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Como aumentar sua taxa de conversão de mídia social

    Como aumentar sua taxa de conversão de mídia social

    Você está obtendo clientes suficientes das mídias sociais? Se não, qual é o objetivo de seus esforços de mídia social? Embora a mídia social possa ajudar a criar reconhecimento e envolver seu público , você também deseja que as pessoas comprem suas coisas. Por isso é importante usar o canal como forma de gerar conversões.

    Então, como exatamente você faz isso? E por que você precisa usar as redes sociais para isso afinal? Você provavelmente já está conseguindo muitos clientes de outras maneiras, então por que deveria se preocupar em usar as mídias sociais também? Vamos encontrar as respostas para suas perguntas.


    Como aumentar sua taxa de conversão de mídia social:


    A importância das mídias sociais para sua estratégia de marketing

    Agora você pode aumentar seus esforços de SEO e exibir anúncios gráficos que fornecem os cliques e as conversões que você está procurando. Portanto, pode ser fácil colocar a mídia social em segundo plano porque você não tem certeza de seus benefícios diretos. Aqui estão algumas razões pelas quais a mídia social deve ser um elemento importante em sua estratégia de marketing (e por que você deve se concentrar no canal para gerar conversões).

    Por que o marketing de mídia social é importante para sua estratégia

    Fonte importante de tráfego de referência

    Muitos sites obtêm a maior parte do tráfego da pesquisa, enquanto outros também recebem bastante tráfego direto. Ao mesmo tempo, a mídia social pode contribuir ainda mais, direcionando ainda mais tráfego para o seu site. De acordo com um estudo da Growth Badger , as redes sociais são a terceira maior fonte de tráfego de sites em vários nichos.


    Ajuda a impulsionar o conhecimento da marca

    Em 2021, havia pelo menos 4,26 bilhões de usuários de mídia social em todo o mundo. Espera-se que o número atinja 4,89 bilhões até 2023. Isso diz muito sobre o quão popular é a mídia social com a população global. Como tal, pode oferecer um excelente canal para aumentar seu alcance e aumentar o reconhecimento de sua marca.

    Ter uma presença na mídia social oferece a oportunidade de colocar sua marca na frente de bilhões de pessoas. Isso inclui pessoas que nunca ouviram falar da sua marca antes, mas podem estar muito interessadas no que você está vendendo. 


    Oferece informações valiosas sobre o cliente

    O que as pessoas estão dizendo nas mídias sociais e como estão se comportando pode dizer muito sobre as necessidades e interesses do seu público-alvo. Desde os tópicos que estão discutindo até os influenciadores que estão seguindo; você pode ter uma noção melhor de como se conectar com eles. Dessa forma, você obtém informações valiosas sobre os clientes que podem informar suas decisões de marketing.


    Ajuda a vender seus produtos

    A mídia social oferece muitas maneiras criativas de promover seus produtos. Seu conteúdo de mídia social pode ajudar a destacar o valor de seu produto e criar interesse em seu público-alvo. Com as táticas certas, você pode eventualmente transformar esse público em clientes pagantes. É assim que chegamos à próxima parte deste guia, onde discutimos como você pode converter seu público de mídia social em clientes.


    Etapas práticas para melhorar sua taxa de conversão de mídia social

    Agora que você entende o valor da mídia social para o seu marketing, é hora de otimizar seus esforços para aproveitar o verdadeiro valor do social. Aqui estão algumas etapas práticas que você pode seguir para melhorar sua taxa de conversão de mídia social.

    Como aumentar sua taxa de conversão de mídia social

    1. Crie páginas de destino de alta conversão

    Imagine clicar em um anúncio do Instagram que está promovendo um desconto atraente apenas para se encontrar em uma página de destino que não está relacionada a esse desconto. Você provavelmente vai acabar frustrado e deixar o site completamente. Esse é o impacto que as páginas de destino podem ter em seus esforços de marketing de mídia social.

    Isso torna crucial garantir que suas páginas de destino sejam otimizadas para conversões. Para começar, a página de destino deve corresponder à origem do tráfego. Portanto, se você estiver promovendo um produto específico, o link deve levar o usuário à página de destino dedicada a esse produto. Não deve levá-los a uma página de categoria ou a uma página inicial onde eles tenham que se esforçar para encontrar o produto que desejavam verificar em primeiro lugar.

    Além disso, suas páginas de destino devem ser otimizadas para visualização em dispositivos móveis. Com o aumento do uso de mídia social, não se surpreenda se a maior parte do seu tráfego de mídia social vier de dispositivos móveis. De fato, 91% dos usuários de mídia social acessam as redes sociais a partir de dispositivos móveis. É por isso que você deve garantir o design de páginas de destino que possam ser acessadas e visualizadas sem problemas na tela do celular.

    Por exemplo, Statista exibe um anúncio do Instagram Stories e direciona você para uma página de destino otimizada para celular. As informações na página de destino são fáceis de navegar e ver para quem visualiza na tela do celular.

    Além desses dois itens essenciais, existem alguns elementos do conteúdo da sua página de destino que você deve otimizar para aumentar as conversões. Dê uma olhada neles abaixo.


    Manchetes

    Essa é a parte da sua página de destino que mais se destacará. É o que chamará a atenção do visitante assim que ele acessar sua página. Portanto, se você deseja gerar mais conversões, o título da sua página de destino deve ser atraente. Aqui estão algumas práticas recomendadas para ajudá-lo a escrever títulos de alta conversão para sua página de destino:

    • Mantenha-o claro e simples
    • Vá direto ao ponto
    • Concentre-se nos benefícios imediatamente
    • Considere fazer uma pergunta que aborde um ponto problemático
    • Certifique-se de que o título esteja alinhado com o conteúdo do seu anúncio de mídia social

    Na página de destino a seguir para Shopify, a página de destino é escrita em uma linguagem simples e clara. Ele se concentra diretamente no benefício, ou seja, na capacidade de gerar receita. 

    Página de destino da Shopify

    Fonte: shopify.com

    Se você observar o anúncio original do Facebook que nos levou à página de destino acima, verá que tanto o anúncio quanto a página de destino estão focados no mesmo benefício. Isso permite que o visitante saiba que veio ao lugar certo e que vai conseguir o que procura.


    Gráficos e imagens

    Esta parte da sua página de destino é opcional e depende inteiramente do seu objetivo. Algumas empresas optam por não incluir gráficos ou imagens e se concentrar principalmente no título para converter os visitantes. Isso faz sentido porque você não quer distrair as pessoas do ponto principal que deseja transmitir.

    Portanto, enquanto você usa imagens atraentes em seu anúncio de mídia social, a própria página de destino pode ser um pouco mais minimalista. Por exemplo, o Primer optou por usar uma captura de tela da plataforma para dar aos visitantes uma prévia de como seria. Como o produto ainda não havia sido lançado no momento da exibição do anúncio, faz sentido incluir essa prévia para convencer mais pessoas a entrar na lista de espera.

    página de destino principal

    Fonte: primer.io


    Formulários de captura de leads

    Vamos enfrentá-lo – ninguém quer passar pelo trabalho de inserir toneladas de informações para se inscrever em algo ou obter as informações de que precisam. Portanto, se você deseja gerar mais conversões de mídia social, seus formulários de captura de leads devem ser otimizados para capturar apenas os detalhes mais essenciais. Alguns optam por coletar apenas o nome e o sobrenome junto com o e-mail do visitante. Outros, como o Wix, simplificam ainda mais, solicitando apenas seu endereço de e-mail.

    Wix / endereço de e-mail

    Fonte: wix.com


    Botões CTA

    Essa é a parte da sua página de destino que, em última análise, impulsiona a ação de compra ou conversão. Portanto, você não pode ignorá-lo ou torná-lo muito genérico. Seu botão CTA deve se destacar do restante da página, mantendo-se próximo ao esquema de cores principal. Ele também deve ser posicionado de forma que as pessoas saibam exatamente onde precisam clicar. Idealmente, verifique se está logo abaixo ou ao lado do formulário de captura de leads.

    Além disso, mantenha sua cópia de CTA criativa e relevante para o título da página de destino. Pense nisso como uma conversa. Considere o que você disse em seu título e pense em uma maneira de levar a conversa para a próxima etapa. Por exemplo, Recruiter.com convida as pessoas a “contratar recrutadores OnDemand hoje” e as encoraja a dar o próximo passo com um CTA que diz “Vamos conversar”. 

    Botões Recruiter.com/CTA

    Fonte: recrutador.com


    2. Aproveite o conteúdo gerado pelo usuário para prova social

    O conteúdo gerado pelo usuário é altamente eficaz para conquistar a confiança do seu público, o que é particularmente importante quando as pessoas nunca ouviram falar da sua marca antes. Serve como prova social e ajuda a estabelecer a autenticidade da sua marca. Ver o quanto as pessoas amam seu produto ou como ele é bonito na vida real pode ajudar a convencer muitos usuários de mídia social a fazer uma compra.

    Portanto, encontre uma maneira de aproveitar o conteúdo gerado pelo usuário em seu marketing de mídia social. Isso pode envolver a publicação de fotos de clientes em suas histórias e a adição dessas fotos a um Instagram Story Highlights dedicado, por exemplo. Ou, se você conseguir imagens de alta qualidade que se encaixem no resto do seu feed, também pode considerar apresentar o UGC como postagens regulares do feed.

    Por exemplo, Cath Kidston costuma apresentar fotos de clientes reais usando os produtos da marca. Essas imagens adicionam autenticidade ao resto do feed da marca, que é mais selecionado e editado profissionalmente.


    3. Trabalhe com influenciadores confiáveis ​​e relevantes

    Com o tipo de alcance e influência que eles podem oferecer, os influenciadores podem dar um impulso muito necessário às suas conversões de mídia social. Como esses influenciadores normalmente têm seguidores leais de pessoas que gostam de seu conteúdo e confiam em suas opiniões, eles podem dar credibilidade à sua marca e produtos. No entanto, certifique-se de que suas parcerias sejam autênticas e relevantes para que você alcance o público certo e ganhe sua confiança.

    Por exemplo, Cult Beauty compartilha regularmente Instagram Reels de personalidades influentes de maquiagem e beleza. Esses influenciadores fornecem dicas e instruções para inspirar as decisões de compra. Eles também compartilham resultados e análises autênticos para criar argumentos convincentes para determinados produtos. Essas são maneiras eficazes de aumentar a confiança em seus produtos e convencer mais pessoas a converter.


    4. Crie uma cópia social persuasiva para atrair compradores

    A cópia é importante, seja para suas postagens sociais orgânicas ou seus anúncios de mídia social. Uma imagem pode valer mais que mil palavras, mas pode ser um pouco vaga demais para gerar conversões reais. Enquanto isso, o conteúdo do texto é mais explícito e direto, permitindo que você expresse seu ponto de vista com mais eficiência. Portanto, seu conteúdo visual deve vir acompanhado de uma cópia persuasiva que vai motivar as pessoas a fazer uma compra.

    Por exemplo, você pode compartilhar um vídeo que mostre efetivamente o que seu produto faz e do que ele é capaz. Isso pode ser o suficiente para atrair muitos de seus seguidores a comprar o produto. No entanto, uma legenda curta pode fornecer mais contexto e tornar o produto ainda mais convincente. Dessa forma, você pode acabar tendo ainda mais conversões do que o inicialmente esperado.

    Da mesma forma, compartilhar fotos de roupas de sua coleção mais recente pode ser visualmente atraente. Mas sem uma cópia que o acompanha, as pessoas não saberão realmente por que você está postando essas fotos ou onde podem obter os produtos. Além disso, os visuais por si só podem não ser suficientes para destacar como essas roupas são feitas organicamente e hipoalergênicas, por exemplo.

    Veja como a Pact adiciona uma legenda explicando alguns dos principais motivos pelos quais as pessoas devem comprar roupas de cama. Esses motivos incluem a roupa de cama feita com algodão 100% orgânico e certificado pelo comércio justo. Para completar, há um desconto de 25% agora, tornando-o o momento perfeito para comprar.


    5. Encurte a jornada de compra com postagens que podem ser compradas

    Quando as pessoas precisam passar por várias etapas para comprar algo, há um risco maior de desistir sem concluir a compra. Isso é particularmente verdadeiro para os compradores de mídia social porque você os está interrompendo no meio de sua navegação. Portanto, para gerar mais conversões, você precisa manter a jornada de compra o mais curta possível. 

    Felizmente, isso se tornou muito mais fácil com a introdução de posts compráveis ​​em plataformas como Facebook e Instagram. Essas postagens incluem tags de produtos nas quais os usuários podem clicar para visualizar e saber mais sobre o produto sem precisar sair da plataforma, permitindo assim o comércio social . Alguns vendedores terão até a opção de fornecer uma experiência de pagamento no aplicativo de mídia social para que os clientes não precisem acessar o site para concluir a compra.


    Veja suas conversões dispararem

    As dicas acima são altamente eficazes para gerar mais conversões de mídia social. Além disso, certifique-se de continuar testando e analisando para ver o que funciona e o que não funciona. Isso fornecerá a você os insights necessários para otimizar ainda mais conversões.

    perguntas frequentes

    O que são conversões de mídia social?

    As conversões de mídia social referem-se às conversões que podem ser atribuídas ao tráfego de mídia social, ou seja, as pessoas que acabaram convertendo depois de virem da mídia social.

    O que é uma boa taxa de conversão para mídias sociais?

    Uma taxa de conversão de 2 a 5% é considerada boa para mídias sociais.

    Como faço para aumentar minha taxa de conversão no Instagram?

    Você pode aumentar sua taxa de conversão do Instagram postando mais provas sociais e compartilhando postagens de compra.

    Qual mídia social tem a maior taxa de conversão?

    O Facebook tem algumas das taxas de conversão mais altas entre as plataformas de mídia social, com anúncios do Facebook com uma taxa média de conversão de 9,21% .

    Como você gera conversões nas mídias sociais?

    Você pode gerar conversões nas mídias sociais usando prova social, criando textos atraentes, criando páginas de destino eficazes e melhorando a jornada de compra.