1. Concentre-se na prevenção e na preparação como base.
A melhor maneira absoluta de se recuperar de uma lesão é não sofrer uma em primeiro lugar. Quanto melhor você cuidar do seu corpo desde o início, melhor posição você estará a longo prazo.
Prevenção e preparação se sobrepõem até certo ponto, embora existam algumas diferenças. Penso na prevenção como a base para evitar uma lesão – todas as coisas que você pode fazer para tornar seu corpo mais forte e resistente para suportar as forças do treinamento. Para mim, descobri que isso inclui incorporar trabalho de força para equilibrar minha mobilidade e focar no recrutamento dos grupos musculares corretos. A preparação é preparar seu corpo para fazer o trabalho que você está pedindo. Isso pode parecer incorporar um aquecimento sólido, aumentar a duração de corridas longas lentamente ou garantir que seu corpo esteja descansado e hidratado antes de iniciar um treino pesado.
Claro, como mencionei anteriormente, lesões podem acontecer, mesmo quando você faz todas as etapas preventivas e faz tudo o que pode para preparar seu corpo. E é por isso que focar nos aspectos positivos do que você pode aprender com a experiência – sim, tudo o que vem abaixo – é tão importante.
2. Procure ajuda quando algo não estiver certo.
O diagnóstico correto e educado é crucial. Quer você vá a um médico de medicina esportiva, ortopedista, fisioterapeuta, acupunturista ou alguma combinação, obter ajuda de alguém qualificado o quanto antes é a chave para voltar à sua modalidade de escolha.
Se o seu seguro permitir, recomendo ir diretamente a um desses especialistas, em vez de um médico de cuidados primários ou clínico geral. Por exemplo, se tenho um problema no pé, vou direto ao podólogo. Frequentemente, simplifica o processo e tende a ser um melhor uso de copagamentos de tempo e dinheiro. Isso não é uma crítica aos GPs: eles existem por uma razão, mas são treinados para questões e preocupações gerais e podem não entender as complexidades do seu esporte ou como diagnosticar sua lesão.
A busca pelo profissional certo também pode incluir a procura de um profissional de saúde mental – especialmente se grande parte da sua vida, trabalho ou alegria estiver ligada às suas modalidades de treinamento. Depressão e ansiedade podem acompanhar lesões, especialmente aquelas que demoram mais para cicatrizar. Buscar orientação no início pode ajudá-lo a lidar com quaisquer sentimentos que acompanhem a lesão ou o processo de recuperação.
Nos meus primeiros anos, lutei para procurar profissionais para minhas lesões: temia que eles pudessem me dizer para parar todas as minhas atividades para sempre. Agora, tenho uma grande equipe de pessoas em quem confio para me esclarecer e me ajudar a iniciar o caminho para a recuperação.
3. Analise os dados que sua lesão está lhe fornecendo.
Os dados são seus amigos! Falado como um verdadeiro PhD, mas sério, ouça-me sobre isso: Lesões de qualquer tipo (agudas ou crônicas) fornecerão dados, e esses dados são incrivelmente úteis. Talvez esteja dizendo que você está exagerando. Ou talvez um lado do seu corpo se machuque mais do que o outro porque você está favorecendo esse lado por muito tempo.