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Com milhões de empresas vendendo na Amazon, você precisará de toda a ajuda possível para diferenciar sua linha de produtos dos concorrentes. Uma maneira é criar um Amazon Storefront.
Basicamente, pense nisso como sua própria loja virtual. Se o seu orçamento também o impedir de investir em um site de negócios separado, criar uma Amazon Store pode ser uma ótima alternativa econômica.
Para ajudá-lo vender (mais) na Amazon, abordamos o básico que você precisa saber sobre Amazon Storefronts. Também incluímos dicas práticas para ajudá-lo a aproveitar ao máximo esse novo ativo. Afinal, do que adianta criar algo se você não sabe como otimizá-lo?
Amazon Storefronts Guide – Os meandros da configuração da loja:
O que é uma vitrine da Amazon?

Fonte: freepik.com
Amazon Storefronts servem como plataformas para empresas registradas de marca, onde podem exibir e vender seus diferentes produtos, criando uma experiência de várias páginas. Qualquer vendedor da Amazon registrado no Amazon Brand Registry pode aproveitar esse recurso. Além de não haver necessidade de anunciar na Amazon, também não há custo envolvido na criação de uma loja.
Em suma, pode ser maravilhoso para exposição, pois existem algumas maneiras pelas quais sua loja pode ser encontrada. Para começar, pode ser descoberto por meio dos resultados de compras da plataforma.
Os compradores também poderão encontrar sua loja por meio do link do nome da marca (também conhecido como assinatura da marca). Isso é encontrado acima ou abaixo dos nomes dos produtos encontrados na página de detalhes do produto.
Como alternativa, você pode compartilhar seu URL exclusivo por meio de canais de mídia social ou de seu próprio site comercial (se houver), que redirecionará os compradores diretamente para sua loja. E, quando você tiver uma base considerável de clientes, eles poderão fazer o mesmo.
Como posso criar uma vitrine da Amazon?
Se você está convencido da ideia de criar uma Amazon Storefront para sua marca, veja como:
- Faça login na sua conta Amazon Vendor Central ou Amazon Seller Central.
- Na barra de navegação principal, selecione a aba Lojas e clique na opção “Gerenciar Lojas”.
- Na próxima página, escolha “Criar loja”.
- Através da caixa pop-up, selecione o nome da sua marca. Se você ainda não se inscreveu no Amazon Brand Registry 2.0, o nome da sua marca não aparecerá na lista.
- Clique na opção “Criar Loja”, adicione o nome da sua marca e logotipo e clique em “Avançar”.
- Agora você será solicitado a criar uma página inicial. Você pode começar do zero ou usar um dos modelos. Tudo o que resta a fazer é construir e personalizar sua nova loja.
Personalizando sua loja
Depois que sua loja estiver funcionando, você poderá personalizá-la ainda mais por meio do criador de lojas da Amazon. Como ele usa um sistema de arrastar e soltar (conhecido como blocos) e modelos predefinidos, é bastante simples. Se você já usou construtores de sites antes, você saberá o que fazer.
Comece com seus recursos visuais. Você pode adicionar imagens de marca ou produto desde que tenham 1500 x 1500 pixels (esse é o requisito mínimo). Se você incluir produtos em sua imagem de cabeçalho, limite-a a três (adicionar mais produtos só fará com que pareça confuso). As imagens com opção de compra são outra maneira de envolver os clientes e facilitar a conversão deles.
Você também tem a opção de incluir uma sobreposição de texto. Isso pode ser útil se você estiver vendendo vários tipos de produtos.
Assim como com design de site de comércio eletrônico, é fundamental que você crie uma aparência visual consistente. A Amazon facilita isso. Você pode usar o recurso Creative Assets que permite armazenar conteúdo de marca, facilitando a reutilização de imagens e outros conteúdos de marca.
Além das imagens, você também pode aproveitar o poder do vídeo. Você pode criar um bloco de vídeo em segundo plano (vídeos sem áudio reproduzidos em loop) ou um bloco de vídeo (vídeos que começam a ser reproduzidos apenas quando um comprador clica nele).
Os requisitos para adicionar vídeos são:
- 1280 x 640 pixels
- 100 MB máx.
- Sem referências ou links para outros sites
Como a Amazon coloca de forma tão eloquente, o uso de vídeo pode ajudá-lo a criar uma “consideração mais profunda de seus produtos”. E as estatísticas de marketing de vídeo confirmam isso. Um estudo recente compartilhado por Wyzowl descobriu que 73% dos clientes preferem aprender sobre um produto assistindo a um pequeno vídeo.
Seus vídeos podem se concentrar em compartilhar a história da sua marca ou os produtos reais em ação. O primeiro tipo de vídeo é útil para atrair clientes enquanto eles ainda estão na fase de conscientização. Usar um bloco de vídeo em segundo plano pode funcionar bem nesse caso. Por outro lado, fazer do seu produto e suas características a estrela do seu vídeo é a resposta se você quiser atrair clientes durante o outro etapas da jornada do cliente.
Embora imagens e vídeos sejam os elementos que mais chamam a atenção, também pode ser uma boa ideia adicionar um bloco de texto. Você pode, por exemplo, usá-lo para listar os benefícios do produto ou incluir uma frase de chamariz.
Adicionar sobreposição de texto a uma imagem é uma boa ideia para textos curtos, como categorias de produtos. No entanto, se você precisar incluir algo mais longo, como recursos, prefira usar um bloco de texto. Se você estiver usando texto em seu cabeçalho, tente limitá-lo a 30 caracteres usando um tamanho de fonte de pelo menos 90pt para que os usuários móveis achem fácil de ler.
Depois que seus recursos visuais forem classificados, é hora de voltar sua atenção para o verdadeiro motivo de criar sua Amazon Storefront em primeiro lugar – seus produtos. Você pode usar ASINs ou palavras-chave para adicionar produtos de seu inventário à sua loja.
Ao todo, tente criar pelo menos três páginas. De acordo com a Amazon, as lojas com mais de três páginas desfrutam de um tempo de permanência 80% maior. Como existem modelos que você pode usar, não deve demorar muito.
Além disso, outra dica a ter em mente ao adicionar os diferentes elementos é que a seção acima da dobra é um imóvel de primeira linha. Refere-se a todo o conteúdo que os compradores estarão disponíveis para ver imediatamente antes de rolar para baixo. É aqui que os usuários da web passam a maior parte do tempo.
Otimizando sua loja
Personalizar sua Amazon Storefront é o mínimo necessário. Ele fará o trabalho, mas para aumentar sua taxa de conversão, você também precisará implementar as práticas recomendadas. Se você já tentou vender por meio de um site de comércio eletrônico, saberá que há muitas maneiras de otimizar a experiência do usuário.
Será fácil para os clientes se orientarem em sua loja? Pode não ser um local tradicional, mas a apresentação ainda é importante. Em suma, deve envolver e obrigar.
Outra consideração importante é móvel. Embora os widgets e modelos tenham sido projetados com dispositivos móveis em mente, há algumas coisas extras que você pode fazer para otimizá-los ainda mais para usuários móveis. Considerando que quase 70% das visitas às lojas são feitas por meio de dispositivos móveis (segundo dados internos da própria Amazon), você deve prestar atenção.
A Amazon permite alternar entre a visualização de desktop e a visualização móvel enquanto você constrói sua loja. Use esse recurso para ver as alterações feitas em tempo real. Dessa forma, você verá quando um bloco específico não funciona bem com dispositivos móveis (mesmo que o Store Builder ajuste as imagens automaticamente dependendo do tamanho da tela, algumas partes do texto ainda podem ser difíceis de ler). Se isso acontecer, você pode adicionar uma imagem separada otimizada especificamente para usuários móveis.
A etapa anterior – personalizar sua loja – você pode fazer por conta própria (mesmo sem nenhuma habilidade técnica ou experiência anterior). Porém, para esta próxima fase da jornada, você precisará de um par extra de olhos. Mais uma vez, nenhuma habilidade técnica é necessária – apenas uma opinião honesta.
O ideal é conseguir pessoas que façam parte do seu público-alvo. Se você não encontrar ninguém que corresponda a esses critérios, recorra à família e aos amigos. Basicamente, qualquer terceiro que possa lhe dizer quais são as primeiras impressões que seu Amazon Storefront cria.
Peça a eles que visitem sua loja (via desktop e dispositivo móvel) e depois faça perguntas como:
- Foi fácil encontrar a informação ou o produto que você precisava?
- Tudo foi organizado logicamente?
- Todo o texto está legível?
- Todas as imagens carregam corretamente?
- A gama de produtos é suficiente?
- Os produtos foram apresentados de forma envolvente que fizeram você querer comprar?
- Há algum elemento que você mudará?
- Você tem algum outro feedback?
Com base nessas respostas, você saberá o que precisa mudar e onde. É importante que você e outras pessoas naveguem por meio de um dispositivo móvel especificamente (quanto mais dispositivos, melhor). Claro, a visualização móvel da Amazon é útil, mas não substitui ver e experimentar em primeira mão usando um smartphone ou tablet.
Além de coletar esses insights de membros do público-alvo, familiares, amigos ou outras pessoas de sua equipe, você também pode acessar o painel de insights. Afinal, os participantes do seu “grupo focal” podem ser imparciais, mas há muito o que você pode fazer com esse tipo de dados não numéricos.
O painel de informações das lojas também ajudará você a avaliar seu desempenho, resumindo as principais métricas, como vendas geradas, fontes de tráfego, número de visitantes por dia e visualizações de página. Você também pode incluir uma tag na URL das atividades externas de marketing para obter uma imagem mais abrangente.
Na verdade, é recomendável que você atualize seu Amazon Storefront regularmente. De acordo com seus dados internos, as lojas que foram atualizadas nos últimos três meses, em média, atraem mais de 20% de visitantes repetidos. Além disso, as vendas por visitante também são cerca de um terço maiores. Seja com base no feedback de pessoas reais ou nos números da Amazon, use essas informações e atualize sua loja regularmente.
Reduzindo o Atrito de Compra
Você criou sua loja. Você fez questão de otimizá-lo. No entanto, os clientes ainda estão abandonando seus carrinhos em massa.
Se você se identifica, o problema pode ser o que chamamos de fricção de compra. Isso pode acontecer quando é difícil para os clientes pular entre as páginas e prosseguir para o checkout. É um problema comum, independentemente de a loja ser desenvolvida por um criador de sites de comércio eletrônico ou pela Amazon.
Se você tem uma compreensão básica do design do site, já conhece os culpados comuns: navegação ruim, layout confuso, etc. Simplifique sua navegação e você já pode esperar mais conversões.
Então, para melhorar ainda mais suas conversões, existem algumas outras práticas recomendadas específicas da Amazon que você pode testar. Por exemplo, a Amazon sugere que você adicione um widget Feature Deals. Essa não é apenas uma ótima maneira de mostrar produtos específicos e chamar a atenção para negócios, mas também pode ajudar a tornar sua navegação mais intuitiva.
Você também pode adicionar uma grade de produtos à sua página inicial. Essa é outra maneira de destacar seu itens mais vendidos e reduza o atrito permitindo que os visitantes da loja comprem diretamente de sua página inicial. Se você quiser seguir esse caminho, limite-o a oito produtos. Isso é para evitar que os compradores tenham que rolar para baixo e para baixo.
Basicamente, você deseja tornar o processo de compra o mais fácil e rápido possível para os visitantes da loja.
Encerrando as Coisas
De acordo com as próprias estatísticas da Amazon, Storefronts nos Estados Unidos apresentavam mais de 2,5 milhões de produtos em 2022. Claramente, é um recurso popular. Com mais de 300.000 vendedores atualmente usando as lojas, o que você está esperando?
Conseguir que uma empresa de design de sites crie um site de negócios autônomo é um grande investimento, mas pelo qual você precisará pagar. Por outro lado, a opção da Amazon é gratuita. Também é simples começar e otimizar seu desempenho.
Pode levar algum tempo, mas ajudará você a aumentar as vendas e aumentar o valor médio do carrinho. Outro benefício é o aumento da fidelidade do cliente, que mais uma vez se traduz em mais vendas para você.
Resumindo, sem ter que gastar dinheiro, você pode ganhar mais dinheiro. O que há para não gostar?
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