Quem nunca teve aquela vontade de sair pintando as paredes da casa, mas se deparou com aquela dúvida cruel: que cor vou usar?
Para resolver de vez esse problema seu – que, às vezes também é nosso, organizamos um conteúdo com tudo o que você precisa saber na hora de escolher as novas cores para a sua casa.
Dicas que vão te ajudar tanto quando quiser pintar as paredes ou investir em revestimentos, e também na hora de escolher os objetos para decorar a sua casa.
Um guia de cores para você nunca mais ficar perdido no círculo cromático.
E, aliás, é sempre bom começar por ele.
O círculo cromático
Ele nasceu no século XVII, mais especificamente em 1965, quando Isaac Newton (sim, o pai da física também dá pitacos na decoração), observou que a luz do sol, quando passava por um prisma, se dividia em uma série de cores.
A partir dessa visualização ele criou o primeiro modelo do círculo cromático que estabelece a divisão das cores, mas também a correlação entre elas. E é essa parte que vamos ver a seguir.
Como entender o círculo cromático
Preste atenção na imagem acima.
Nela você consegue ver o círculo cromático e seis formas de relacionar as cores dispostas, de forma harmônica e assertiva. Essa é uma das formas de combinar as cores para pintar a sua casa.
Essas combinações se dividem em:
- Degradê
Mesma cor, mas com tons diferentes.
- Análogas
Cores vizinhas que dão uma ideia de continuidade, tipo o arco íris.
- Complementares
Cores que estão de lados opostos do círculo, proporcionando uma explosão de energia e vivacidade.
- Fenda
Combinação de uma cor primária com duas complementares, criando um esquema de contraste.
- Tríade
Cores que estão equidistantes no círculo e que, quando combinadas, proporcionam uma combinação vibrante e harmônica.
- Quadrado
Mistura cores análogas e complementares criando uma combinação cheia de personalidade.
Agora você já sabe como combinar as mais variadas cores, mas há mais uma coisa que você precisa saber sobre elas.
As cores falam
Antes de sair montando combinações, é necessário pensar que as cores também transmitem sensações e causam impacto em quem está chegando.
Entrar em uma sala toda preta não é o mesmo que chegar em um ambiente totalmente branco. A percepção muda totalmente, nos transportando de um sentimento a outro e alterando até nosso humor.
Por isso, uma boa dica na hora de decidir qual combinação de cores usar é pensar para quê esse cômodo é usado e o que se quer transmitir com a decoração.
Quente ou frio
As cores quentes, que estão do lado de cima do círculo cromático, são consideradas mais vibrantes, relacionadas a alegria, empolgação, agitação, etc.
São ótimas para brinquedotecas, playgrounds, salas de jogos ou de festas e ambientes onde o que se quer é mais movimento.
Já as cores frias, que estão na parte de baixo do círculo, transmitem mais calmaria e prezam pelo equilíbrio, tranquilidade e o desacelerar.
São perfeitas para salas mais íntimas, onde você deita para relaxar, quartos, banheiros e áreas comuns de prédios, por exemplo, por transmitirem uma neutralidade.
Então, além de ver quais dessas cores combinam, de acordo com o círculo cromático, pense no que você quer que elas transmitam, que sensação você quer ter quando entrar naquele cômodo específico.
Assim vai ficar mais fácil decidir entre essa ou aquela combinação.
E não se esqueça: dentro de uma mesma cor tem vários tons, e isso também influencia na hora de montar sua paleta de cores.
Temos que falar do básico
Elas não estão no círculo cromático, mas eu tenho certeza de que você sentiu falta delas: preto, branco e cinza.
Sim, as queridinhas de todas nós, que nunca saem de moda, também são uma excelente opção na hora de transformar os ambientes da sua casa, sobretudo se você procura algo mais sóbrio, clássico e atemporal.
O branco se relaciona muito bem com praticamente todas as cores do círculo cromático, podendo ser combinada com facilidade. Já o preto e alguns tons de cinza demandam um pouco mais de cuidado para não ficarem carregados de mais.
Uma boa dica é usar essas cores nos detalhes do mobiliário, criando um contraste com o ambiente colorido e trazendo um ponto mais clássico para a sua decoração.
E aí, agora que você já entendeu um pouco mais sobre o assunto, pronto para transformar a casa com o poder das cores.