mas certifique-se de remover e descartar todas as folhas fortemente infectadas.

    Ferrugem

    Todas as espécies de oxalis são suscetíveis à ferrugem, causada pelo fungo Puccinia oxalidis .

    As folhas ficarão cobertas de manchas amarelas alaranjadas na parte inferior e as partes superiores parecerão onduladas e descoloridas.

    O fungo favorece as condições úmidas, por isso é melhor regar ao nível do solo.

    Você pode tratar uma infecção por ferrugem com fungicida de cobre, mas se você reduzir a quantidade de água acumulada nas folhas usando irrigação por gotejamento ou um bico de irrigação direcionado e irrigação pela manhã, esta doença deve se resolver por conta própria.

    Se uma planta realmente parece estar lutando, pulverize-a com um fungicida líquido de cobre uma vez a cada duas semanas durante seis semanas.

    Melhores usos

    Existem várias maneiras de usar o Oxalis – e eu recomendo que você aproveite as vantagens de usar as plantas que está cultivando de várias maneiras!

    Uma imagem horizontal próxima das flores brancas e da folhagem verde do trevo crescendo no jardim.

    Um vegetal comum em muitas partes do mundo, mesmo que você não cultive os tubérculos, você pode comer as folhas de qualquer espécie. Alguns são mais azedos que outros, mas todos têm algo a oferecer.

    Os tubérculos devem estar prontos para a colheita no outono. Você saberá que é hora quando a folhagem começar a morrer.

    Cave abaixo da zona da raiz e levante suavemente a planta com um garfo de jardim. Sacuda qualquer terra solta dos tubérculos e espere para lavá-los até que esteja pronto para usá-los na cozinha.

    Os tubérculos ficam fantásticos assados ​​em azeite ou manteiga. Acrescente um pouco de alho , espinafre , couve , lentilhas e cenouras e você terá uma refeição!

    Use as folhas em saladas, sopas, sanduíches, coquetéis e massas.

    Um close-up da imagem horizontal de uma planta oxalis com folhagem verde e flores cor de rosa crescendo em uma parede de pedra.

    Apenas lembre-se de não comer muito de uma vez ou repetidamente por um período prolongado, porque a ingestão de ácido oxálico pode afetar a absorção de cálcio.

    Se você comer uma onça das folhas de uma só vez, corre o risco de se sentir extremamente enjoado.

    Você também pode cultivar oxalis como ornamental de baixa manutenção, em canteiros e bordas ou em recipientes.

    Um close-up da imagem horizontal de uma planta de trevo cruz de ferro crescendo em um recipiente ao ar livre.

    Por fim, use-o como substituto do gramado. Embora o oxalis não seja resistente o suficiente para enfrentar um torneio de futebol, ele pode lidar com o tráfego regular de pedestres e as flores são mais bonitas do que qualquer coisa que um gramado possa nos dar.

    Além disso, sempre há um benefício para a fauna local quando você abandona a monocultura e inclui mais variedade em sua paisagem. Escolha uma espécie nativa para um benefício ainda maior.

    Muitas pessoas gastam tempo e dinheiro tentando tirar essa planta do gramado. Mas eu digo, abrace-o! Nunca vi um jardim gramado florescer durante todo o verão.

    Guia de referência rápida para cultivo

    Tipo de planta: Herbácea perene Cor da flor/folhagem: Branco, rosa, roxo/verde roxo
    Nativo de: Todos os continentes, exceto a Antártica Tolerância: Alguma sombra, alguma seca
    Resistência (Zona USDA): 3-12, dependendo da espécie Manutenção: Baixo
    Temporada: Primavera, verão, outono Tipo de solo: Moderadamente arenoso, argiloso, moderadamente argiloso
    Exposição: Sombra Parcial pH do solo: 7.2-7.8
    Tempo para Maturidade: 3 meses a partir da semente (folhagem), cerca de 5 meses a partir da semente (tubérculos), dependendo da espécie Drenagem do Solo: bem drenado
    Espaçamento: 1 polegada (sementes), 9 polegadas (transplantes) Plantio Companheiro: Samambaias, hostas, videira vinca, violetas de madeira
    Profundidade de Plantio: Superfície (sementes), 1 polegada (bolbos), mesma profundidade do recipiente (transplantes) Usos: Ornamental, vegetal, substituição do gramado
    Altura: Até 2 pés Ordem: Oxalidales
    Espalhar: Indeterminado Família: Oxalidaceae
    Taxa de crescimento: Rápido Gênero: Oxalis
    Necessidades de água: Moderado Espécies: Wood sorrel, corniculata, corymbosa, deppei, oregana, purpurea, regnellii, triangularis, tuberosa, versicolor
    Pragas e doenças comuns: Pulgões, lagartas, grilos, mosquitos fungos, lesmas, caracóis Variedades: Atropurpurea, corymbosa

    Oxalis é uma maravilha desconhecida

    Acho que cada vez mais jardineiros estão percebendo hoje que há muito valor em algumas das plantas mais humildes, como a azeda.

    Talvez um número suficiente de nós esteja cansado de cuidar de nossos gramados com montes de fertilizantes e cortes semanais, ou se preocupar com plantas ornamentais que parecem ter o objetivo único de morrer o mais rápido possível.

    Alguns de nós também são loucos por comestíveis menos conhecidos, especialmente aqueles que podemos colher em nosso próprio quintal.

    Uma imagem horizontal aproximada de uma planta Oxalis tetraphylla 'Cruz de Ferro' crescendo em uma borda de jardim.

    Espero que você se sinta como um oráculo Oxalis (marca registrada pendente) depois de ler este guia. Mal posso esperar para saber como você planeja usar suas plantas maravilhosas.

    Com qual espécie você vai? O que você vai fazer com isso? Deixe-nos saber na seção de comentários abaixo. As receitas são particularmente bem-vindas!