Pular para o conteúdo

A maneira certa de usar cinzas de madeira no jardim

    [ad_1]

    Usar cinzas de madeira no jardim pode ser uma boa fonte de fertilizante gratuito, mas há algumas coisas que você deve saber antes de começar a espalhar. Compartilharemos os benefícios das cinzas de madeira, as maneiras certas e erradas de aplicá-las e como usá-las para controle de pragas.

    usando cinzas de madeira no jardim
    Cubra com cinzas de madeira em ambos os lados das plantas para fertilizar e reduzir as pragas do jardim.

    Benefícios potenciais do uso de cinzas de madeira no jardim

    Os nutrientes das cinzas de madeira dependem muito da madeira e das condições de crescimento da madeira. Em geral, as cinzas de madeira contêm quantidades significativas de Cálcio, Potássio, Magnésio, Fósforo, Enxofre, Ferro e Sódio, além de outros minerais.

    Madeiras duras como carvalho e bordo tendem a ter um teor de potássio mais alto, enquanto madeiras macias como pinho têm um teor de potássio mais baixo.

    O cálcio nas cinzas de madeira (carbonato de cálcio) pode ser 20% ou mais das cinzas. Este cálcio pode ajudar os tomates a evitar a podridão final da flor.

    As cinzas também aumentam o pH do solo, tornando-as adequadas para plantas que gostam de solo “mais doce”, como:

    • Brassicas (plantas da família do repolho como couve-flor, brócolis, couve, etc.)
    • Tomates
    • Espargos
    • Alface
    • Maçãs, figos e peras
    • Bulbos, incluindo cebola, alho e alho-poró
    • alecrim e lavanda
    • Lilás

    As cinzas de madeira podem ajudar a aumentar as populações de fungos micorrízicos, melhorando a saúde do solo e a disponibilidade de nutrientes. (Leia mais sobre esses fungos úteis em Mycorrhizal Planet.)

    Como aplicar cinzas de madeira

    Antes de aplicar cinzas de madeira no solo da horta, é melhor fazer alguns testes de solo. A maioria das plantas prefere um nível de pH entre 6,0-7,0. Se o seu solo for alcalino (com pH acima de 7), a cinza de madeira não é a melhor escolha para o seu jardim. Use menos ou evite usá-lo completamente.

    Para fertilização, aplique uma camada fina de cinza de madeira sobre o canteiro, chão do pomar, grama, etc. Certifique-se de que a cinza esteja fria e sem brasas vivas antes de aplicar.

    As diretrizes de aplicação variam de 5 a 10 libras por 1.000 pés quadrados até 15 a 20 libras (aproximadamente um balde de cinco galões) por 1.000 pés quadrados por ano. Mais não é necessariamente melhor. Na verdade, muita cinza pode prejudicar o pH do solo e o equilíbrio de nutrientes.

    Por exemplo, há alguns anos, meu irmão aplicou uma leve camada de cinzas em seu pomar de macieiras. Meu sobrinho viu a cinza e, querendo ajudar, acrescentou muito mais cinza. As árvores foram “queimadas” pelo excesso de nutrientes e seu crescimento naquele ano foi atrofiado.

    Em nosso jardim, aplicamos uma camada de cinzas no final do outono ou início do inverno. Isso dá às cinzas tempo para se decompor. Também aplicamos cama de galinheiro suja ao mesmo tempo para nitrogênio.

    O esterco de galinha precisa de tempo para envelhecer antes que seja seguro ter contato com as plantas. A cobertura dos canteiros no outono atua efetivamente como compostagem de folhas.

    Lidando com Carvão Vegetal e Outros Tipos de Aplicação

    Algumas pessoas peneiram os pedaços de carvão, porque eles podem prender o nitrogênio à medida que se decompõem. Quando usamos o método de compostagem em folhas, o carvão absorve o nitrogênio da cama do galinheiro. Na primavera, raspamos a cama/carvão que não quebrou para plantar no solo abaixo.

    Se você está preocupado com a retenção de nutrientes pelo carvão, separe-o e use-o para fazer biocarvão.

    pedaços de carvão
    Pedaços de carvão podem ser peneirados para fazer biochar.

    Se você quiser misturar cinzas de madeira diretamente no solo do jardim, faça-o no início da primavera, de preferência pelo menos um mês antes do plantio. Isso dá ao ecossistema do solo tempo para se ajustar.

    Para fazer um chá de cinzas de madeira (como chá de compostagem), encha uma meia velha com cinzas de madeira e deixe de molho em alguns litros de água por dois a três dias. Use para regar plantas, despejando no solo abaixo das plantas.

    Coisas a evitar

    Não use cinzas de churrasqueiras a carvão, lixo ou madeira tratada. Evite cinzas de madeira que possam estar contaminadas com metais pesados ​​ou outros poluentes. As cinzas de fogões a lenha são fáceis de coletar, mas você pode usar qualquer fonte de cinzas limpas.

    Não use muitas cinzas de uma só vez, nem as coloque em uma pilha. Conforme observado acima, aplicativos pesados ​​podem causar mais danos do que benefícios. Se as folhas da planta ficarem amarelas após a aplicação das cinzas, você usou demais.

    As cinzas de madeira aumentarão o pH, portanto, evite usar cinzas de madeira em plantas que gostam de ácidos, como mirtilos, morangos, rododendros, azáleas, bétulas, bordos vermelhos, etc. O aumento do pH pode tornar as batatas mais suscetíveis à sarna da batata do que as plantas cultivadas em solos ácidos .

    Não use cinzas perto de mudas ou em contato direto com folhas. As cinzas são cáusticas e podem queimar a folhagem tenra.

    É melhor manter as cinzas de madeira fora das pilhas de compostagem. Embora muitos guias sugiram a compostagem para “suavizar” as cinzas, eles tendem a reduzir a contagem de minhocas em sua pilha. Eles também podem prejudicar o equilíbrio do pH.

    Quando estiver trabalhando com cinzas, tente não respirá-las ou deixá-las em contato com a pele. Eles podem irritar seus pulmões da mesma forma que irritam o tecido vegetal macio. Use equipamentos de proteção como luvas e máscara e evite a propagação em dias de vento.

    Usando cinzas para controle de pragas

    As cinzas de madeira podem ajudar a deter e matar algumas pragas de jardim de corpo mole, como lesmas, caracóis e lagartas. As cinzas criam uma barreira que as pragas acham desconfortável rastejar. O alto pH das cinzas também pode secar os corpos das pragas, matando-as.

    Se você manusear as cinzas com as próprias mãos, notará que elas ressecam e irritam a pele. Eles fazem a mesma coisa com pragas de jardim de corpo mole.

    Para controle de pragas de jardim, aplique um curativo leve de cinzas na superfície do solo perto das plantas. Não aplique as cinzas diretamente nas folhas. Se quiser tratar vermes nas folhas, use outra opção, como terra de diatomáceas.

    Cinzas de madeira não funcionam bem para pragas de casca dura e, claro, pragas aladas voam direto. Use cinzas em combinação com outros métodos de controle de pragas, como o plantio de companheiras. Veja Controle Natural de Pragas no Jardim para mais ideias.

    Mais dicas de jardinagem

    Temos um grande jardim anual, além de pomares, frutas, nozes e muito mais. Todos os anos aprendemos coisas novas sobre jardinagem e as compartilhamos aqui no site.

    Alguns de nossos artigos mais populares incluem:

    10 empresas de sementes de herança que você não quer perder

    Controle de Pragas de Patos – Trabalhando com Patos no Jardim

    Controle de besouros pulgas (com dicas para salvar plantas danificadas)

    Construa uma base de efeito estufa segura que preserva seu espaço de crescimento

    O Guia Prático de Estufa – O que você precisa saber antes de construir uma estufa

    Laurie Neverman

    Laurie Neverman é a criadora de Common Sense Home e autora de “Never Buy Bread Again“. Ela, o marido e os dois filhos moram em 25 acres no nordeste rural de Wisconsin, onde trabalham em seu oásis de permacultura. Ela acredita firmemente que a vida é melhor com patos e alimentos ricos em nutrientes.

    Faz uma ENORME diferença quando você compartilha nossos artigos. Muito obrigado!

    [ad_2]

    Source link